Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A igreja é a casa de Deus - Lição 1 Primários



Objetivo: Bem explicado no tema. A igreja é a casa de Deus. Lugar de santidade e não bagunça.

--------------------------

Frase do dia:  Eu amo a casa de Deus

Deixar várias coisas fora de ordem na salinha. Lixo no chão, cadeiras reviradas.
Perguntar para as crianças o que estão achando da salinha delas?  Vamos arrumar para ficar em ordem.
Levar um vaso com flor para enfeitar e outras decorações se tiver.

Depois comentar com elas como estão se sentindo agora?

Esse mesmo amor que tiveram com a salinha delas é o mesmo amor que devemos ter com a nossa igreja. Pois é a casa de Deus.

Apresentar a frase: Pode ser moldurada como um quadro e pendurar na salinha como decoração.

-------------------------
Versículo do dia: “Eu amo o teu templo, ó Deus todo poderoso!” Salmos 84.1

Apresente o versículo.
Quem fez esta declaração de amor foi Davi. E ele tinha um coração segundo igual a Deus.
Então quando amamos algo não queremos que isso se estrague. Temos um carinho especial, e cuidamos. Nesta caixa tem algumas coisas que devemos ou não fazer em nosso templo. Cada um vai tirar uma placa e falar algo a respeito do que tirou.

------------------------------

Hora da história:   A casa de Deus

Lembram que Moisés libertou o povo do Egito ? Pois é ... Então eles estavam a caminho da terra prometida. Levou muitos anos para ele chegarem nesta terra.
Durante este tempo, Deus queria ser adorado pelo seu povo, por isso, deu todas as informações para Moisés para construir um Tabernáculo. E quando acabaram de construir foi uma festa. Deus encheu o Tabernáculo com sua glória! Assim sempre que eles se mudavam de região, o Tabernáculo poderia ser mudado junto.

(Se não souberem explique um pouquinho sobre como era o Tabernáculo.)


Depois do Tabernáculo houve outro tipo de igreja - O Templo -  O templo do rei Salomão. Quem quis construir este templo foi Davi, mas Deus disse a Davi que seria seu filho Salomão que faria. Então Salomão fez um lindíssimo templo.
O dia da inauguração do templo também foi uma grande festa. E assim como aconteceu no Tabernáculo, a glória de Deus encheu o templo naquele dia. Durante muitos anos o povo de Israel adorou a Deus neste Templo.


Depois desse Templo, houve outros templos que foram construídos. Por muito tempo os cristãos tinham que fazer cultos escondidos dentro de suas casas porque homens importantes do governo não gostavam e mandavam prende-los. E isso ainda acontece nos dias de hoje. Há países, que os crentes se escondem em casas para adorarem ao Senhor. Pois são muito perseguidos. Os governos de alguns países querem que eles adorem a outros deuses.
Hoje temos igrejas de diversos tamanhos e formas. Mas na verdade o que importa não é o tamanho da igreja, nem onde ela fica. O importante é adorarmos a Deus de coração. E estar juntos com nossos irmãos em liberdade para adorar, trabalhar na casa de Deus, ler a sua Palavra, orar e louvar.

--------------------------------
Hora de plantar a semente da boa Palavra

Vocês viram que quem disse como o Tabernáculo deveria ser feito foi Deus. Assim como o Templo de Salomão também foi Deus quem falou.?
Então... Deus quer que tenhamos um lugar para adorarmos a Ele. Deus se importa conosco. E quer que venhamos a Sua Casa para adorar. Não adianta ficar dizendo que não faz mal, posso ficar em casa e adorar que é a mesma coisa. Podemos sim, adorar em nossas casas, mas não deixar de ir à Casa de Deus para adorá-lo. É neste lugar que podemos estar em comunhão com nossos irmãos e ajudar uns aos outros.

A casa de Deus é um lugar onde devemos adorar a Deus de coração. Não devemos vir de qualquer jeito, ou falar de qualquer jeito também. A casa de Deus é um lugar de respeito. Devemos ter respeito com os outros que estão orando e ficar em silêncio. Não devemos ficar falando alto, ou correndo dentro da igreja.
Temos que ser gratos a Deus pela igreja que temos. Temos que agradecer a Deus por termos um país onde podemos adorar a Deus em liberdade nas igrejas. E sempre colocar em oração que ele nos proteja e guarde a sua igreja, para que nenhum governante queira mudar uma lei para que não possamos mais adorar ao Senhor em nossas igrejas.

----------------------------------

Dicas da Layla:  Recurso usado para contar essa história:

Depois da sala em ordem da frase do dia. Antes de contar a história, pedir para ajudarem a fazer um tabernáculo. Arrumar um lençol grande ou tnt marrom claro para contar a história em baixo dele. Esse será a tenda do Tabernáculo. Tentar fazer como se fosse mais ou menos. Mas explicando como é na verdade. Veja acima o link para saber mais sobre o Tabernáculo.
Se tiver uma arca da aliança, colocar ela separada com um tnt branco mais atrás. Levar uma caixa de papelão revestida com papel laminado dourado para ser a mesa dos pães. Outra caixa de papelão virada com uma outra em cima da metade da profundidade para ser o altar do incenso. Pode ser um tnt amarelo jogado por cima ou também com papel laminado dourado. Para o castiçal, ver o material que se encontra, Pode ser sete cabos vassouras revestidos em tnt amarelo ou papel laminado dourado colocadas dentro de uma caixa  retangular também revestida.  E colocar em um canto. Uma bacia com tnt laranja para ser a bacia de bronze que fica fora. Uma caixa com tnt laranja para ser do holocausto também fora. Se tiver bastante tnt branco ou tecidos brancos fazer em volta a cerca de linho branco.
Depois de montado o Tabernáculo e explicado, conte a história dentro dele com as figuras da revista.

------------------------------------
E é isso...

Nenhum comentário: