Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Os livros da Biblia para crianças - Cantares de Salomão - Uma sementinha para os pequenos corações.



O livro de Cantares ou Cânticos dos Cânticos


Este livro trabalhei com uma turminha de 07 a 10 anos.
Como recurso na história entreguei bonequinhos e conforme ia contando a história eles iam interpretando.


Dicas do Biblionildo:



Salomão – Provavelmente no inicio do reinado – Autor do livro



Coração menino – coração menina – Fala do amor do esposo por sua esposa. Ele cuida bem dela. Fala palavras bonitas.  O esposo e a esposa tem um respeito um pelo outro.



Semente – Este livro hoje, serve para nós como uma semente em nossos corações novinhos. Pois quando formos grandes vamos saber cuidar de nossos futuros esposos ou esposas. Saber falar e respeitar.




Uma cruz com coração – Este amor que o esposo tem pela esposa. Querendo o bem dela. Que ela seja feliz, é o mesmo cuidado que Deus tem por nós. Até um presente Deus nos deu. Enviando seu Filho, para que assim ficássemos livre do pecado e tivéssemos uma vida eterna com ele.




Versículo - Cantares 8:7 primeira parte


“ As muitas águas não poderiam apagar este amor...”


----------


Uma história para ilustrar 


Uma Flor Rara


(No dia em que contei a história tinha uma flor diferente, amarela de plástico que não era comum, e coloquei um perfume nela)


Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo:




Um marido maravilhoso;




filhos perfeitos;




um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.
Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente:



uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.
E disse a ela:
- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.
Ela chegava em casa, olhava a flor e ela ainda estava lá, não mostrava sinal de fraqueza ou morte, apenas estava lá, linda, perfumada. Então ela passava direto.
Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto!
Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas pétalas caídas e suas folhas amarelas.
(Se usar aquelas flores artificiais pode dobrar os caules para baixo)
A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então respondeu:
- Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que Deus te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.
---------------------------------


Concluindo: Esta história fala de relacionamento familiar. E isto me vem a mente junto com o livro de Cantares que também fala de relacionamento. Relacionamento é estar junto com outras pessoas a nossa volta. Em casa, na escola na igreja. Muitas vezes, por causas egoístas, de queremos só o melhor para nós, acabamos machucando outra pessoa que amamos. Não por maldade, mas por simplesmente não colocar as pessoas mais importantes em primeiro lugar em nossas vidas. Hoje podemos refletir em alguns relacionamentos:


 Como está o nosso relacionamento com Deus?


Como está nosso relacionamentos com nossos pais? Às vezes é difícil, pois o papai e a mamãe podem não estar junto mais. Mas mesmo assim, ou a mãe, ou o pai, ou uma vó temos como aquele que está mais juntinho de nós. E precisamos respeitar, amar e ajudar. Não podemos descontar nossas raivas, mágoas em cima deles. Mesmo que as coisas não estão sendo como desejamos. Primeiro temos que lembrar que temos Deus. Ele é a nossa força e refúgio. Ele que vai nos ajudar a passar ou lidar com as situações difíceis. Não nos abandona. Nós é que abandonamos, quando não estamos contentes.


E depois... Temos nossos amigos. Como está o nosso relacionamento com eles? São fiéis a Deus? Vão ajudar a estar no caminho certo?


E é isso... Vamos cuidar do que é importante na nossa vida. Imaginem a vida sem Deus? Onde vai parar? Ou sem outra pessoa que para nós é importante. Só quem perdeu uma pessoa importante, sabe o quanto gostaria de voltar atrás no tempo e poder fazer tudo diferente. Não espere se arrepender, faça desde já momentos alegres para guardar nas lembranças.
--------------------------------