Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

sexta-feira, 18 de março de 2016

As duas Páscoas



"Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós." ( 1 Co 5:7b)

VISUAIS: Prepare cada um dos ovos, dois iguais. Um da Pascoa verdadeira e outro para a Páscoa Falsa. dando um bonito lacinho para fazer as embalagens de cada um. Arrume-os dentro da cesta, uma cesta Tv e outra cesta Bíblia.

Ovos - Pet de refrigerante cortado. De modo que fique o fundo e uma parte em cima. E uma parte do meio seja retirada, para não ficar comprido.Dentro vai os visuais. Depois embrulha com tnt.



Cesta TV - Uma tv velha, sem tela, com uma caixa de papelão colada nela.

Cesta Bíblia - Caixa de notebook pintada de guache preto, feito uma bíblia e um barbante para segurar as duas partes.


Será bom ter uma mesa, mesmo pequena, à sua frente, na hora da apresentação. Se não for possível, você precisará de um ajudante para segurar os visuais.
Na hora da apresentação a lição, o professor vai segurar a cesta durante a apresentação. Ao mencionar o primeiro ovo, deve retirá-lo da cesta, colocando está com cuidado sobre a mesa ( ou entregando-o ao seu auxiliar,ou como fiz: cada criança ajudou a abrir). Desamarre a fita, colocando o saquinho e a fita sobre a mesa, à esquerda da cesta. Depois de falar sobre o primeiro ovo, coloque-o sobre a mesa, à esquerda da cesta. Pegue a cesta, retire dela o segundo ovo e repita o procedimento da apresentação do primeiro.

Na conclusão da lição, deixe os visuais dentro de suas respectivas cestas.

LIÇÃO:
INTRODUÇÃO:

(Mostre a cesta com os ovos). Olhem! O que será isto? Parecem presentes numa cesta! São coloridos e amarrados com lacinhos. Espere aí! Parecem ovos! (Examine os ovos sem retirá-los da cesta). Quero-lhes contar uma coisa: estes ovos vão ensinar sobre as duas Páscoas. Vocês sabiam que existem duas Páscoas? É isso mesmo! Algumas pessoas comemoram uma Páscoa enquanto outros comemoram outra.
Mas existe uma diferença entre as duas Páscoa: uma é falsa e só serve para o divertimento; é uma Pascoa de propagando, de TV. 




A outra é uma Páscoa verdadeira e tem um real significado. Pois a Bíblia nos ensina. Esses ovos vão ensinar sobre isso:



( Abra o primeiro ovo). Este ovo nos fala sobre O ANIMAL DA PÁSCOA:



Vejam só o que temos no primeiro ovo. Que animal é este? É um coelho. Quando pensamos em Páscoa lembramos logo de coelho da Páscoa, todos os cartões de Páscoa e os comerciais de TV só falam nele. Para muitas pessoas, este animal é o símbolo da Páscoa e muitos se divertem, vestindo-se de coelhos e presenteando com coelhinhos.

( Abra o outro ovo) Porém, do outro lado, temos outro animal. É um cordeiro! 



Este cordeiro nos lembra a primeira Páscoa. Você sabe quando foi a primeira Páscoa foi comemorada?  Foi lá na terra do Egito, muito anos atrás. O povo de Israel era escravo dos egípcios. Deus havia mandado 9 pragas sobre o Egito para convencer o Faraó a libertar os israelitas. Deus, então, avisou a décima praga: o filho mais velho de cada família seria morto naquela noite. Deus mandou que cada família do povo de Israel matasse um cordeiro e passasse sangue  do cordeiro na porta, o primogênito sobreviveu. Naquela noite, o povo de Israel foi libertado da escravidão.

O cordeiro é o símbolo desta Páscoa. Aquele Cordeiro que foi morto, para que seu sangue fosse passado na porta livrasse o primogênito daquela casa, era um símbolo de Jesus, que viria ao mundo para morrer por nós. João Batista disse a respeito de Jesus: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". ( Jo 1:29)

(Abra o segundo ovo). Nos fala sobre O ALIMENTO DA PÁSCOA:



Um ovo de chocolate! Quando chega a Páscoa, as lojas ficam cheias de ovos de chocolates, todos compram, comem e presenteiam ovos. E se alguém não ganha um bem grande, logo reclama, dizendo que a Páscoa não está legal! A maioria das pessoas come chocolate para comemorar a Páscoa.


( Abra o outro ovo) Vamos ver o outro lado deste segundo ovo. Pão e vinho?

(Bisnaguinha com suco de uva) Não sobrou para tirar foto .rsrsrsrs

 Vocês sabem o que isto tem a ver com a Páscoa?
Quando Jesus estava aqui na terra se reuniu com Seus amigos para comemorar Sua última Páscoa. Jesus sabia que logo seria crucificado, condenado e crucificado. Ele comeu pão, tomou vinho e explicou aos Seus discípulos que aquele pão significava Seu corpo que seria morto; o vinho simbolizava seu Sangue que seria derramado por nós. Naquele dia, Jesus pediu que Seus discípulos lembrassem dEle e de Seu sacrifício, comendo o pão e bebendo o vinho.
O alimento-símbolo da Páscoa comercial é o chocolate. Na Páscoa bíblica vemos dois alimentos o pão e o vinho, que simbolizam o sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar.

(Abra o terceiro ovo). Vamos ver este ovo nos fala sobre A ATIVIDADE DA PÁSCOA:



Este ovo trás a figura de alguém descansando. O que você gosta de fazer na Páscoa, qual a atividade que prefere? Muita gente aproveita os feriados para dormir até tarde e descansar bastante. Na verdade, preferem não fazer nada! Outros, aproveitam para sair e se divertir. Trabalho? Nem pensar!

E a outra Páscoa? (mostre o outro ovo). Ah! Esta figura nos lembra que Jesus não descansou na Sua última Páscoa.



 Naquela noite, Ele ficou orando porque sabia o que iria acontecer em seguida. Ele seria levado a cruz e morreria pelos nossos pecados. Você sabe o que é pecado? Pecado é tudo o que fazemos, dizemos ou pensamos que não agrada a Deus, como por exemplo: mentira, roubo, colar na escola, etc. Estas coisas são pecados e a Bíblia, a Palavra de Deus, nos diz em Romanos 3:23 "todos pecaram e carecem da Glória de Deus", isto é, estão separados de Deus. Isto inclui você e eu. Jesus não descansou naquela noite, pois tinha algo importante para fazer. Ficou orando, preparando-se para completar a obra realizar: morrer por nosso pecados.
Hoje a Páscoa para muitos é tempo de descansar, de não fazer nada. Porém, na Bíblia lemos que, para Jesus, foi a ocasião de realizar uma importante missão: dar a Sua vida para nos salvar. Jesus orou para estar preparado. Nós também podemos orar agradecendo pelo que Ele fez por nós.

Vamos agora ao quarto ovo. (Abra-o). Fala sobre O SENTIMENTO DA PÁSCOA:



Aqui diz: " Feliz Páscoa!" Na Páscoa muitas pessoas telefonam ou mandam cartões desejando Feliz Páscoa para alguém. Mas, muita gente só faz isso por tradição e divertimento. Talvez nem saiba o que realmente significa desejar Feliz Páscoa. Talvez nem deseje que a outra pessoa seja feliz. Talvez ela não seja feliz. Ou ainda esteja sendo falsa com a outra pessoa, fofocando dela depois.

(Mostre o outro). Neste temos algo que nos lembra que a última Páscoa de Jesus não foi feliz. 



Naquela noite em que estava orando, Jesus, o perfeito Filho de Deus, foi preso e levado para ser julgado. O povo não acreditava que Ele era o Filho de Deus que veio para nos libertar do nossos pecados. Eles bateram em Jesus e colocaram sobre Sua cabeça uma coroa de espinhos. Jesus suportou o sofrimento até a cruz porque Ele ama a você e a mim. Ele, não tinha pecado, recebeu o castigo que o nossos pecados mereciam. Hoje, por causa do que Jesus fez, nós podemos ser realmente felizes e desejar uma Feliz Páscoa!
A Páscoa comercial se comemora com um Feliz Páscoa. Mas só Jesus pode nos fazer felizes de verdade, porque um dia Ele suportou a triste cruz por nós.

(Abra o quinto ovo). Aqui temos sobre O PRESENTE DA PÁSCOA:



Já estamos no quinto ovo, e aqui temos um presente! Durante a Páscoa muitos esperam receber alguma coisa das pessoas que amam: um bombom, uma caixa de chocolates, um cartão, um presente,... E quando não ganham nada ficam tristes! Você já se sentiu assim? Já fico triste por que não recebeu aquele presente que você queria ou aquele enorme ovo de chocolate?

(Mostre o outro). Porém, este outro nos mostra que Jesus não quis receber nada em Sua última Páscoa.



 Pelo contrário, Ele deu a Sua vida para que nós fossemos perdoados e ganhássemos Vida Eterna. A Bíblia diz em João 3:16 que "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigênito para que todo que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna." Deus ama você. Ele quer te dar o presente da Salvação! Jesus é o Cordeiro de Deus que veio para nos libertar do pecado.

A Páscoa comercial, da TV nos mostra como é bom receber. A Páscoa bíblica nos mostra que um dia Deus deu Seu Filho, e hoje Ele que dar-lhe o presente da Vida Eterna.

(Abra o sexto ovo). O nosso sexto e último ovo mostra ... O VAZIO DA PÁSCOA



Uma criança! Mas ela não parece contente! Muitas vezes quando chega o domingo de Páscoa, todos já comeram tanto chocolate que estão enjoados; alguns estão até mais gordinhos mas, mesmo assim continuam vazios e tristes. Você já se sentiu assim depois de uma festa? Vazio e triste? Se você se senti assim é porque sua alegria é passageira e só dura enquanto você está se divertindo. Isto acontece por causa do pecado que nos afasta de Deus, o Único que pode nos dar a verdadeira alegria. Muitas pessoas sentem um tipo de vazio depois da Páscoa.

(Mostre o outro). Esta figura nos lembra que, no terceiro dia depois que Jesus morreu, no domingo de Páscoa, algumas mulheres foram visitar Seu túmulo.



Mas, quando chegaram lá, não encontram Jesus; o túmulo estava vazio. Então, um anjo apareceu diante delas e disse: "Ele não está aqui; ressuscitou, como havia dito". Mateus 28:6
Naquele momento, toda a tristeza daquela Páscoa se tornou alegria.

Hoje, Jesus está vivo e só Ele pode nos levar a Deus e perdoar os nosso pecados.
Você que ainda não tem Jesus em seu coração e muitas vezes tem se sentido como esta criança, vazio e triste , quer pedir a Ele que perdoe as coisas erradas que você tem feito e que venha habitar no seu coração, fazendo de você uma criança nova? Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei". (Ap 3:20) Jesus quer entrar em sua vida e ser seu Salvador e seu melhor amigo. Você quer convidá-lO a entrar? Jesus pode preencher o vazio de Seu coração e lhe dar a verdadeira alegria! ( Professor, convide as crianças que querem receber a Cristo a repetirem uma oração de confissão de pecado e de convite para que Jesus venha habitar em seus corações. Se preferir, peça que as crianças interessadas se manisfestem, e conversem com elas separadamente do grupo, levando-as a orar e depois fazer o aconselhamento.)

CONCLUSÃO:
Esta é uma das Páscoas.(Os visuais dentro da cesta-tv)  A Páscoa comum, comercial,que a maioria das pessoas conhece e que vemos em toda parte e até na TV. (aponte para cada visual enquanto você fala) : (1) É a Páscoa que apresenta coelhinhos de todo tipo. (2) É a Páscoa que diz que você precisa comer muito chocolate. (3) É a Páscoa que sugere que você não faça nada, descanse e aproveite os feriados. (4) É a época de desejar centena de vezes FELIZ PÁSCOA. (5) Nesta época de Páscoa comercial criou-se um costume novo, fazendo as crianças desejarem ganhar presentes nesta época, como no Natal. (6) Porém, no final, ela deixa uma sensação de vazio. Acabou!
A Páscoa que a Bíblia apresenta é bem diferente   (1) A Bíblia conta como o cordeiro foi morto no Egito e seu sangue na porta salvou o primogênito de cada lar hebreu; e como Jesus, o Cordeiro de Deus, é quem pode nos salvar. (2) A Bíblia conta que Jesus comemorou a Sua última Páscoa com os discípulos, explicando-lhes que ia morrer e derramar Seu sangue para salvar a muitos; e disse-lhes que o pão e vinho seriam recordações de Seu sacrifício perfeito. (3) Também lemos na Bíblia que Jesus não descansou, mas realizou a obra mais difícil de todas: entregar a Sua vida por nós. Para se preparar Ele passou a noite acordado, orando. Nós podemos orar nesta Páscoa, e sempre, agradecendo o que Ele fez por nós. (4) Jesus não passou uma noite muito feliz. A Bíblia diz que Ele orou em agonia e depois foi maltratado e sofreu muito, por amor a nós. Ele foi crucificado no meu e no seu lugar. Só quem tem Jesus pode ter uma feliz Páscoa. (5) O maior presente que Deus nos deu foi Seu filho, que morreu por nós. E a Bíblia diz que todos que recebem Jesus ganham o presente da Vida Eterna. (6) Jesus pode nos salvar porque Ele não ficou morto. Seu túmulo ficou vazio; Ele ressuscitou.
Você já recebeu o presente da Vida Eterna? Então, agora pode contar para os outros sobre a verdadeira Páscoa, a Páscoa bíblica, a Páscoa que apresenta Jesus.

Fonte: APEC – Inspirado no texto e visuais.

Atividade:


E é isso !!!!

Nenhum comentário: