Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

História de Sansão - Teatrinho

Para representar: Pode uma criança narrar enquanto as outras só representam sem fala.


Narrador:  O povo de Israel era dominado pelos Filisteu. Devido a sua desobediência a Deus. Então sofreram muito neste período e clamaram por Deus. O qual se compadeceu e resolveu ajuda-los. Mandando um homem que os livraria da opressão.

Sansão. Consagrado a Deus desde o nascimento...

(No canto fica uma menina escutando o anjo falando com ela):
— Você não podia ter filhos e por isso nunca foi mãe. Mas agora você ficará grávida e terá um filho. Não tome vinho nem cerveja e não coma nenhuma comida proibida porque você ficará grávida e dará à luz um filho. Não corte nunca o cabelo dele, pois ele será consagrado a Deus como nazireu desde o dia do seu nascimento. Ele vai começar a livrar o povo de Israel do poder dos filisteus.
(Saem os dois de cena)

Então meses depois nasce Sansão e o tempo passa...

Um dia Sansão se apaixonou por uma moça do povo Filisteu. Seus pais não gostaram, porém Sansão não os ouviu. Então foram conhecer ela. E no caminho um leão novo apareceu e foi para cima rugindo...

(Entra Sansão . O Leão fica esperando no lado. E vai para cima de Sansão que o domina. Depois fica por aí deitado)





Pois bem... Depois de uns dias Sansão voltou para se casar com ela e no caminho foi ver o leão e viu dentro um enxame de abelhas e mel. Pegou um pouco para si e seus pais e saiu comendo. Algo que não podia ter sido feito, e escondeu isso de seus pais...


Durante a festa de casamento Sansão fez um enigma, e só contou a sua esposa. A qual revelou aos filisteus.



(Coloca uma música de drama e vai falando enquanto o Sansão reage bravo a tudo)

Então Sansão bravo saiu e matou trinta homens. Depois de uns dias volta para ir com sua esposa e ela foi entregue a outro. Então Sansão ofendido queima as plantações de trigo dos filisteus. E as oliveiras também.
Então os Filisteus sabendo foram atrás dele para o matarem, mas Sansão com uma queixada de jumento, matou mil homens.

(Acaba a música e Sansão se senta)


Que pena! Sansão começou a ter orgulho de sua força. Usou-a para vingança, para sua vontade e desejos. E Esqueceu que sua força vinha de Deus.
Por causa de sua desobediência, teimosia, vingança e orgulho, Sansão estava se afastando de Deus. Ele estava destruindo os filisteus, não para livrar seu povo e sim para se vangloriar disso.


Novamente Sansão se apaixonou por uma outra moça filistéia. Dalila.

(Mostra a menina deixando cair um lencinho para Sansão ajuntar para ela)

O povo filisteu ofereceu riquezas para ela descobrir de onde vem toda a força. Qual o segredo, para ele ser amarrado e poderem pega-lo.

(Alguém mostra um saquinho de dinheiro para ela e ela faz cara de mauzinha)

Então Dalila pergunta a Sansão de onde vem a força dele, como ele poderia ser amarrado para alguém lhe pegar? Ele diz  a ela que se amarrassem ele com 7 cordas novas, ficaria fraco como qualquer homem.

(Ele fica se mostrando forte para ela com negócio debaixo do braço para aparecer os muques. E faz sinal de ser amarrado.)

Dalila esperou sansão dormir e o amarrou. Depois começou a gritar dizendo que os filisteus estavam chegando. E Sansão acordou e arrebentou as cordas.

(Amarra-o enquanto dorme. Faz que grita, ele acorda arrebentando as cordas.)

E assim foi outras vezes. Dalila insistia em saber do segredo, até que um dia Sansão acabou contando a verdade.

Para que ele ficasse fraco e igual a qualquer homem teria que ser cortado seu cabelo. Pois nunca havia passado uma navalha neles, porque era um nazireu, consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe.

(Fala com ela mostrando seus cabelos)
(Então ela sai de cena)

Dalila contou aos filisteus. E lhe entregaram seu dinheiro. Fez Sansão dormir sobre seus joelhos, e chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele. E retirou-se dele sua força.

E quando Dalila gritou que os filisteus estavam vindo, Sansão pensando que estava tudo bem, achou que sairia desta novamente.. Não sabia que o senhor já havia se retirado dele.

(Vem chegando os filisteu e ele se levanta. Numa boa)



Os filisteus, o agarraram, furaram seus olhos e o prenderam com correntes. E o fizeram trabalhar como escravo em um moinho.



(Pegam Sansão e fica de olho fechado)

No dia de uma festa em que os filisteus faziam. Sansão foi posto entre colunas no templo. Para ser humilhado. E foi aí que ele se arrependeu do que fez e pediu a Deus Mais uma vitória. Então pondo sua mão direita em uma coluna e esquerda noutra dizendo morra eu com os filisteus, inclinou-se e a casa caiu sobre todos os príncipes filisteus e pessoas que aí estavam. Levando em sua morte mais mortos do que em vida.


(Fica  no meio imaginando duas colunas, olhos fechados faz de conta que derruba e cai)


Que triste fim de Sansão. Seus cabelos não eram só uma razão para sua força e sim um símbolo de consagração ao Senhor. Deus tinha planos maravilhosos para ele, mas em vez de ser obediente a Deus, ouvir a voz de seus pais. Ele decidiu por escolhas erradas. Envolvendo-se com pessoas que não acreditavam em Deus. O orgulho o fez esquecer-se que toda sua força vinha de Deus. Pois tudo o que temos e o que somos é por causa de Deus. Sem ele nada somos...

Amém

---------------------------------------
Dicas da Tia Jú:  Sansão: Cabelo feito em lã com sete tranças. Colocado então uma toca preta por cima para segurar a "peruca".
Leão. Uma máscara de leão. Roupa cor de leão. Marrom.

Não coloquei mais fotinhos, pois não vou usar as imagens das crianças.

-----------------------
E é isso...



Um comentário:

Bel Amaral disse...

Oi Querida tia Jú, Cheguei até aqui através do Blog Crescimento Cristão... Amei conhecer seu blog e os trabalhos ki vc faz com as crianças... Que Deus continue te abençoando com esse maravilhoso trabalho!
Parabéns!!!