Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jesus cura um cego de nascença

Jesus cura um Cego

Brincadeira quebra gelo :

Com olhos vendados.

Colocar objetos nas mãos das crianças para tentarem descobrir.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Falando sério:

Vocês conhecem alguém cego? vocês podem imaginar o quanto é difícil para alguém cego atravessar a rua, subir num ônibus, passear, etc. Alguns usam uma bengala; outros precisam de ajuda de alguém o tempo todo e há até aqueles que usam um cão para guiá-los.

Colocar algumas peças de roupas para se vestirem. Após isso aproveitar para falar como se sentiram ?

Falar sobre a dificuldade de um cego. Deficiente visual.

Agradecer a Deus pela nossa visão. Fazer oração.

Crianças, há pessoas com dificiência visual que podem ler usando um leitura especial, que elas sentem com os dedos. Tem pessoas que cantam, tocam música, e trabalham. Mas tem algumas que são pobres, não tem condições para ter um estudo, alguém para cuidar delas. E acabam pedindo esmolas.Na bíblia tem a história de um homem que vivia assim. Vamos conhecer?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Introdução a história.

Antigamente pensavam que quando acontecia um problema com alguém, era por causa de um pecado, e ganhava um castigo. E Jesus veio para mostrar que não é assim não. Sabem porque ? Vamos a história :

A cura de um cego de nascença.

Certo dia, Jesus ia caminhando, quando viu um homem cego na beira do caminho.


Seus discípulos então perguntaram:

- Quem pecou ? Foi ele, ou seus pais que pecaram, para que ele nascesse cego?

(Vocês viram. Acharam que o cego por ter nascido já assim, era um castigo.)

Então Jesus olhou com amor aquele homem e disse:

Não foi por causa dos pecados dele, nem de seus pais. Ele nasceu assim, para que o poder de Deus fosse mostrado nele.

(Viram quando temos um problema, não é por causa de um pecado nosso. É que Deus tem seus propósitos para as coisas acontecerem. Se houver algum testemunho aproveitar o momento e passar de uma forma rápida para as crianças.)

E sabem o que Jesus fez com aquele homem?

Ele cuspiu no chão, misturou a saliva com a terra e passou nos olhos do cego.


(Que coisa estranha, vocês devem estar pensando. É que Jesus sabe o que faz, ele transforma coisas simples em coisas maravilhosas.)

Depois de passar a lama nos olhos do homem, Jesus ordenou:

- Vá lavar o rosto no tanque de Siloé.

Agora imaginem. O homem lavando o rosto com bastante água e de repente... Ele enxerga a água na frente dele. Levanta a cabeça e enxerga tudo ao seu redor. Conseguiram imaginar que coisa maravilhosa ? Ele estava vendo tudo.

Quem conhecia ele, não estava acreditando no que via. E diziam:

- Não é aquele cego que pedia esmolas?

_ Claro, sou eu mesmo!

_ Mas como é que você pode ver agora?

Daí ele respondia:

- Um homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou em meus olhos e disse para eu me lavar, então eu obedeci fui curado.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Conclusão:

O homem acreditou no filho de Deus. Para ele receber sua cura, precisou obedecer. Vocês têm obedecido a Jesus ? Isso vale quando somos obedientes com o papai, com a mamãe, quando não brigamos com os amiguinhos, nem provocamos, quando não mentimos, não roubamos e outras coisa que desagradam a Deus.

Vocês sabiam que quando fazemos isso, a todo momento, e não paramos é uma cegueira também. É a nossa cegueira espiritual. Precisamos abrir os nossos olhos da fé, e enxergar o que estamos fazendo de errado. Quando não vemos, temos nossos pais, amigos e as profas da igreja para avisar. E para tirar essa cegueira é só obedecer também.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Dica da Layla:

Após contar a história passar a mensagem, deixa as crianças contarem também. Enquanto você estiver contando, com certeza elas vão estar atentas, e vão contar também do jeitinho delas. Mas é preciso ficar atenta ao que a criança conta, se precisar ajudar ou corrigir, para que ela não venha a contar diferente.

O corpo do boneco foi feito com caixa de sapato revestida em EVA. Cabelo EVA com turbante ao redor. A cabeça é um pote de creme para cabelo, riscado o rostinho com caneta para cd. Por cima dos olhos abertos, foi colocado um feltro com um pinguinho de cola quente para sair na hora de contar. Depois com as crianças, o feltro molhado também fica coldado no rosto.

3 comentários:

Marcione disse...

PARABENS! MUITO EDIFICANTE E CRIATIVO ESTE ESTUDO PARA AS CRIANÇAS. QUE DEUS CONTINUE A TE USAR PARA GLORIA DE DEUS!!!

Pedro Rodrigues Cumbane Cumbane disse...

Lindo Quão é bom alimentar a semente de Deus.

Cleberson Goncalves disse...

Parabéns. Me ajudou muito.Deus continue te abençoando