Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 14 de junho de 2016

HISTÓRIA: "O REFÉM DA AMIZADE"

Base Bíblica: “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão”. 
Provérbios 17:17

Objetivo da História: - Que a criança compreenda o valor de se ter amigos; - Que a criança perceba que Cristo é o maior de todos os amigos e que Ele deu sua vida por nós; - Conhecer o valor da salvação: estávamos condenados a morte e Cristo pagou o preço da redenção;
A História Dois rapazes eram muito amigos e gostavam de estar juntos, de conversar, de brincar. Se é verdade que “há amigos mais chegados do que irmãos”, esse era o caso do Pedro e do João.
Um dia, o Pedro fez algo que desagradou ao rei.
 
Não era um crime grave, mas o rei havia dado uma ordem. Todos que passassem por ele deveria fazer reverência. 

E Pedro esqueceu, acabou passando pelo rei sem perceber. O rei julgou que aquela pequena ofensa era motivo para condenar o rapaz à morte, e mandou-o prender até ao dia da execução. 

Ele era um rapaz que gostava muito da sua família e, assim, mandou um recado ao rei a pedir licença para ir até sua casa e despedir-se dos seus pais.
- Esse “miúdo” deve pensar que sou tolo! - exclamou o rei com raiva
 - É claro que se eu o deixar sair da prisão, ele vai fugir. Não vou cair nesta armadilha. Pedro ficou muito triste pela resposta do rei. Estava preso, injustamente, e nem podia realizar o seu último desejo, visitar os seus queridos pais. Durante vários dias tentou imaginar um plano para fazer o rei acreditar que ele não iria fugir, mas foi em vão. Quando o seu amigo João, foi visitá-lo à cadeia, conversaram sobre o assunto. Foi então que João teve um plano:

- Eu ficarei aqui até tu voltares. Pedro mandou dizer ao rei:
- Tenho um amigo que ficará na prisão em meu lugar. O rei quis logo conhecer João:

- Estás louco rapaz? Achas mesmo que o Pedro um dia voltará?
- Claro que sim, ele é meu amigo, honesto e verdadeiro. Mas se ele não voltar, morrerei por ele. O rei tinha um coração duro e era tão egoísta que tornava-se difícil para ele acreditar que uma pessoa se oferecesse para morrer por outra,mas mesmo assim, permitiu que Pedro fosse para casa dizer adeus à sua família, e o seu amigo João ficou na cadeia. Eles abraçaram-se, e na hora da despedida o Pedro disse:

- Não tenhas medo João, eu voltarei! 

As horas para João pareciam muito longas, e para Pedro pareciam curtas demais. Passados alguns dias, João percebeu que havia chegado o momento em que Pedro devia morrer. De repente, João ouviu o rei e os soldados a aproximarem-se da cela para o levar, Pedro não aparecera. O rei riu-se da loucura de João em confiar em seu amigo mas disse:

- Agora cumprirei o combinado, “palavra de rei não volta atrás”! 

O Guarda o levaria para ser jogado no lago dos Jacarés.


Já estava mesmo na hora de João morrer em lugar do Pedro quando ele entrou a correr e, sem fôlego, pediu milhões de desculpas a João. 

O barco em que navegara tinha naufragado e isso havia retardado a sua volta. Quando conseguiu chegar à praia, correu tão depressa quanto pode para salvar o amigo que tinha ficado na prisão. O rei ficou tão admirado com o regresso de Pedro que nem queria acreditar no que estava a ver:
 - Deixei este maluco ir para casa ver os pais antes de morrer. Ele prometeu voltar, mas eu nunca acreditei que ele fizesse isto. Então, o rei chamou o rapaz e disse-lhe:
- Pedro, porque voltaste se podias ter ficado na terra dos teus pais e viver? E ele respondeu ao rei:
- Eu não disse que voltava? Não deixaria meu amigo morrer em meu lugar! Naquele momento, o coração do rei foi tocado. Jamais viu tamanha lealdade, tamanha honestidade e dedicação entre dois amigos. De repente o rei decretou:

 - João viverá!! E Pedro será libertado! Não posso permitir que tal amizade seja desfeita no meu reino.
Realmente, não há maior tesouro do que verdadeiros amigos. Eles valem mais do que todo o dinheiro do mundo. Por isso, devemos fazer amigos, e bons amigos, tantos quanto possível. Mas lembre-se: para ter bons amigos é preciso, antes, ser um bom amigo ou uma boa amiga. Só quem age como um bom amigo atrai bons amigos! 
CONCLUSÃO Sabem crianças, a Bíblia nos ensina que a amizade é algo de grande valor, são os amigos que nos ajudam nessa vida. Nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza e necessidades eles sempre estarão por perto. Mas quero lembrar que não há amigo maior do que Aquele que deu sua vida por nós, e seu nome é Jesus Cristo. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, então, estávamos condenados a morrer, porque pecamos constantemente. Mas Jesus, morreu em nosso lugar e agora temos vida eterna, basta o recebermos como nosso Senhor e Salvador!!!!
 (Professor faça o apelo)

----------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: