Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Caim e Abel

Caim e Abel

Quem aqui sabe quem foi as duas primeiras crianças na Bíblia?

Caim e Abel, muito bem.

Hoje quero contar a história sobre a oferta de Caim e Abel. E seus sentimentos.

Se encontra em Gênesis Capítulo 04 Versículo 01 ao 16 (mostrar a Bíblia e onde está)

Quando vocês amam alguém, vocês não querem agradar? Dar um presente ? E para Deus, como podemos agradá-lo ? Ofertando... Vocês sabem como podemos ofertar ?

Não é só com dinheiro. Pode ser uma doaçõa de alimento, roupa. O nosso tempo, em vez de ver TV, podemos orar e estar juntinho de Deus.

(enquanto vai falando coloca os fantoches na mão, mas sem elas verem por de trás de algo para ficarem na curiosidade)

O primeiro filho que Eva teve foi Caim. (mostra o Caim andando)



Depois teve outro filho e se chamou Abel. (Mostra Abel)



Caim era agricultor. (Leva ele andando até seu cenário)

Abel era pastor de ovelhas. (Leva até o seu cenário)

Passou-se um tempo. Caim e Abel foram levar suas ofertas para adorar a Deus.

Caim levou do fruto de sua terra. (Mostra o pratinho de oferta)

Abel, o melhor cordeiro de seu rebanho. O primeiro nascido. (Mostra o cordeirinho no altar)

O Senhor Deus, ficou muito contente com a oferta de Abel e aceitou.

Quanto a oferta de Caim, Deus rejeitou.

[Sabem crianças, Deus conhece o nosso coração. E só Deus sabe o que tinha no coração de Caim. Quando vamos ofertar, devemos ofertar com alegria, com um coração limpo. Não podemos nos preocupar de abrir mão do que estamos ofertando. Seja o que for. Devemos dar com alegria o melhor,seja o nosso tempo, ou dinheiro, ou talento...]

Caim vendo que Deus aceitou a oferta de Abel, ficou furioso e fechou a cara.

[E agora o que aconteceu ? Caim ficou com inveja de Abel. Como é a cara de alguém que fica com inveja ? É feia né ???]

Então Deus disse a Caim : Por que você está com raiva e anda com essa cara emburrada? Se tivesse feito o que é certo, estaria feliz agora. Faça o bem que será aceito. E se continuares agindo mal, o pecado está na porta, a sua espera. Ele quer domina-lo e você precisa vence-lo.

[Viram só crianças, Deus está sempre nos vendo. Ele viu a cara de Caim e vê como estamos nos comportando. Deus sabe se temos inveja de alguém. E nos avisa, que é um pecado, que está batendo a nossa porta e devemos afastá-lo.]

Mas em vez de Caim ouvir a Deus, ele deixou a inveja tomar conta de sua vida. E convidou Abel, seu irmão a ir até o campo. .(Leva para trás do cenário e tira o fantoche fica só Caim )

Chegando lá, Caim matou seu irmão

Mais tarde o Senhor, perguntou a Caim: Onde está seu irmão Abel ?

Não sei respondeu Caim. Por acaso sou guarda do meu irmão?

[Pois é crianças, o coração de Caim continuava cada vez mais sujo. Não havia nem arrependimento do que fez.Deus conhece tudo, só perguntou para dar uma chance de Caim se arrepender.]

Então Deus o castigou. Da terra não teria mais seu fruto. E viveria pelo mundo sempre fugindo. Dessa maneira sairia da presença de Deus.

Caim achou seu castigo grande demais. E estando longe da presença de Deus, alguém o podia matar.

Mas como Deus tem sua misericórdia por nós, ele colocou um sinal em Caim, para quem o encontrasse não o ferisse.

E assim Caim deixou sua terra e foi para outra lugar morar. E no lugar de Abel, Deus deu a Adão mais um filho, Sete, de onde sairia a descendência de Jesus,

Mensagem de Deus para hoje: Está em Tiago 3:16 “Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.” (Explicar a palavra faccioso para as crianças)

(Uso uma Bíblia grande feita em papel cartão preta com o versículo ilustrado dentro)

Conclusão:

Agora crianças, qual é a sua atitude quando um coleguinha ganha um presente e você não ? Ou quando a mamãe agradece seu irmão por ter feito uma tarefa em casa? Quando uma professora dá os parabéns para um colega de sua sala pela nota boa? E quando seu amiguinho vai louvar a Deus lá na frente na igreja ?

Você fica triste com raiva ou feliz ? Se você fica triste quando uma dessas coisas acontece, cuidado, isso é um sentimento de inveja.

A inveja abre portas para o pecado entrar. Se não tirarmos de nosso coração, acaba entrando mais coisas ruins ainda. Como a mentira, fazer mal para o outro, isso vai deixar nossos pais tristes. Assim como Adão e Eva ficaram pelo o que Caim fez com Abel.

Se isso acontecer, devemos orar e pedir para Deus nos ajudar a tirar esse sentimento ruim. Pois também não somos felizes dessa maneira. Pede para alguém ajudar a orar junto com você. Até a tia da igreja pode.

Então se alegrem quando alguém ganha alguma coisa. Isso agradará a Deus, e serás abençoado pelo Senhor. Dando a você o que precisa.

Louvor final: Se der tempo: O sabão. Para tirar nossa sujeira do corpo tem o sabão e a água. Mas para tirar essa manchinha de inveja de nosso coração, só Jesus.

------------------------------------------------------------------------------------------

Dica da Layla:

Dinâmica dirigida:

Nós conhecemos nossas crianças. E temos uma idéia de seus sentimentos. Quando há inveja, só se vê os defeitos do outro. E após este louvor e oração. Agora vemos as coisas boas dos outros.

Formei duplas. Já sabendo onde a área era mais difícil. Dupla de irmãos. Primas. E outros coleguinhas.

No final dei uma lembrança para cada uma. Mas elas deveriam entregar para sua dupla.

E antes de entregar deveriam olhar bem para a outra e falar de uma qualidade.E dar um abraço bem gostoso.

Foi muito bom. Barreiras foram quebradas. Crianças sorrindo uma para outra. Uma benção

---------------------------------------------------------------------------------

Os fantoches usados na história foram de mão em EVA. Com elástico atrás para segurar.

5 comentários:

Elias C. de Souza disse...

Maravilhosa a história da forma como foi colocada com os fantoches, muito criativa, as crianças vão amar e aprender bastante.
Obrigada, que Deus continue os usando para nos abençoar.

Unknown disse...

Amei suas dicas😍fiz o cenário com caixas de sapato. Ficaram lindos! Escolhi caixas de sapato porque elas servem também para guardar os materiais usados na história: fantoches e etc. Obrigada tua Layla. Deus continue a te usar para nos abençoar. Beijos! Cecília Gameiro.

Cecilia Gameiro disse...

Amei suas dicas😍fiz o cenário com caixas de sapato. Ficaram lindos! Escolhi caixas de sapato porque elas servem também para guardar os materiais usados na história: fantoches e etc. Obrigada tua Ju. Deus continue a te usar para nos abençoar. Beijos!

marcia giseli paula disse...

Gostei muito deste trabalho, fiz os cenários e ficaram muito bonitos. Trabalhei com as crianças a inveja, ciumes e orgulho. Muito obrigado. Continue assim, sendo bençáo. Nós precisamos muitos de dicas.

Felipe Games Start disse...

Linda....essas passagens! Vou fazer com minhas crianças