Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Números (Balaão e sua jumenta) e Deuteronômio - (Dez mandamentos)

Bom...

Contei as duas histórias em um domingo.
Mas já pensando que nos próximos domingos uma história por livro.

Primeiramente queria passar os 66 livros este ano.
Mas com certeza, fica muito cansativo e corrido.
As crianças não vão absorver tão bem as histórias.

Então as próximas publicações serão de um livro por domingo.

Como fiz este domingo:

Oração - Oferta - Louvor - Biblionildo - História e atividade.
E versículo para cada um dos dois livros. Em flor como das vezes passadas.


Biblionildo levou plaquinhas de trânsito, para explicar que senão obedecermos as regras do trânsito vamos sofrer acidentes. Também o mesmo com regras em sala de aulas. Se obedecermos, será tudo mais legal para todos. Mostrando o quanto é importante obedecer regras.

---------------

Números

Números 14:34 – “Quarenta anos vocês vão sofrer por causa de seus pecados...”


·        Balaão e a Jumenta



Certa vez, há muitos anos atrás, viveu um profeta de Deus, chamado Balaão.
Naquela época, não existia a Bíblia para que Deus pudesse falar com Seu povo, pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Então.Deus usava um profeta, um homem com quem Ele falava, e que, depois transmitia a mensagem às pessoas.
Nas terras em que vivia Balaão, havia um homem muito rico chamado Balaque, que chefiava um grande poso.
Um dia, Balaque mandou alguns homens chamarem Balaão, para que amaldiçoasse o povo de Deus, pois Balaque sabia que o que o profeta de Deus falasse aconteceria.
Se ele falasse palavras boas e amigas, aquele poço seria feliz e venceria todas as guerras e dificuldades.
Mas, se ele maldiçoasse, ou seja, falasse palavras más, o povo perderia todas as guerras e seria infeliz.
Primeiro, Balaque mandou que os homens oferecessem muito dinheiro para que Balaão amaldiçoasse o povo de Deus.
Balaão não concordou, mas Balaque continuou insistindo, até que Balaão foi ao seu encontro.
Ele foi encontrar-se com Balaque, montado em sua jumenta, que é um animal parecido com o cavalo.
Durante a viagem, a jumenta empacou, isto é, ficou parada e não saía do lugar, Balaão bateu muito na jumenta e ela desviou o caminho.
Continuou a viagem e novamente a jumenta empacou.Balaão novamente bateu, bateu nela, e ela mudou de caminho. Porém, numa parte da estrada em que não havia para onde desviar, a jumenta
tornou a empacar. Sabem por que a jumenta empacava?
É que ela estava enxergando na sua frente um anjo com uma espada na mão.
Se prosseguisse a viagem, o anjo os mataria, porém, Balaão não via o anjo, ebateu outra vez na jumenta. Então, Deus abriu a boca da jumenta para que ela pudesse falar, e ela disse:
“ que eu fiz prá você, para você me bater três vezes?”
Balaão respondeu à jumenta: “ Você está zombando de mim, queria eu ter uma espada na mão que lhe mataria, agora”. E novamente a jumenta falou: “ Por acaso não sou a sua jumenta?
Em que você monta desde que era moço? Alguma vez eu lhe fiz isso? Alguma vez eu empaquei?”
E Balaão respondeu: “ Não, você até hoje nunca empacou!”
Então, Deus abriu os olhos de Balaão e fez com que ele visse o anjo que estava na sua frente, com uma espada na mão. Balaão se ajoelhou como rosto em terra, diante do anjo do Senhor, e o anjo
lhe disse: “Por três vezes você espancou sua jumenta, sem motivos, pois ela me via e você não, se ela não tivesse desviado, eu o teria matado, ela salvou-lhe a vida”.
Balaão respondeu: “ Pequei Senhor, me perdoa. Vou voltar a minha casa, não mais irei encontrar-me com Balaque”.
O anjo mandou que Balaão fosse encontrar-se Balaque , mas que só fizesse o que Deus ordenasse.
Balaão foi e, ao invés de maldição, enviou ainda mais bênçãos ao povo de Deus. O que Balaque queria que Balaão fizesse era falar palavras más contra o povo de Deus.

Finalizando: O povo era desobediente e teimoso. Deus deixou que eles ficassem 40 anos no deserto como punição. Mas mesmo assim Deus cuidava deles. 





Deuteronômio – Os dez mandamentos
Deuteronômio – 10:12 “ Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus exige de você. Ele quer que vocês o temam e sigam todas as suas ordens; quer que o amem e o sirvam de todo o coração e com toda a alma.”

APLICAÇÃO: mostrar que as ordens de Deus devem ser obedecidas.

Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.
Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós.
Nesta lição, veremos quais as ordens que Deus deu a Seu povo e para nós, também.
Desenvolvimento

Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto preto do monte Sinai.
Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de israel seguisse e cumprisse.

Primeiro mandamento - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lO.


Segundo mandamento - NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA  DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.


Terceiro mandamento - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.


Quarto mandamento - GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) Pergunte às crianças: "Quem gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?"  Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)


Quinto mandamento - HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE  Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis  por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).


Sexto mandamento - NÃO MATARÁS  Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).


Sétimo mandamento - NÃO ADULTERARÁS  Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar  com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.


Oitavo mandamento - NÃO FURTARÁS Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada.



Nono mandamento- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS)  Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.



Décimo mandamento- NÃO COBIÇARÁS  Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem.


Conclusão
Estes mandamentos, apesar de terem sido escritos há tanto tempo, continuam sendo mandamentos de Deus para nossas vidas, nos dias de hoje. Deus nos deu a Sua Palavra para obedecê-la e sermos felizes.






-----------------------

Nenhum comentário: