Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Arca de Noé - Lição 02 - Ainda há salvação ?

Objetivo: Mostrar a criança que apesar de tantas coisas ruins acontecendo, asim como no tempo de Noé, hoje nossa arca é Jesus. Nossa salvação.-

---------------------------------------

Apresentação – Oração – Plano de freqüência – Oferta

---------------------------------------------

Louvor – toc toc toc Martelinho - Sandrinha

-----------------------------------

Frase do dia: Deus nos dá a vida eterna.

Tantas coisas más acontecendo. Será que ainda há salvação? (Deixar eles responderem)

Vamos ver o que nos diz a frase de hoje?

Frase escondida na sala. Quem achar vai na frente e lê.(Fiz na outra aula, mas eles amam procurar e resolvi fazer de novo)

---------------------------------------------

Versículo do dia:

“Porque o salário do pecado é a morte...” Romanos 6:23

Versículo em cartãozinho colado em um martelinho de eva., simples para decorar. Nem fiz nada. Quem decorar primeiro vai dizendo e ganha o martelinho. (Ajudar a criança que não conseguir)

--------------------------------------------

Hora da história: Arca de Noé

Começa contando com o guarda chuva aberto. Será que vai chover. Ou será que vai parar de chover, se estiver chovendo. Quem gosta de chuva? A chuva cuida das plantas?A chuva pode fazer estragos? Na história de hoje, vou contar o que a chuva fez, há muito tempo atrás.

Vocês sabiam, que não havia chuva quando Deus criou o mundo? Que as plantas eram molhadas por uma neblina que subia da terra e regava o solo ?( Gen 2:6)

Quem sabe quando foi a primeira vez que choveu na bíblia? Pois é, foi quando Deus mandou o dilúvio porque estava triste com a desobediência das pessoas.

Depois que Adão e Eva pecaram, todos nasceram com o pecado, nasceram com a desobediência. As pessoas começaram fazer tantas coisas más que ficavam cada vez mais longe de Deus.

Entre elas havia um homem chamado Noé. (Mostrar Noé )

Que mesmo com tantas coisas acontecendo ao seu redor de ruim, ele era obediente a Deus.

E Deus foi ficando triste. Vendo que cada vez mais a maldade aumentava. Mais violência existia. E resolveu acabar com tudo. Mas antes chamou Noé:

- Vou destruir a terra, porque está cheia de maldade. Faça um barco bem grande.

E Deus foi falando para Noé como fazer arca. O tamanho, a porta, as janelas, tudo Deus foi dirigindo. E Noé foi obediente e foi fazendo.(Cada um tem seu martelinho - em fabricação. Fazer de conta que estão construindo a arca. Deixar ela desmontada e vai batendo como se estivesse construindo também)

Levou 120 anos para ser feita. Neste tempo as pessoas podiam se arrepender de seus pecados. Mas mesmo com todo esse tempo, não houve jeito, elas não aceitaram Deus. (Mostrar as pessoinhas de fora mal encaradas- Bonequinhos de R$ 1,99 com roupinha tnt colados e desenhado rostinho de pessoas más com caneta de cd.)


Até que chegou o dia. Deus mandou Noé entrar na arca sua família com os animais. (Coloca primeiro a família dentro da arca para caber tudo. Até já apresenta os nomes dos filhos dele)

De dois em dois entraram os animais na arca. (Tem animais pequenos em bazar, deixar elas colocarem os bichinhos dentro da arca.) E Deus fechou a porta da arca. (Fecha a tampa)

Depois sim. Quando todos estavam lá dentro Deus mandou a chuva. E choveu, choveu e choveu. (Com o regador faz chover)

Durante 40 dias e 40 noites.

Noé estava seguro dentro da arca. Com sua esposa e seus três filhos: Cão, Sem e Jafé. Eles com suas esposas também.

Quando a chuva parou Deus mandou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar. (Faz vento nas crianças e na arca) Até que a arca parou sobre um monte chamado Ararate. (Levar a arca na mão mesmo como se estivesse navegando para fora da bacia, em um lugar com a placa do monte)

Mas Deus esperou muitos dias ainda para mandar Noé sair. E quando a terra ficou bem sequinha, daí sim Deus chamou Noé e toda sua família E todos saíram, até os animais.

Noé vendo que estava a salvo, ficou muito feliz e grato a Deus. E construiu um altar agradecendo ao Senhor pela sua vida.(Faz um altar fora da arca com pedaços de madeira que estavam dentro da arca e uma ovelhinha de algodão)

Deus abençoou Noé e sua família.. E prometeu nunca mais destruir a terra com água. E como sinal de sua promessa colocou um lindo arco-íris no céu.. (Deixar um arco-íris pronto por perto e mostrar)

E toda vez que o arco íris aparece no céu Deus se lembra da promessa que foi feita a Noé.

------------------------------------------

Hora de refletir e orar.

Agora imaginem crianças. Você construindo um enorme barco em cima de terra seca, longe do rio. Não chovia, não existia isso. Você pedindo para eles se arrependerem do que estão fazendo, eles rindo de ti. Eles te colocando dúvidas, oferendo coisas para se desviar do caminho. Não foi fácil para Noé continuar fazendo. Muitos talvez zombavam dele. Mas Noé colocou Deus acima de tudo. Pois sabia de onde vem o socorro, quem cuida de nós. Temos que ser que nem Noé. Obedientes e falar de nosso Salvador, mesmo que elas riem, ou falem mal.

E agora ? Não tem muita maldade por aí? Deus vem avisando através do sinais da bíblia que o fim está próximo também, e como naquele tempo, muitos não acreditam não se arrependem. Lá a arca era a salvação,mas elas não creram em Deus e morreram sem a salvação. Hoje, Jesus é a nossa arca, a nossa Salvação.

(Aproveitar e fazer o apelo a não crentes se aceitam Jesus como seu salvador.Arrependendo de seus pecados.)

--------------------------------------------------

Repetir a Frase do dia – versículo –Louvor

-----------------------------------------

Atividades do livro

--------------------------------------------------

Brincadeira mímica de bichos. Arco íris colorido.(Encntrar uma cor)

--------------------------------------------------

Dica da Layla

Deixar uma bacia grande no centro da mesa. Com pessoinhas bonequinhos. Quase uma cidadezinha. Vai colocar a arca dentro na hora que Deus mandar construir a arca.

Então fecha para não molhar dentro Noé e os animais. E com o regador joga água. Mas devagar para não virar o barco. É bom fazer só o tanto que flutua.

Arca feito com pote de sorvete com tampa e um pote de margarina menor virado em cima. Revestidos com EVA e detalhes em caneta esferográfica preta.

Noé e esposa feito com aquele rolo de papelão de embalagens de alumínio. Revestidos em eva e eabraba e cabelo retalho de lã.

Filhos de Noé - Potinhos de fermento de bolo. Revestido corpo com tnt, cabelo eva.

Arco íris - Cores feita em partes, depois juntadas e papel contact transparente nos dois lados.

------------------------------------------------------

E é isso...

4 comentários:

Hellen Rocha disse...

Que linda história!! Adorei! Vou arrumar as coisinhas para contar pra nossas criancinhas da minha igreja!! Parabens!

Alcione tavares disse...

adorei,linda e criativa.

Lyn♡ disse...

Amei toda a história e o jeito de contá-la, é bem criativo e dinâmico. sou uma aprendiz de tia da minha igreja (13 anos) e minha mãe vai usar essa ideia. Muito legal, Parabéns!!!! :)

Lyn♡ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.