Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pedro anda sobre as águas - Lição 6 Jesus o amigo dos medrosos


 Objetivo: Confiar em Jesus, pois Ele sempre está perto para nos ajudar.
------------------
O que é o medo? Pergunte para as crianças. É bom ou ruim ter medo ?
O medo, desde que não seja exagerado e acabe atrapalhando a vida, é bom.
Não é vergonha ter medo. Pois ele nos impede de fazer coisas que podem nos machucar.
Por isso se alguém fizer algum desafio a você, dizendo que é um covarde ou medroso. Não se arrisque querendo provar o contrário.Veja se o medo não está te avisando que tal coisa pode te machucar. Pois será você quem vai ficar doente, e não quem te desafiou. Lembre-se disso.

Agora, se o medo for direto. Não deixar dormir. Não deixar respirar direito. Então precisamos orar e confiar em Jesus. Conte para o papai ou a mamãe, ou até para a tia da igreja o que está te dando medo, para mandarmos ele embora.

Hoje o nosso tema principal será sobre o medo. E o que podemos fazer contra ele ?

-----------------------
Dinâmica do medo:
Material: caixa, barra pequena de chocolate bombom ou bala, aparelho de som.
Coloque o chocolate na caixa, com um bilhete: COMA O CHOCOLATE Forre a caixa com jornal para que não se possa saber o que tem dentro.
Pede-se a turma que faça um circulo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte: "Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida. Vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa."
É importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa. E não vai poder ficar triste se os outros rirem de você.
Começa a brincadeira, com a musica ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a musica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa... é importante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem...Depois de muito suspense deixe que abre a caixa e encontra a gostosa surpresa. (Não pode repartir o presente com ninguém).

O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em geral o medo maior está na nossa cabeça . As vezes ela transforma coisas pequenas em coisas assustadoras. Podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, Jesus está conosco para nos ajudar.

Distribua outros bombons ao final do encontro a todos os participantes.

-----------------------------------
Frase do dia: Eu confio no meu amigo Jesus

Dinâmica sobre confiança:

Afaste as mesas e cadeiras da sala. E coloque objetos no meio. A tia delas será o guia. Cubra os olhos da criança, e conduza ela até o outro lado da sala. Alertando sobre os objetos espalhados. Faça isso com cada criança. Se for uma turma maior. Peça para a criança mais responsável da sala te ajudar. Pois como é sobre confiança, não pode ocorrer de alguém cair e se machucar.
Depois pergunte sobre a sensação de ser guiado. Houve medo ? Foi preciso confiar na tia para chegar bem no outro lado, não foi. Então...

Apresente a frase do dia:

Jesus está do nosso lado para ajudar também. Mas temos que confiar Nele, para vencermos os nossos medos. Não podemos ficar no caminho porque estamos com medo. Confie em Jesus e Ele te ajudará.

---------------------------------------------------
Versículo do dia: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Mateus 14:27b “
Achei o versículo muito grande da CPAD, e estou usando este um pouco menor.

Vocês ouviram? Tendes bom ânimo! Vamos ver quais são os nossos medos? Não precisamos nem ter medo de falar. Jesus está aqui conosco. Ele diz no versículo. Sou eu! Não temais. Então vamos deixar nossos medos nas mãos de Jesus.

Dinâmica: Jesus leva os nossos medos.
Pegar uma caixa de camisa. Forrar a caixa toda por dentro. Deixando assim um fundo falso. 

Fazer com EVA,duas mãos e colar na frente uma e atrás da caixa outra.  
 Na frente fazer um corte onde se vai colocar os papéis depois. Fiz entre o indicador e polegar. De modo que cairiam nas mãos de Jesus.


Mostrar a caixa com as mãos de Jesus para as crianças. Abrir a caixa, e dizer que iremos colocar nossos medos nas mãos de Jesus. E que Jesus vai cuidar deles.

Sentados em roda. Cada um diz seu medo. Para ficar como se fosse algo simples, fazer disso uma brincadeira. Se for medo de chuva, todos fazerem barulho de chuva, se for algum animal, fazer o som. Se for algo que não tem som, fazer gestos.

A tia escreve cada um dos medos em um pedaço de papel tipo cartolina e coloca na abertura feita. Diante das crianças.

Depois de todos terem falado seus medos. Enfatizar que hoje seus medos foram deixados nas mãos de Jesus. Abrir a caixa e dizer que hoje Jesus está cuidando dos nossos medos e vai nos ajudar. Aproveitar o momento e fazer uma oração repreendendo esses medos.

---------------------------------------
Hora da história:  Pedro anda sobre a água.

Pedro era um dos ajudantes de Jesus. Por onde Jesus ia, Pedro ia também.

Certa vez, depois de Jesus ter multiplicado os pães e peixes, Ele desejou ficar um pouco sozinho para falar com seu Pai. Então pediu para Pedro e seus amigos irem atravessando o lago, enquanto ele se despedia do povo.

Os discípulos obedeceram a Jesus. entraram no barco e começaram a atravessar o lago. Quando eles já estavam no meio do lago, um vento muito forte começou a soprar e fazer muitas ondas.

Isso já era de madrugada. Jesus precisava ir até seus amigos, e agora? Ele não tinha barco. Mas também não precisava. Sabem por quê? Jesus podia andar sobre a água. E foi isso o que aconteceu. Jesus começou a andar sobre as águas.

Os discípulos viram algo se aproximando, mas não sabiam que era Jesus. Então ficaram apavorados e gritaram:
- É um fantasma! E começaram a gritar de medo. Muitas vezes o medo nos leva a ver coisas que não existem.

Jesus vendo o que estava acontecendo falou em voz bem alta:
- Coragem! Tenham bom ânimo! Sou eu. Não tenham medo!

Quando Pedro escutou disse:
- Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o Senhor está.

E Jesus disse que ele poderia ir.

Então, Pedro pulou na água e começou a andar sobre ela. É possível andar em cima das águas? Não, né...
Mas, em certo momento, Pedro percebeu que o vento soprava forte, e não acreditou que poderia estar andando sobre as águas. Então ficou novamente com medo e começou a afundar. Quando ele viu que estava afundando, deu um grito:
- Socorro Senhor !

Na hora Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
- Como a sua confiança em mim é pequena, Pedro! Por que você duvidou?

Então os dois entraram no barco e o vento se acalmou. Os discípulos viram o que havia acontecido e adoraram ao Senhor dizendo:
- Realmente, o Senhor é o Filho de Deus!

E  Pedro viu, que se tivesse confiado em Jesus, podia ter andado sobre as águas, sem afundar.

------------------------------------
Hora de plantar a semente da Palavra:

Nós não iremos andar sobre as águas. Pois isso foi uma experiência para o Pedro. Cada um de nós temos uma experiência diferente com Jesus. Cada um de nós Jesus trabalha de um modo especial.
Para o Pedro, a água era uma situação impossível. Para nós são outros desafios, outras situações.
Então nesses momentos, não podemos ficar com medo, precisamos confiar em Jesus. Ele está sempre conosco em todos os momentos. E se ficarmos com medo, devemos pedir por socorro, pois Jesus estará sempre perto para nos ajudar.

Tia ,aproveite esta mensagem para colocar um testemunho seu. As crianças gostam de ouvir algum particular de sua professora.

-------------------
Dica da Layla:
Material usado: Caixa de sapato revestida com eva. 

A ponta da caixa foi aberta as laerais que vem coladas. Assim junta e faz o bico do barco. Depois colado tirinhas de eva mais escuro para dar o efeito de madeira. TNT azul para fazer as ondas. Colocar ele bem afofado. Primeiro Pedro por cima depois afunda Pedro no TNT.

Os bonecos foram feitos os que já tinha, só coloquei tnt na cabeça para serem discípulos. O molde é sempre o mesmo:

----------------------
E é isso...

9 comentários:

Unknown disse...

muito bom...com certeza foi uma fonte divina de inspiração...q o Senhor te capacite cada dia mais...a paz

Juliana Martins disse...

Adoooorei, com certeza voltarei para ver outros temas, poode ter certeza q vc ta no ministério certo :)

AmandaSousa disse...

Nossaaa...Muiito bom queriida,me ajudou bastante!
DEUS ABENÇOE :)

Gigi disse...

Muito bom seu blog

Crianças dão frutos !! disse...

Amei! Que o Senhor continue capacitando vc, e que seu ministerio cresça cada dia mais em unção, autoridade e amor pelas crianças !!

Crianças dão frutos !! disse...

Amei!!Que trabalho lindo ! Que o Senhor continue lhe capacitando !!

Unknown disse...

Amei!!!!!

Unknown disse...

Glória a Deus por este trabalho.

Maria Almeida disse...

Muito lindo! Que o senhor Jesus continue abençoando sua vida! Vai me ajudar muito esta história.