Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

O cego Bartimeu - Lição 8 - Jesus ouve minhas orações


Objetivo: Jesus ouve nossas orações.

------------
Frase do dia: Meu amigo Jesus sempre ouve minha oração.

Material para trabalhar parecido como da dinâmica Jesus leva os nossos medos.

Desenhar uma orelha. Com um furo no centro, onde é o ouvido. O buraquinho da orelha.
Colar só na parte da frente da caixa e deixar o fundo falso.
Escrever em um papel durinho os pedidos. E colocar no buraquinho da orelha.
Depois pode abrir a caixa, e enfatizar que Jesus ouve as nossas orações. E no momento certo ele atenderá. Pois somente Jesus sabe o que é o melhor para nós.
E fazer uma oração sobre os pedidos.

----------------------------
Versículo: “Escuta o meu grito, ó Senhor! Ouve meu pedido de socorro! (Salmos 130:2)

Dinâmica Telefone sem fio: Para oração

Objetivo: Jesus ouve tudo e entende todas as nossas palavras..

Escolher uma frase não muito fácil, nem difícil, cochichar no ouvido da 1ª criança e ela deverá repetir o que ouviu no ouvido da 2ª criança, e assim por diante. Só a última criança deverá falar em voz alta o que ouviu.

Gritando ou cochichando, Jesus sempre ouve nossas orações, completinhas, compreende tudinho sem faltar nenhuma palavra.Nem colocar outras a mais. Ele ouve e responde, dentro dos seus propósitos. No momento certo.

-------------------------------
Introdução a história:

A história de hoje, fala de um cego que vivia na cidade de Jericó e mendigava. O que é mendigar? Pedir dinheiro na rua. Já viram alguém fazer isso?
Imaginem então Bartimeu. Ele era cego, não podia ver nada. Naquela época, nem podia trabalhar.
Hoje com a modernidade e as coisas mais fáceis, até talvez alguém consiga fazer algo.
Hoje os cegos aprendem a ler em braile. Facilitando mais a vida dele. (mostrar embalagens que tenham braile) Mas naquela época não. Então para sobreviver pediam esmolas.

--------------------------------
Hora da história: 

Certo dia, quando Bartimeu estava assentado, ouviu as pessoas passando de um lado para o outro, apressadas e falando ao mesmo tempo, e o barulho ficando cada vez maior.
O cego, escutando aquele barulho todo, ficou curioso e perguntou a alguém o que era tudo aquilo.
Quando ouviu que era Jesus chegando, seu coração disparou. Bartimeu devia ter ouvido falar sobre as curas de Jesus. E agora... Jesus estava ali tão pertinho. Que grande oportunidade. Quem sabe se ele gritasse seria escutado. E Bartimeu começou a gritar:

- Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim!
Então as pessoas ali por perto, brigaram com ele, mandando ele calar a boca. Mas Bartimeu gritou mais alto ainda:
- Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim!
E agora o que aconteceu? Jesus parou de caminhar e mandou que trouxessem o cego até Ele.
Puxa, as pessoas ficaram admiradas. Jesus, tão importante, parou para dar atenção a um mendigo? Mas era Jesus, aquele que ama a todos, de maneira igual. Ninguém é melhor do que ninguém.

E então chamaram bartimeu e disseram:
- Coragem Bartimeu! Levante-se porque Jesus está te chamando! Na hora Bartimeu jogou sua capa fora, se levantou e foi até onde Jesus estava.
Jesus lhe perguntou:
- O que você quer que eu faça?
Jesus sabe de nossos problemas. Conhece o nosso coração. Mas Jesus deseja que falamos com ele o nosso problema. Que contemos para Ele, o que precisamos. Pois Jesus está sempre pronto para nos ouvir. E Bartimeu respondeu:
- Mestre, eu quero ver de novo!
Jesus se admirou com a grande fé que Bartimeu tinha. Por isso disse:
- Vá, você está curado porque teve fé!
No mesmo instante os olhos do cego se abriram, e ele voltou a ver e começou a seguir Jesus pelo caminho.


------------------
Hora de plantar a semente da Palavra.

Jesus sempre ouve as nossas orações. Jesus conhece os nossos corações. E sabe para que servirá o que pedimos para ele. Se vai ser para o nosso bem, ou para fazer mal a alguém ou até nós mesmos. Jesus sabe sobre o nosso futuro, como seremos lá na frente. Por isso as vezes pedimos algo e não recebemos. As vezes porque ainda não é a hora de receber. Outras vezes, porque não é o melhor para nós.
Mas uma coisa é certa. Jesus quer que falemos com ele. Quer ouvir nossos pedidos. Por nossa boca. Então se houver vergonha de falar em voz alta, não quer que os outros ouçam, fale com Jesus em seu quarto, quando estiveres sozinho. Jesus quer te escutar e te ajudar.

----------------

Dica da Layla: 
Fazer em eva o Bartimeu. No rosto deixar um buraco para os olhos.(Nesta foto já está por trás o outro pedaço com eva cor de pele colato no palito de picolé)

Em eva branco separado desenhar o preto dos olhos. Colar atrás do rosto. Aparecendo os ohos. Colando só a beirada para deixar um espaço onde se insira outro eva cor de pele, com um palito de picolé colado para puxar na hora que Jesus cura o cego.
----------------------------
E é isso...



4 comentários:

Lílian Marcelino disse...

Bem bacana a sua pagina!!
Uma outra sugestão é de uma dinâmica onde uma criança fique cm os olhos vendados e pedir p q o mesmo reconheça sons variados como por exemplo vozes de outras crianças, sons de animais,etc. No final colocar um som bem baixo que ñ dê p criança escutar, a partir daí enfatizar p os pequenos que com Deus é diferente . Podemos falar com ele em qualquer altura ou até mesmo só em pensamento que Ele nos ouvirá e nos atenderá. Espero q tenham gostado. Fique com Deus!

LAYLA disse...

Que legal Lilian. Gostei da idéia.

Érica Daiane Ministério Louvor e Adoração disse...

oi Tia Ju, eu gostei muito do seu site, estou acatando as suas idéias para fazer com as crianças da EBD. Muito legal, parabéns que o Senhor continue te usando linda. Um bj.

Cecilia Gameiro disse...

Oi Tia Ju 😃 muito feliz em poder usar suas ideias. As crianças amam. Que você continue a brilhar. Obrigada!!!