Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

A torre de Babel - (Faixa Juniores para cima)


Versículo para Memorizar:  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 1 Co 13:01

Objetivo: Ensinar a criança que Deus é amor. E que esta é a nossa linguagem! Precisamos amar as pessoas e o que fazemos.
Mensagem: Depois do dilúvio, as famílias cresceram e encheram a terra. Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras.
Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.
Um dia disseram uns aos outros: — Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.
Aí disseram: — Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
 

Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.
O SENHOR disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.
 
 

Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.
Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.
Aplicação: Esse povo tinha tudo para dar certo. Tijolos e betume. E no começo até a mesma linguagem. A partir que a língua mudou, tudo acabou. Mesmo com o material. Assim pode acontecer conosco. Podemos ter o melhor material para estudar, a melhor escola, mas senão tivermos a mesma linguagem, nada seremos ou podemos fazer.  Não adianta falar a língua do anjos, ou inglês, espanhol, alemão, chinês, e não ter a linguagem do amor. Amor é linguagem? Vamos ver !!! (fazer gestos de amor) Não preciso falar, mas a linguagem amor nos mostrar este sentimento. E isso está em tudo em nossa vida. Seja um trabalho escolar. Senão tiver o amor em meu coração, não vou saber perdoar o erro do meu amiguinho, não vou entender porque ele não sabe a matéria. Por que não pode ajudar. O mesmo em casa com meu irmão, com minha família. Não adianta o dinheiro, a melhor casa, para haver paz no lar, precisamos a mesma linguagem, o amor... Obedecer os pais por amor. Fazer os deveres com amor... Taí o segredo de uma boa obra, de um bom trabalho. Amor. Com amor, sabemos pedir perdão e perdoar.  Queremos a felicidade do outro, em vez de olharmos só para nossos narizes. A linguagem do amor é poderosa, e pode fazer muitas coisas boas acontecerem.
--------------------
Dica:  Conta a história, imaginando uma obra em construção. Colocando os bonecos conforme o desenrolar. Em um  lado da figura com bonequinhos "bons" -  Primeiro imaginando que eles se reuniam, sabia pedir ajuda, apoiavam uns aos outros.
Mas depois que a linguagem foi confundida, não era mais a mesma coisa. Vira a figura e no verso estão os bonequinhos "maus" - Gritavam para ser entendidos. Ficavam sem ajuda e por aí em diante. Imagine a cena com o boneco.

Betume : Areia mistura com xadrez de obra na cor preta. Pode ser guache, mas vai bastante guache.
Cada caixa tem eva preto para separar. Assim pode colocar o betume na obra e depois limpara a caixa em cima.

Bonequinhos que representam um bom andamento da obra.














Bonequinhos que representa, uma obra em dificuldades.








Nenhum comentário: