Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Peça infantil referente ao uso da bíblia

Yanni e o guarda-chuva

(Antes de entrar fica gritando de contente. Deixando a galerinha curiosa)
- Oba ! Oba ! Oba! Que legal ! Que manero ! Que bom, que bom e que bom.
(E entra no cenário delas.
-Uau !!! Quanta criança hoje por aqui !!! Olá – Eu sou Iany. Vim fazer compras...
(Conta sobre ela. Ela morava em uma cidadezinha do interior. Com esrada bem comprida, pasto no lado, vaquinhas, mais vaquinhas, plantações. Bem longe da cidade grande. Lá onde ela mora não tem shoping. Mal e mal é um mercadinho para comprar de tudo comida, roupa brinquedo,até remédio. Pois não tem farmácia. O tio Sabão é que atende lá. Ele é bem limpinho.
- Hoje eu estou super, hiper contente. Lá em casa quando alguém faz 12 anos, pode ir sozinha lá no tio Sabão comprar o presentinho que quiser. Não via a hora do meu dia chegar. Vou lá correndinho ver o que tem.
(Deixa tipo em uma mesa no canto arrumado como se fosse uma loja. E imagina falando com o tio Sabão.Naquele dia, Iany estava muito contente. Era tradição da família quando alguém fazia 12 anos, ganhava um dinheirinho para ir no mercado do tio Sabão. E podia ir sozinha lá comprar o que quissesse.)
- Olá tio Sabão !!! Vou esclher meu presente !!! Um o que será que tem hoje aqui para eu comprar. Quero algo muito especial. Muito legal. Muito bacana.
- Um livro !!! Não vai dar não. É que lá onde moramos é muito longe para uma professora ir dar aula. E ninguém que mora lá sabe ler para ensinar. Puxa, tantas figuras bonitas, o que será que está escrito? Ah! Deixa, não quero...

(Iany havia sonhado muito com esse dia. Pensava, pensava e não sabia que presente comprar: talvez um livro; mas ainda não tinha aprendido a ler. Naquela lugar, era muito difícil aparecer uma professora. As pessoas eram muito pobres, e o lugar, não era fácil para se chegar; então, quase nunca tinham visitantes, muito menos alguém para ensiná-los a ler.)
- Já sei ! Um brinquedo. Quero uma boneca igualzinha que um dia vi com uma menina lá na praça. Ela andava e falava sozinha.

(Coloca uma boneca em pé. Manda ela andar. Ela não anda, manda ela falar, ela não fala. Então rejeita.Vai escolhendo vários e não aceitando. Todos acha um defeito. Vai imaginando, bola os guris vão pegar, carrinho não gosta.)

- É só hoje que faço 12 anos. Então eu quero algo muito.muito especial. Para eu quardar de lembrança desse dia.
(Yanni havia ganho um bom dinheiro e queria comprar algo que pudesse guardar como lembrança daquele dia tão especial e feliz. )
Ela começou a procurar, mas não encontrava nada que gostasse. Ele queria algo que fosse útil. Depois de caminhar por algum tempo, Iany deparou-se com um objeto que nunca vira antes!
- Uau ! Eu nunca vi isto aqui antes! O que será isso? Que coisa mais curiosa! Que coisa mais estranha ! Não tem cheiro bom, não.
- Será que é um brinquedo? Uma roupa? Pra que serve? Vou perguntar né.
- Alguém sabe o que é isso daqui?
(Ela vê um guarda chuva fechado. Mas não sabe o que é?Mas o que seria aquilo? Estava lá, exposto na loja! Era a coisa mais estranha e curiosa que ele já vira! Seria um brinquedo? Roupa? Para que serviria? Não sabia... Nem imaginava, mas achou bonito! Então perguntou o nome daquilo.Pode perguntar para as crianças responderem.


— Guarda-chuva? - repetiu ele espantada quando lhe responderam. - Quer dizer que eu compro isso para guardar a chuva dentro?Depois tenho a agua para tomar?
(As crianças vão responder que não. Que é pra eu usar para a chuva não molhar.)

- Ah! Então esse negócio guarda eu da chuva. Entendi. Eu não vou me molhar.

— Puxa... quer dizer que, comprando isso, poderei andar na chuva sem me molhar? Legal...
- Quando chove minha mãe não deixar eu brincar na rua não. Tenho que ficar dentro de casa. Acho que vou levar um desses..
(Deixa o dinheiro e se despede do tio Sabão.


— Vai ser um sucesso. Quero só ver a cara das gurias de lá me vendo com meu guarda chuva. Vão ficar com inveja.
(Olha para cima como se começasse a chover)

- Oba que sorte. Hoje mesmo vou usar meu presente. Ta caindo umas gotas. E pelas nuvens escuras vem mais ainda. Posso usar antes de chegar em casa.
- Oba! Pode chover agora que eu não me molho!!!
Iany ficou felicíssima! E não demorou muito, começaram a cair os tão esperados pingos de chuva. A menina sorria de tão feliz que estava!
— Pode chover, que agora eu não me molho - . Que bom companheiro eu arrumei! - e ela olhava para o seu guarda-chuva.Que está ao seu lado fechado.

- Epa, o cara da loja mentiu para mim. Mesmo com meu guarda chuva estou me molhando toda.
- Começa a bater nos pingos de chuva. Como se fosse uma espada.

Iany caminhava, e ia ficando todo molhado pela chuva.
— Epa, o homem da loja mentiu! Comprei isto e ainda estou me molhando.
— Será que é assim que se usa? Não, acho que deve ser de outro jeito.
(Dá um tapa na testa)
- Puxa, como sou burra! Estou usando isso no chão. Devo colocar sobre minha cabeça.
(coloca fechado e continua acertando os pingos)
-Não estou entendendo! Ta todo mundo rindo de mim. E só eu tenho um guarda chuva para andar na chuva. Estou cansada de etntar acertar são muitos pingos.E estou toda molhada. Vou devolver e quero meu dinheiro de volta.
(No caminho deixei uma boneca que fiz de sucata outro dia Então faz de conta que ela chama e vai falar com ela. Ela conta que não é assim que se usa. Vai falando como se ela estivesse falando contigo)
- Olá dona Filó. O que estou fazendo? Ué acertando os pingos para não me molhar.
- Ah? Estou fazendo errado? Sério? Não diga?
- Então tá. Eu abro a tira aqui. Sei...
_ Tá daí eu aperto o botão
- Aiiiii... Que susto. Esse negócio abriu.
-Entendi.. Agora sim, é só colocar sobre a cabeça...
_Puxa valeu dona Filó. Tchau...


- Agora sim. Tenho um guarda chuva para me guardar da chuva. E não me molhar.
- Então tchau amiguinhos. Vou voltar para casa. Agora não me molho mais. Aprendi a usar esse guarda chuva.
Sai de cena..
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Momento de refletir sobre a história.
Hora de falar sério com a galerinha. Pode fazer uma roda e sentar no chão. com uma Bíblia na mão.

Alguma vez já aconteceu algo parecido com você? Você tinha algo que era útil, mas não sabia usar?
(deixe as crianças comentarem)
Vocês sabiam, que muitas vezes algumas crianças e também adultos agem do mesmo modo que Yani? Têm algo muito mais útil que um guarda-chuva e não sabem usar? Um verdadeiro tesouro? Vocês mesmo podem ter e não estararem sabendo usar...
Mas como? Você ainda não sabem do que estou falando?
Da Bíblia, a Palavra de Deus!
______________________________________
Ela é a coisa mais útil que podemos ter; e nós seremos pequenos em sabedoria se não a usarmos.
Vocês sabem como alguém não usa a palavra de Deus?
Primeiro, deixando de lê-la todos os dias! Quem não sabe ler? Tem uma bíblia com desenhos? Então é só ver as figuras e lembrar dos cultos e ensino na escola bíblica. Quem não tem e não sabe ler pode pensar, desenhar em casa. Tirar um tempo com Deus na Palavra.
É na Bíblia que encontramos o caminho de Deus para a salvação, que ele nos oferece de graça, através de seu filho Jesus. (leia Romanos 6:23 se for crianças maiorzinhas).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois que cremos em Jesus e "o recebemos" como salvador, o Espírito Santo vem habitar em nós, e ele nos ajuda a compreender o que lemos e a lembrar do que aprendemos. (leia João 14:16).
Se não lermos a Bíblia, não poderemos lembrar do que ela diz.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em segundo lugar, não usamos a Palavra de Deus, quando não colocamos em prática o que aprendemos.

Se você tem ouvido a Palavra de Deus, mas continua mentindo, falando palavrão, desobedecendo aos seus pais, brigando e fazendo tantas outras coisas ruins, você não está usando a "sabedoria" que essa palavra pode lhe dar. Está desperdiçando esse tesouro tão útil que você, ou a mamãe, ou o papai tem em casa.
A Palavra de Deus, que é a verdade, pode fazer de você uma pessoa feliz. Mas você precisa tê-la em sua vida, tem que guardá-la dentro do seu coração, e fazer o que ela manda. Devemos obedecer a sua palavra.

Vamos fazer isso agora mesmo? Vamos pedir a Jesus que nos ajude a ler e a praticar diariamente o que ele mesmo nos diz na Bíblia.
Oração...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem: (Guardei no coração a tua palavra, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11)


----------------------------------------------------
Louvor
Leia a Bíblia e faça a oração.
Explicar antes que crescer não é tamanho, e sim graça e conehcimento e pequeno e ficar longe de Deus e falta de sabedoria.
----------------------------------------------------
Entrega da lembrança que será o coração. Vocês querem encher o coração de versículos. De mensagens de Deus para nós guardamos no coração?

------------------------------------------------------------------------
Dica da Layla:
Versículo feito em papel cartão preto como se fosse uma Bíblia e palavras em partes. Daí vai escondendo cada uma até eles decorarem.
Coração em EVA vermelho duplo. Colado só deixando um buaco para eles guradarem seus versículos e marcadores ou outros versículos que tiverem em casa. Atrás o versículo citado imprimido e colado. Pode escrever se quizer com caneta cd.
Imprimir versículos ilustrados para eles guardarem

Fonte: A história da Yanni foi baseada em o "Frederico e o guarda chuva" que peguei na Net já fazia muito tempo. Não lembro de onde.
-----------------------
E é isso..

Um comentário:

Unknown disse...

amei. parabéns! irei fazer para minhas crianças