Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Saul e Davi - Davi toca a Harpa e espanta os espíritos mal de Saul.


Tema: Adorar a Deus com o Louvor.

Objetivo: Quando louvamos, Deus se alegra com o nosso louvor e nos abençoa.

--------------------------------------------
Momento de louvor. Se hoje o tema é louvor, vamos aproveitar e louvar muito.

Hinos: O que veio fazer aqui?    Marilene Vieira
            Eu louvarei - Cristina Mel
            Aleleuia, aleluia,aleluia - Aroldo Telles


----------------------------------------
Mensagem do dia: Versículo:

“ Louvarei ao Senhor em todo o tempo...” Salmos 34:01a
Em forma de notas musicais.

-----------------------------------------------

Recurso para a história: Máscaras de ovelhas em eva ou imprimir em papel canson.
                                       Máscara de Saul
                                       Davi em eva tamanho grande para por na mão e ir contando a história
                                       Harpa que Davi tocava

Davi e Saul

A história de dois homens que foram ungidos por Deus, mas que tiveram finais diferentes.
O que o louvor faz em nossa vida?

Saul          (Escolha uma criança e coloque a máscara de Saul  com cara normal- coroa- manto) 


O povo de Israel pedia um rei. Então Deus acabou lhes dando um rei. E o escolhido foi Saul. Um jovem alto e bonito. Depois que se tornou rei, ele lutava corajosamente nas guerras, vencendo muitos povos.

E aconteceu que certa vez, Saul recebeu de Deus através do profeta Samuel uma ordem de destruir todos os perversos amalequitas e tudo o que eles tinham. Pois era um povo que adorava outros deuses, e poderia atrapalhar o relacionamento de Israel com Deus.

Depois de uma dura batalha, Saul venceu. Mas deixou vivo o rei deles e os melhores animais. (Saul obedeceu a Deus? Não, né!)

Então foi lá Samuel falar com Saul o que Deus havia lhe havia dito. E Saul disse que os animais era para oferecer em sacrifício a Deus. Mas Samuel lhe falou, que Deus não queria sacrifícios e sim obediência.

Sendo assim, Deus já não estava mais com Saul. E outro rei seria escolhido.
(Colocar sombrancelha triste Saul)


---------------------------------
Viram só: Saul não deu valor para quem o ungiu. Saul estava se tornando convencido, independente de Deus. Queria fazer o que achava melhor, e não o que é melhor para Deus.
Se queremos bênçãos, devemos agradar a Deus. O que Saul estava fazendo para agradar a Deus? Nada, em vez disso estava desobedecendo.
-------------------------------------

Davi     -  Usar o avental com o Davi colado e gesticular com as mãos dele)
 
Davi era o filho mais novo de Jessé. Encarregado de cuidar das ovelhas.
(Cuidava do quê? Então quem quer ser as ovelhinhas. Máscaras de ovelhas para as demais crianças) 
Todo o dia, de manhã bem cedinho, ele acordava e ia trabalhar. Ele levava as ovelhinhas para beberem água no riacho e comerem graminhas bem verdinhas.
Ele estava sempre alerta para evitar que algum bicho atacasse suas ovelhinhas, porque ele tinha um carinho muito especial por elas.
Nos momentos mais tranqüilos, Davi tocava sua harpa.   (Pega a harpa e faz de conta que toca. Se tiver alguma música de som de hapra coloque e vai louvando a Deus neste momento. Dizendo o quanto é bom, fiel, ...)



As ovelhas ficavam calmas. E assim Davi tocava, tocava e tocava. Era tão bonito. As pessoas que passavam nas redondezas ouviam a música e ficavam admiradas. Era uma música tão bonita.
Sabem... Nessas horas, Davi olhava para natureza e via as coisas que Deus fez e tocava lindas canções e escrevia lindos poemas pensando em Deus – Esses poemas se chamam Salmos  e alguns estão escritos no meio da Bíblia. Foi assim que Davi cultivou uma amizade com Deus.
-----------------------------------------------
Agora vai ser o momento em que Davi e Saul se encontram

 Saul é atormentado por um espírito maligno

Depois do acontecimento com Saul. Deus ordenou que o profeta Samuel ungisse um novo rei.
Foi a te  a casa de Jessé. Lá estaria o escolhido. E quem foi?  Davi.
Mesmo sendo o menor de seus irmãos. Deus não olhou a sua aparência e sim o seu coração. E o que tinha no coração de Davi? Louvores a Deus.
Com seus louvores Davi era agradecido a Deus, mostrava a sua confiança e amor a Deus. Imaginem o quanto Deus se alegrava ouvindo Davi louvando com sua harpa.
Como Deus havia se decepcionado com Saul, pois não o obedecia mais, então  deixou de protegê-lo. E como Saul não tinha mais a proteção de Deus, os espíritos do mau, foram atormenta-lo. Deixando o rei Saul nervoso, irritado, sem paz. Incomodado (Sombrancelha brava no Saul)



Então os servos de Saul disseram que era um espírito maligno que estava incomodando. E pediram se podiam trazer alguém que tocasse harpa. E quando o espírito maligno voltasse, então a harpa seria tocada e o rei se sentiria melhor.
E o rei Saul concordou. Mandando que buscassem.
Um dos servos disse que havia o filho de Jessé, que sabe tocar e é forte e valente, tem boas palavras e é de boa aparência, e Deus é com ele.
Buscaram Davi. E quando o espírito maligno vinha sobre Saul, Davi tocava sua harpa, então Saul ficava calmo,se sentia melhor e o espírito se retirava dele.  (Sombrancelha calma. Volta ao normal)

Saul gostou tanto de Davi, que até convidou ele para ser seu escudeiro..

(Saul pode sentar pra ouvir a mensagem. Tirar as máscaras e guardar para as crianças poderem prestar atenção)
-------------------------------------------
Hora de semear a Palavra:
Vocês viram só o que o louvor faz?

Quando louvamos estamos sendo agradecidos a Deus. Estamos adorando ao nosso Senhor que é digno de toda honra e de toda glória. Mostramos o nosso amor por Deus.  O louvor nos aproxima de Deus. Assim como Davi que era próximo de Deus.
Davi se tornou rei mais tarde. Através do louvor, Deus via o coração de Davi. E o abençoou com o reinado.E mesmo com tantas coisa para fazer, ele nunca deixou de louvar a Deus, mesmo quando foi rei escreveu Salmos.  E quando Davi foi rei passou por muitos problemas, mas não deixou de louvar a Deus. Pois o louvor nos fortalece. Renova as nossas forças.

Não devemos dizer que estamos ocupados demais para louvar a Deus. Pois o louvor é um modo de sermos abençoados. O louvor só traz o bem. Foi o louvor que afastou o espírito mau de Saul. O louvor nos liberta de todo o mal. Se alguém tem pesadelos e não consegue dormir, começa todos os dias a tirar um tempo de louvor e Deus vai tirar essa coisa ruim de você.

Quando louvamos, Deus pode nos curar de enfermidades. Se estivermos triste, Deus pode nos dar alegria.
Quando louvamos, abrimos o nosso coração e Deus se alegrará e nos abençoará.

Não precisamos louvar a Deus, só quando vamos a igreja. Podemos louvar quando vamos a aula, quando estamos fazendo uma tarefa para o papai e a mamãe, em vez de fazer emburrado. Onde quer que estejamos, Deus nos ouvirá.

Outra coisa boa, é que quando estamos louvando, nosso coração está voltado para Deus. Nossa mente está com coisas boas. Não somos desobedientes, e o nosso coração não fica com sentimentos ruins. Vencemos o pecado com o louvor. O louvor é uma das armas que podemos usar para combater o inimigo de Deus.
-------------------------------------------------------

Dicas da Layla: 
 Sombrancelha de Saul: Um pedaço menor de eva preto. Prende com colchete bailarina junto na máscara, para dar o movimento. Depois cola outro eva preto largo em cima para ser a sombrancelha, assim tampa o colchete que ficou embaixo.  




Molde máscar de ovelha:
---------------------
E é isso:

5 comentários:

Unknown disse...

Parabens pelo excelente trabalho achei bem interessante a historia e a forma como a irma expressa ela q Deus continue abencoando sua vida e continue despertando esse dom que ha em ti. Deus abencoe

Unknown disse...

Parabens pelo excelente trabalho achei bem interessante a historia e a forma como a irma expressa ela q Deus continue abencoando sua vida e continue despertando esse dom que ha em ti. Deus abencoe

Cristo em foco disse...

A paz, estava aqui pesquisando algo sobre o espirito mal de Saul quando caí nesta página. Fiquei feliz pois conheci a irmã antes de eu vir para os USA e vejo que tem crescido muito no ministério. parabens pela excelência...

CRIS disse...

Oieeee tia Juh, muito lindo seus trabalhos, vou ensinar sobre louvor domingo na minha igreja e sua história caiu perfeitamente 😆..
Será que você disponibilizaria o molde da máscara do Saul e o rosto de Davi??
Deus abençoe 😘

Blog da Patty disse...

Bom dia a paz do Senhor Jesus, hoje vou ministrar em uma live em Guarulhos esse tema e seu material foi de grande ajuda para preparar a mensagem. Deus abençoe! Gratidão