Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Argh, águas amargas - lição 08 - Primários 2017

Objetivo: Que o aluno tenha sede de fazer a vontade de Deus.

Ponto Central: Fazer a vontade de Deus deve ser a nossa única preocupação



Rotina: Aquilo que acontece com frequência na sala:
·         Receber o aluno: Receba seu aluno com muito amor e alegria. Aquele que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto ele é especial.
·        Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar ele tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
·         Quadro de frequência:  Veja quem são os alunos presentes. Se for feito um rostinho para cada um deles, ou um palito com o nome, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.



·         Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser a sua ajudante e deixar que ela leve a maletinha da oferta para seus amiguinhos ofertar.

·         Mala do Tempo: Pode estar relembrando as lições que foram passadas, tendo um objeto da história para lembrar aquela lição.

Lição 01: Ninguém quer ser escravo  -  Algema de tiras de eva

Lição 02: Quem poderá nos libertar?  -  Um ponto de interrogação

Lição 03:  Enfim, um liberador  -  Bonequinho Moisés


Lição 04: É praga  -  Pode ser escrito É praga

Lição 05:  A Páscoa -  Uma ovelhinha para ser o cordeiro

Lição 06:  Abra-se o mar ! – O mar que foi usado na história

Lição 07:  Protegidos dia e noite  -  Sol e Lua

Dinâmica para Introdução da história (Chamando a atenção da criança)
Como a sugestão da própria revista cpad. Leve em uma bandeja alimentos para a criança experimentar o gosto: Salgado – Bolachinha salgada; Azedo – Um limão cortado, Doce – Um chocolate ao leite e Amargo – Chocolate meio amargo, para ela diferenciar o gosto dos dois, ou até café amargo.

Versículo: Vamos escrever o versículo em nossos corações? Com um quadro de pregas, recorte o versículo em partes e conforme vai colocando, vão repetindo as palavras e depois com tudo junto. Depois pode estar misturando o versículo, ou então retirando parte dele. Fica a critério.


Recursos para a história:
·         Recurso 01   -    Conforme a revista, se caracterizando como os personagens.É muito bom, pois vivencia o momento. Podendo escolher uma criança para ser o Moisés. Em um canto da sala deixar tnt amontoado como se fosse as águas daquele lugar e uma árvore. Se você não tiver uma árvore em casa que possa levar em um vaso, nem outro arranjo, segue a seguinte dica: Dois tipos de tubo de papelão, um mais grosso e outro mais fino. Faça uma abertura ao lado do tubo mais grosso, de modo que possa ser colocado o tudo menor fincado nele. Por quê? Pois será a madeira que o nosso Moisés da sala vai tirar para jogar na água. A copa da árvore ou folhas, pode ser tnt verde, com enchimento de jornal, ou até tnt mesmo. Depois só amarre com o mesmo tom do tnt das folhas. Pronto! Árvore feita.
 

Dica: Também da revista cpad. Uma jarra com água tônica sem gás, e uma jarra com água gelada. Quando chegarem em Mara, onde tem as águas amargas, pode dar um copinho da água tônica sem gás para elas experimentar, mas só um pouquinho para não ficarem enjoadas. E depois que Moisés jogar a madeira mostrar como ficou gostosa a água, oferecendo a água gelada.
·         Recurso 02 – Caixa cenário giratória. Totalmente desmontável, para o caso de ir a pé ou de Ónibus dar a aula. Caixa de papelão. Um lado só areia. Primeiro dia. Segundo lado, só areia sendo o segundo dia e no terceiro lado, tem as águas amargas. Virando mais uma vez tem Elim.


Ø   Cola tenaz e areia para aspecto de deserto.



Ø  Árvore em Mara -  Arranjo de flor artificial. Com os galhos enrolados em tnt
marrom e um galho solto para ser tirado por Moisés




Ø  Bonequinhos hebreus – pote de iorgute com tnt
Ø  Bonequinho Moisés – Tubo de papelão, eva e retalho de lã e tecido.
Ø  Palmeiras – tampa de garrafa pet colado na parte do cenário, de modo que as palmeiras fiquem encaixadas nelas. Feitas com recipiente de água sanitária, e lápis com tnt enrolado.




Ø  Parte de Elim desmontável. Tendo velcro atrás para segurar enquanto a caixa é girada. E retirada depois para guardar o próprio material.


Dica: Do mesmo modo acima. Quando os bonequinhos chegarem em Mara, podem provar as águas amargas deste local, como citado acima no primeiro recurso.

Conclusão: Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. O que é fazer a vontade de Deus? É seguir suas ordens, ter confiança e obediência. Sem reclamações e murmurações.

Brincadeira:  Roda da pergunta – Feita com dois papel cartão do mesmo tamanho. Tendo o de baixo colado com papelão e um lego para servir de apoio. Preso com colchete bailarina e escondido com a tampa de garrafa pet. Que serve para segurar e girar o papel cartão de cima. Onde o mesmo terá uma abertura para que mostre as palavras temas – Pessoa – Objeto – Ação – Lugar. Onde pode fazer para cada tema suas perguntas e deixar em cartelas empilhadas.  E quem acertar pode escolher algo daquela bandeja que sobrou para comer.



·         Na pilha de pessoa: Quem liderava o povo? Moisés
Quem ficava reclamando para Moisés? O povo
·         Na pilha de ação: O que Moisés fez quando o povo reclamou com ele? Orou
O que Moisés fez depois da oração? Jogou uma madeira na água.
·         Na pilha de objeto: O que Moisés jogou na água? Uma madeira
Que árvores tinha em Elim? Palmeiras
·         Na pilha de lugar: Por onde caminhavam o povo? No deserto
Como se chamava o lugar das águas amargas? Mara


E é isso aí !!! E VAMOS QUE VAMOS !!!
Levando a Palavra aos pequenos !!!
Que Deus abençoe !!!


2 comentários:

Priscila dos Santos da Costa disse...

Muita criatividade! Parabéns Ju!

Unknown disse...

Conteúdo abençoado!