Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Juízes - Sansão

Livro de Juízes

Biblionildo 

(Fazer as palavras em destaque e conforme ir mostrando elas, então falar)

Quem será que foi o autor deste livro?
Bom... Como não se sabe com certeza... Melhor dizer que é desconhecido.

Josué. Lembram dele? Sim era o líder deles.

Conduziu o povo a Canaã, a terra prometida. 

Depois que ele e seus anciões morreram, o povo ficou sem uma liderança para comandá-los. (X) 

E assim perdeu-se. Caindo no pecado. (Coração sujo e triste)

Desobedecendo a Deus. E com isso veio as consequências, onde o povo de Deus sofria nas mãos dos inimigos, moabitas, filisteu e outros...até clamar por socorro a Deus. Então Deus levantava um juiz, pessoas que também eram chamadas de libertadores, afim de salvar o povo e então por um tempo havia paz. (Pessoas recortadas juntas. Aqueles bonequinhos grudados)


Versículo: Juízes 21:25 – Deus foi esquecido.
Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria.”


(Lembrando que cada livro tem uma flor com o versículo)

Hoje vamos conhecer a história de um homem escolhido por Deus que tinha tudo para se dar bem. Mas que decidiu deixar que o pecado entrasse em seu coração. Será que vocês sabem de quem estou falando? Do homem mais forte da Bíblia: Isso mesmo ! Sansão !!!

Mas antes de contar a história deixa eu lhes contar uma curiosidade.
Me dizem um animal que tem força?  Elefante !!!

O ELEFANTE ACORRENTADO

Você já viram um elefante no circo na tv ou outro lugar? Durante o espetáculo, o enorme animal mostra sua  força levando palhaços. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério! Por que o elefante não foge?
O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Imagine o pequeno recém-nascido preso: Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. A força que ele tem, neste momento, não faz diferença para ele, pois está preso em algo que acredita ser maior que ele.
Ou seja, ter força não é tudo na nossa vida.  Assim como ele depende que alguém vá tirá-lo daquele local. Nós temos um Deus na nossa vida. E Deus sabe o que é melhor, não vai adiantar lutar, usar forças, se Deus não quiser aceitar a nossa vontade se aquilo que queremos nos fará mal, ou a alguém. Pois a Vontade de Deus é soberana.
Por exemplo: Sou o mais forte da sala em músculos. Ninguém pode comigo. Ou então sou a mais forte nos estudos, ninguém chega ao meus pés. Mas aquele que parece o mais fraquinho, mas tem Deus com ele, pode ter certeza, que Deus vai ajudar ele sair de qualquer situação, podendo até humilhar o grandão, como foi com Davi. Que venceu um gigante.
E o mesmo com aquele que é fraco para aprender algo. Mas se acreditar que Deus é com ele e que pode vencer, pode tirar a melhor nota na escola. Pois a força vem do Senhor, e não da pessoa.
-------------
O juiz Sansão: Tinha tudo para se dar bem, mas...

Desta vez o povo de Israel estava sendo dominado pelos Filisteu. Devido a sua desobediência a Deus. Então sofreram muito neste período e clamaram por Deus. O qual se compadeceu e resolveu ajuda-los. Mandando um homem que os livraria da opressão.
Sansão. Consagrado a Deus desde o nascimento... Quando vem um anjo falar com a mãe de Sansão.

—Não corte nunca o cabelo dele, pois ele será consagrado a Deus como nazireu desde o dia do seu nascimento. Não poderá tomar bebidas com álcool, e nem tocar em animal morto. Ele vai livrar o povo de Israel do poder dos filisteus.
Então meses depois nasce Sansão e o tempo passa...

Um dia Sansão se apaixonou por uma moça do povo Filisteu. 

Seus pais não gostaram, este povo não adorava ao nosso Deus, porém Sansão não os ouviu. Então foram conhecer ela. E no caminho um leão novo apareceu e foi para cima rugindo... Sansão derrotou aquele leão com sua força.
Pois bem... Depois de uns dias Sansão voltou para se casar com ela e no caminho foi ver o leão e viu dentro um enxame de abelhas e mel. Pegou um pouco para si e seus pais e saiu comendo. Algo que não podia ter sido feito, e escondeu isso de seus pais...
Durante a festa de casamento Sansão fez uma charada, e só contou a sua esposa. A qual revelou aos filisteus.
Então Sansão ficou bravo e deixou sua mulher.  Depois de uns dias volta para ir com sua esposa e ela foi entregue a outro. Então Sansão ofendido queima as plantações de trigo dos filisteus. E as oliveiras também.
Que pena! Sansão começou a ter orgulho de sua força. Usou-a para vingança, para sua vontade e desejos. E Esqueceu que sua força vinha de Deus.
Por causa de sua desobediência, teimosia, vingança e orgulho, Sansão estava se afastando de Deus. Ele estava destruindo os filisteus, mas não para livrar seu povo da opressão deles e sim para si mesmo.
Novamente Sansão se apaixonou por uma outra moça filistéia. Dalila.

O povo filisteu ofereceu riquezas para ela descobrir de onde vem toda a força. Qual o segredo, para ele ser amarrado e poderem pegá-lo.
Então Dalila pergunta a Sansão de onde vem a força dele, como ele poderia ser amarrado para alguém lhe pegar? Ele diz  a ela que se amarrassem ele com 7 vergas de vime fresco, ficaria fraco como qualquer homem.
Dalila esperou Sansão dormir e o amarrou. Depois começou a gritar dizendo que os filisteus estavam chegando. E Sansão acordou e arrebentou aquele vime.
E assim foi outras vezes. Depois com corda nova que não tinha sido usada. E novamente a mesma história. Ela grita pelos filisteus, ele levanta e arrebenta tudo. Depois que prendesse as tranças de seu cabelo em um tear. E novamente a cena se repetia. Dalila insistia em saber do segredo, fazendo-se de vítima, que Sansão só zombava dela e que não a amava, até que um dia Sansão acabou contando a verdade.
Para que ele ficasse fraco e igual a qualquer homem teria que ser cortado seu cabelo. Pois nunca havia passado uma navalha neles, porque era um nazireu, consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe.
Dalila contou aos filisteus. E lhe entregaram seu dinheiro. Fez Sansão dormir sobre seus joelhos, e chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele. 

E retirou-se dele sua força.
E quando Dalila gritou que os filisteus estavam vindo, Sansão pensando que estava tudo bem, achou que sairia desta novamente.. Não sabia que o senhor já havia se retirado dele.
Os filisteus, o agarraram, furaram seus olhos e o prenderam com correntes. E o fizeram trabalhar como escravo em um moinho.

No dia de uma festa em que os filisteus faziam. Sansão foi posto entre colunas no templo. Para ser humilhado. E foi aí que ele se arrependeu do que fez e pediu a Deus Mais uma vitória. Então pondo sua mão direita em uma coluna e esquerda noutra dizendo morra eu com os filisteus, inclinou-se e a casa caiu sobre todos os príncipes filisteus e pessoas que aí estavam. Levando em sua morte mais mortos do que em vida.
Que triste fim de Sansão. Seus cabelos não eram só uma razão para sua força e sim um símbolo de consagração ao Senhor. Deus tinha planos maravilhosos para ele, mas em vez de ser obediente a Deus, ouvir a voz de seus pais. Ele decidiu por escolhas erradas. Envolvendo-se com pessoas que não acreditavam em Deus. O orgulho o fez esquecer-se que toda sua força vinha de Deus. Pois tudo o que temos e o que somos é por causa de Deus. Sem Deus nada somos...Nem forças temos.

...................
Atividades:
Sugestão:

Pintam e recontam:
Pode usar uma tv velha sem tela e colar palito de picolé atrás e mostrar na tv.

----------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: