Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jesus e os discípulos no caminho de Emaús - Lição 11 - Jesus o amigo das surpresass


Objetivo: Os amigos de Jesus reconhecem a sua voz.

--------------------------------------
Frase do dia:  Eu conheço a voz do meu amigo Jesus

Brincar de reconhecer a voz.
Tampar os olhos de uma criança e ela descobrirá quem está falando ?
Primeiro uma criança falando sozinha, depois duas e se houver tempo pode até ser três. Mas depende da quantidade de crianças na sala. Se não é claro que já seriam todas.
Depois apresenta a frase do dia.
Enfatizando que todos que são amigos de Jesus também reconhecem a sua voz.

----------------------------------------
Versículo do dia: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” João 10:27

Para o versículo: Um boneco ou figura de Jesus em um palito (Palitoche) e ovelhas (Palitoche)
A criança que estiver segurando Jesus diz o versículo e as outras escutam e o seguem. Então andam pela sala.. Trocam, para que todas tenham a oportunidade.

As minhas ovelhas escutam a minha voz; (Fala olhando para as ovelhinhas)
eu as conheço, (aponta cada uma ovelhinha)
e elas me seguem. (Anda pela sala e as ovelhas vão atrás seguindo)

----------------------------------------
Introdução a história:
Vocês gostam de surpresa? É bom, né? Vocês gostam mais de surpresa de coisas ou surpresa de gente? Sabem a diferença? (Explique se precisar.) Na história de hoje, vocês vão ver que a surpresa de gente foi muito mais legal, do que de um presente. Foi quando Jesus apareceu a dois amigos.

-------------------------
Recurso para história: Vales surpresas.(Fazer tickets vale-supresa)
Já em casa imagine uma palavra, objeto da história para cada aluno seu. Deixe uns 3 ou 4 para visitante caso venha. Ou na hora também pode trocar de um aluno que faltou para um visitante.Toda vez que esta palavra aparecer, para não perder o foco da história ganha um vale surpresa, que será dado no final da história. Mas todos  tem que ficar quietinhos para não perderem a vez. Pode acontecer de aparecer novamente a palavra.
Quando for dita a palavra respectiva a criança, ela deverá bater palmas.
A palavra Jesus é para todas as crianças. Todas devem bater palmas para ganhar o vale. E prestar atenção, senão vai passar a história e não voltará atrás para repetir a palavra.
Ficam algumas palavras como exemplo em verde uma para cada criança e Jesus para todas.

Jesus e os discípulos no caminho de Emaús

Foi em um domingo bem cedo. Depois de três dias de sua morte, que Jesus ressuscitou.
Naquele mesmo dia, dois amigos de Jesus resolveram sair de Jerusalém e voltar para sua casa num lugar chamado Emaús. Eles caminhavam tristes e preocupados, conversando a respeito de tudo o que tinha acontecido.
De repente, Jesus se aproximou e perguntou:
- O que vocês estão conversando pelo caminho ?
Eles pararm, mas algum motivo não reconheceram quem era. E um deles chamado Cleopas, disse:
- Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu por lá ?
- O que foi que aconteceu ? Perguntou Jesus.
Então os dois amigos contaram tudo o que havia acontecido. Desde a morte de Jesus na cruz, a notícia contada pelas mulheres de que havia ressuscitado a confirmação da notícia por alguns discípulos. E acreditam que até agora, eles não tinham visto Jesus?
Quando terminaram de contar, Jesus lhes explicou que tudo isso que estava acontecendo deveria de se cumprir pois estava sempre na bíblia, escrito no antigo testamento.
Estavam já se aproximando de seu lar, e os discípulos estavam tão interessados no que Jesus falava que convidaram-no para entrar e ficar com eles naquela noite, pois já estava tarde.
Então Jesus aceitou o convite e entrou. Os três logo se sentaram a mesa para jantar. E Jesus pegou o pão, deu graças a Deus e entregou-lhes. Neste momento os olhos deles foram abertos e reconheceram que aquele homem era Jesus. Mas no mesmo instante desapareceu.
Então os dois falaram:
- Não parecia que nosso coração queimava dentro do peito quando ele falava na estrada e nos explicava as Sagradas Escrituras?
Eles ficaram tão alegres que voltaram para Jerusalém para contar para os outros discípulos o que tinha acontecido. E todos falavam:
- Realmente Jesus está vivo.

------------------------------------
Plantando a semente da Palavra

Que surpresa maravilhosa Jesus fez aos seus amigos. Eles estavam tristes, pois acharam que Jesus morreu e nunca mais o veriam, que tudo havia se acabado. Mas não, então Jesus fala com eles. E eles o reconhecem.
Jesus também fala conosco. Assim como os dois amigos que sentiram o coração quimnado no peito, assim sentimos também Jesus falando conosco. Quando Jesus quer que fazemos algo, ou até mesmo quando fazemos algo que o desagrade. Devemos prestar atenção a sua voz. Todos aqueles que são amigos de Jesus podem reconhecer a Sua voz.

------------------------------------
Dica da Layla:
Nota: Como tem bastante a palavra Jesus, se o número de crianças de sua sala for bastante, lembrar que será um recurso meio caro. Pode se usar neste caso cartela de figurinhas tipo esmiliguido recortadas. E cada palavra pode ser um doce, um pirulito. Para surpresa deles, pode colar antes da aula debaixo da cadeira ou da mesa. Depois é só dizer onde está para pegarem.
OBS: Cuidar para não repetir uma palavra para a mesma criança. Ex: amigos, casa, Jerusalém. Se tiver duas palavras para cada fica a critério do professor.
--------------------
E é isso...



Um comentário:

sandra disse...

Parabéns!Amei as dinâmicas, as dicas e a forma da apresentação da história!
Irei aplicar!
Que Deus continue te abençoando ricamente!
Abraços
Sandra