Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Tabernáculo - Primeira igreja construída para adorar a Deus


O tabernáculo:

Como era o Tabernáculo?  Tudo o que tinha, todos os móveis e utensílios. Até a roupa do sumo sacerdote foi Deus quem mandou Moisés fazer. Conforme Êxodo 25-27;35-38.
O povo ajudou nas construções levando ofertas dos materiais necessários, inclusive tecidos raros e belos. Também ofertaram materiais preciosos. Muitos ofereceram seu trabalho. Deus deu habilidades para poderem fazer.
Quando acabaram o tabernáculo, Deus veio habitar entre eles. Cobrindo a tenda com uma nuvem e enchendo a santuário com sua glória. Nem Moisés podia entrar lá quando a nuvem estava. E quando ela se levantava, daí é que o povo podia seguir sua jornada em frente.

Átrio: Como era? Uma cerca de linho branca.  Era um retângulo. Cortinas de linho branca eram presas por ganchos de parta em colunas de bronze. Cercavam o átrio, norte, sul e oeste. Era alta. Assim ninguém passava por cima.

Só uma porta: A porta era uma cortina de estofo azul, púrpura e carmesim, que ficavam no lado leste da cerca.. Era a única entrada para a tenda. representando Jesus. O único caminho para chegar a Deus.

Altar do holocausto:  Na metade oriental, ficava um grande altar de bronze. Feito de madeira e revestido de bronze.

A Bacia: Feita com espelhos de bronze. Os sacerdotes lavavam nesta bacia as mãos e os pés antes de entrar na tenda.

O Tabernáculo:  Montado na parte ocidental. Uma construção feita com tábuas revestidas de ouro, fixadas em bases de prata.

Quatro proteções:
Sobre as tábuas revestidas de ouro, a fim de servirem de teto sobre o Tabernáculo, havia quatro camadas de cobertas bem trabalhadas.
- Coberta protetora externa: Pele de cabra - (Nota: Uma cobertura bem simples ocultando a beleza interior- Jesus também veio ao mundo simples.)
- Peles de carneiro Tingidas de vermelho - Por baixo da cobertura protetora. (Vemos o sangue de Cristo derramado por nossos pecados)
- Cobertura totalmente branca- Por baixo da cortina de peles  de carneiro, ia a de peles de cabra, na cor branca.(Bodes eram usados para a expiação do pecado, a cor branca representa o perdão
- A suntuosa cobertura interior - Feito com fios de tecido fino: azul, púrpura e carmesim, entrelaçados em linho branco, bordado com querubins e presa com colchetes de ouro.

Os aposentos do Tabernáculo

O Santo Lugar
Na entrada ficava cortinas de linho azul, púrpura e carmesim, tendo a parte de cima uma beirada branca de pele de cabra.
Neste aposento continham três itens:
- Altar do incenso: Perto do véu que separava o Santo lugar do Santo dos Santos. Construído de madeira e revestida de ouro. Os sacerdotes queimavam incenso de manhã e a tarde.
- Candelabro de ouro - Havia um candelabro de sete hastes, feito de ouro. Era diariamente enchido de azeite e a lâmpada nunca se apagava, a não ser quando o tabernáculo estava sendo transportado.
- Mesa dos pães da Proposição -  A direita da entrada do Santo lugar ficava a mesa dos pães. Feita de madeira e coberta de ouro. Era chamada mesa de pães, porque todo o sábado, doze pães, representando as doze tribos de Israel, eram colocadas sobre ela. Quando os pães eram substituídos por outros pães, os sacerdotes os comiam no Santo Lugar.
.
O Santo dos Santos
 Só o sacerdote podia entrar neste lugar. E uma vez por ano no dia da expiação. Qualquer outra pessoa que entrasse morreria. Este aposento ficava separado por um véu.
Véu - Era uma cortina azul, púrpura e carmesim bordada com querubins suspensa em quatro colunas de de madeira coberta de ouro.
(Nota: O véu representa o corpo de Jesus - Quando Jesus deu sua vida por nós, permitiu que seu corpo fosse partido por nós. Então Deus rasgou o véu do Santo dos Santos que estava naquele dia em um templo de cima a baixo. Por isso, por meio de Jesus Cristo temos acesso direto a Deus Pai)
Arca da aliança - A peça mais Santa do Tabernáculo. Era a única que ficava no Santo dos Santos.. Era uma caixa de madeira, revestida de ouro com dois querubins de ouro em cima. Com duas varas de ouro onde se colocavam por entre argolas, afim de que ninguém tocasse na arca. Na arca continha as tábuas de pedra sobre as quais escreveu os Dez Mandamentos, um vaso de ouro cheio de maná e a vara de Arão que brotou.

-----------------
E é isso:

Nenhum comentário: