Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Os livros da Biblia para crianças - Eclesiastes - Tudo tem um tempo certo para acontecer



Livro de Eclesiastes

Dicas do Biblionildo: O que Eclesiastes nos ensina? 


Salomão (boneco) Escreveu seu livro na velhice - É o  Autor do Livro.
Rosto Feliz (Desenhar) –  Salomão fez algumas coisas que não devia e isso lhe trouxe tristeza, e assim ele nos mostra como podemos evitar os problemas no futuro se vivermos de acordo com a Palavra de Deus. Nos ensina como viver uma vida feliz de verdade.
Espelho: Vaidade, tudo é vaidade 1:2 – Querer ter de tudo. Querer ser o mais bonito. Querer ser o mais rico. Ter a melhor casa. Melhor carro. Melhor brinquedo. Tudo isto é vaidade. Se não tivermos Deus em nossa vida, todas estas coisas são vãs. Não valem ada. Tudo é vaidade.

Relógio: 3:1 – Tudo tem seu tempo certo para acontecer. Ou seja, temos que organizar nosso tempo para que tudo dê certo também. 
Tempo para quê? 
Vamos ver as dicas: 
Caderno- Tempo de estudar – Biblia – Tempo de ler a Palavra – Vassoura – Tempo de ajudar em casa – Bola - Tempo de Brincar – Amigos – Tempo de conversar ,visitar.
-----------------------------
História de hoje sobre o tempo

Foi a Profa Carina quem fez !!! Muito dedicada !!!
E confeccionou junto com as crianças este cartaz:



------------------------------------------------


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Os livros da Biblia para crianças - Provérbios - Um livro de ensinamentos cotidianos


Dica do Biblionildo:

Autor do livro: Salomão – Princípio de seu reinado

Para ilustrar este livro uma história bem conhecida Zé coração, mas adaptada....

Zé Zangão
(O rostinho zangado está por baixo do cabelo, fixo em um velcro. O rosto é retirável.)


Este é o Zé Zangão.

Ele é um menino mal humorado, por isso, não tem amigos.
Seu coração vive cheio de raiva e mágoas.
 

Ele tem olhos tristes (mostrar a figura).


Seus olhos só vêem o defeito dos seus colegas. Ele não acha nada bonito. Para ele, o mundo e a vida são horríveis. Ele não se alegra com nada. Qualquer coisa é motivo de choro. Na hora da oração em vez de fechar seus olhos para ficar concentrado em Deus, fica olhando para todos os lados e pessoas. Ou então, em vez de ler a Bíblia, fica vendo outras revistinhas nos cultos. Tipos gibis. Sem falar que gosta de ver filmes de terror e zumbis.

Seus ouvidos são tristes (mostrar a figura).


Ele só gosta de ouvir piadas picantes, indecentes, zombarias e palavrões. Músicas do mundo, onde falam de tristezas no amor ou então incentivam a dançar conforme a letra, precisando mexer o corpo de modo que não agrada a Deus.

Da sua boca, só saem palavrões, mentiras... (mostrar a figura).


Ele fala mal de todos,põe defeito nos colegas... ele é malcriado, responde com desrespeito aos pais,professores, às autoridades. Ele não respeita ninguém. Fala no meio quando tem alguém conversando. Ou na igreja fala alto, quando os outros estão orando.

Tic-tac, tic-tac! (mostrar a figura).


Ele não tem tempo para ajudar aos outros. Nem fazer suas tarefas. Além disso, ele também só chega atrasado nos lugares. Fica enrolando, não brinca e também não consegue fazer nada, pois o tempo passa e ficou parado teimando ou esperando.

Seus pés, como todo o seu corpo, também é triste (mostrar a figura).


Eles vão a lugares que não agradam a Deus. Festas que não são legais que só tem bagunça. Os pés costumam ser usados para fazer os colegas tropeçarem e para praticarem coisas más. Na igreja, em vez de esperar a hora de entrar na sala, fica andando pela igreja para ir no banheiro e tomar água o tempo todo.

E suas mãos? Delas também só sai tristeza. (mostrar a figura)


Quando vai folhear a bíblia, vira as páginas tão rápido que amassam ou então dá orelha. Zé as usa para roubar coisas de seus colegas, como lápis, dinheiro, caneta, borracha e até brinquedos. Quando alguém fala algo que ele não gostou, usa suas mãos para bater, dar um soco ou empurrar. Os professores já não sabem o que fazer com ele, nem seus pais.  

Zé Zangão na verdade não era feliz. Sabia que estava errado e mesmo assim não se corrigiu.

Um dia, apareceu em sua escola, um menino chamado Beto.


Beto era um menino feliz e ao contrário de Zé Zangão, gostava de fazer amizades.Por ser muito simpático, Beto logo conquistou  a amizade de Zé. E, num instante, Beto já estava falando de Jesus e do amor de Deus para o Zé.

Ele até mostrou um versículo na Bíblia, que dizia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Beto mostrou a Zé Zangão, que o amor de Deus por ele e por toda a humanidade havia sido tão grande, que Ele enviou Seu único filho, Jesus Cristo, para morrer numa cruz pelos nossos pecados, nossos erros. E aquele que crer no sacrifício de Jesus não apenas terá vida eterna, mas terá também uma vida com objetivos, uma vida mais feliz.

 Zé Zangão sentiu o amor de Deus por ele, reconheceu que as coisas erradas que fazia era pecado, e ele resolveu entregar sua vida a Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar, totalmente, o seu modo de ser.

E Jesus ouviu o pedido de Zé, transformando sua vida.

Agora, ele é um menino feliz. (mostrar a figura).
(Tira o rostinho triste que está por cima deste)


Tic-tac, tic-tac. Agora, Zé Coração tem tempo para ajudar aos outros. (mostrar a figura).


Além disso, ele passou a chegar cedo na escola, na igreja. Controlava seu tempo para conseguir brincar, ajudar seus pais e ter um momento com Deus.

Os seus olhos, agora, enxergam o mundo lindo que Deus criou. (mostrar a figura).


Zé, agora, sabe ver as qualidades dos outros. Fecha seus olhos nas orações para ficar mais juntinho de Deus e assim sentir em seu coração o que Deus quer com ele.

 Ele também gosta de ouvir só coisas boas. (mostrar a figura).


Os seus ouvidos estão sempre alegres, agora . Ouve com atenção as ordens e conselhos de seus pais. Ouve as histórias para depois poder contar para seus amigos.

Os seus pés passaram a andar só em lugares que agradam a Deus. (mostrar a figura)


Eles também são alegres. E já nem correm mais pela igreja. Sabendo que é um lugar de respeito. Então vai ao banheiro e toma água antes e depois dos cultos. Assim não tira a atenção de ninguém.

As suas mãos, agora, vivem dispostas a ajudar os outros. (mostrar a figura)


E ele já não tira mais nada dos outros. Suas mãos são alegres. Servem para erguer em adoração ao Senhor, ou abençoar a vida dos outros.

Quanto à sua boca, dela, só saem palavras agradáveis, de elogio e de coragem(mostrar a figura)


Canta louvores ao Senhor, e sabe contar as histórias bíblicas que ouve na igreja.
O coração passou a ser alegre e estar em paz.


Hoje, todos notam a transformação que Jesus fez na vida de Zé. Seus colegas e professores tornaram-se seus amigos e Zé, passou a ter, agora, uma vida repleta de sentido, uma vida cheia de razão, feliz. Seus pais e avós sentem-se orgulhosos das transformações que aconteceram. E muitas pessoas que viram estas transformações, queriam também isso para elas.

E você ? Precisa desta transformação em alguma parte de seu corpo? Hoje é o dia para conversarmos com o Senhor para ele nos ajudar a ter uma transformação também.

Os livros da Bíblia para criança - Salmos 01 - A força da Palavra em nossa mente.






Salmos - para professores



O livro seguinte é o de Salmos. A palavra Salmo significa “canção”. O salmo é um poema musicado. O livro de Salmos era como um hinário para o povo de Israel. Eles cantavam essas canções durante os períodos de adoração. Procure Salmos na metade da Bíblia. O livro de Salmos é o mais comprido do Antigo e Novo Testamento. Quantos capítulos há no Livro de Salmos?(150). Ele contém igualmente o capítulo mais longo. Procure Salmo 119. Quantos versículos contêm?(176). Apesar de ser longo, cada palavra é importante. Ele ensina todas as maneiras maravilhosas em que a Bíblia pode ajudar-nos em nossa vida diária. Veja os versículos 9 a 11. Eles nos dizem que a Palavra de Deus nos purifica e nos guarda do pecado.

O rei Davi escreveu 73 dos Salmos neste livro. Quando pastoreava em sua adolescência, Davi passou muitas horas nos campos com as ovelhas. Aprendeu então que não estava só. Deus lhe deu coragem e ajuda quando animais selvagens tentaram atacar as ovelhas (1 Samuel 17:37).Davi escreveu poemas e os cantou para Deus enquanto tocava harpa.Quando adulto,Davi ainda gostava de louvar a Deus e continuou escrevendo Salmos.Nos seus Salmos ele clamou a Deus,dizendo a Ele como Moisés,Salomão e outros homens também escreveram alguns Salmos.Todos os salmistas expressaram seus sentimentos a Deus.Eles falaram com Deus a respeito de tudo – quando sentiram medo(56),solidão(34),tristeza(42),alegria(100) e esperança(16).O livro de Salmos pode ensinar-nos a falar com Deus.

Como outros livros do Antigo Testamento, Salmos nos lembram da promessa de Deus de enviar um Salvador. Veja o Salmo 22. Vamos ler o versículo 16. De quem o final desse versículo lembra você?Jesus na cruz. Deus usou os salmistas para contar detalhes sobre a morte de Jesus antes deter acontecido.


Biblionildo:


Autores :
Davi – Moisés – Asafe – Salomão e outros.


 AMIGUINHOS, a Bíblia é um livro muito especial, não é mesmo? E hoje vocês vão aprender
sobre mais um dos livros de poesias, o segundo livro poético da Bíblia: o Livro de Salmos.
Salmos é um livro muito conhecido e fácil de ser encontrado, pois está no meio da Bíblia.

Muitos pessoas, até as que não têm o hábito de ler a Bíblia, costumam ter em suas casas um quadro ou algum objeto com o Salmo 23. Vocês conhecem este Salmo? (espere a participação). 

Ele diz que “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará...”

O Livro de Salmos levou centenas de anos para ficar pronto e isso é muito, mas muito tempo mesmo. Dizem também que os Salmos eram usados como músicas nos tempos da Bíblia, mas ainda hoje muitos deles são usados em forma de canção.

Um dos líderes do Coro de Davi chamado Asafé e Coré pertencia a uma família dos músicos
oficiais, e eles também escreveram alguns Salmos. Porém, a maioria dos Salmos foi escrita pelo rei Davi. Eles eram conhecidos como salmistas e usavam vários instrumentos musicais para louvar a Deus.

Davi tinha um coração bondoso, respeitava a Deus e sempre O louvava com muita alegria. Sabe qual era o maior prazer de Davi crianças? Ir para a Casa de Deus e lá cantar louvores para exaltá-Lo.

Antes de ser rei, Davi foi um simples pastor de ovelhas de seu pai. Ele cuidava de cada uma
delas com muito amor, por isso Deus o escolheu para ser o rei de Israel. Somente alguém tão especial poderia escrever um livro tão lindo e abençoado, não é mesmo crianças?


--------------------


Aula dinâmica - Uma alimentação saudável. 

Para primário e juniores.

(Bonecos feito com caixa de sapato. Somente a frente da caixa com desenho dos rostos e corpos.)


Se comermos balas, doces, frituras e massas. Tudo no exagero, o que vai acontecer? Vamos estufar. (Coloca balas na boneca).  Se comermos rápido, e demais vamos ficar com a barriga doente, pesada, e isso  vai nos fazer mau. Uma alimentação péssima nos trazer problemas para o corpo e a saúde.





(Nesta boneca tem um cano que vai da boca e leva para frente onde  tem um tecido mais fácil de esticar conforme enche. As balas são de clica com papel de bala embrulhada, por serem pesadas e redondas caem mais fácil. Depois para tirar é só virar a boneca, como se fosse vomitar. kkkkkkkk)


Agora se eu me alimentar com salada, com arroz, feijão de tudo um pouco, e carne. Vou ter uma dieta equilibrada. O meu estômago não vai ficar pesado, nem reclamar e meu corpo ficará em forma. É muito importante sabermos nos alimentar.Pode comer que não faz mal, o corpo aceita e não estufa a barriga e nem doer.

 
(E o outro boneco com uma colher, come comida correta, arroz, feijão, cenoura...Sem cozinhar. rsrsrsrs De carne pode usar aquelas cozinhas de frango para cachorro, mas tem que ser pequena. Eu não encontrei nada no momento. rsrsrsrs)
O detalhe é que neste a comida cai direta em cima de um algodão para não fazer barulho. Não tem cano levando para a barriga. Colocou a colher na boca, cai dentro da caixa. Depois é só abrir a caixa e tirar fora.)
 
 
Hora de semear... Salmos 01:02

Com a nossa vida espiritual, é a mesma coisa. Se ficarmos lendo coisas bobas, ficar no celular só lendo piadinhas, estaremos nos alimentando de bobagens. Fazendo mal para o nosso espiritual, fazendo assim ficar longe de Deus, e daí sim, vamos ficar fracos,nos sentiremos tristes e com um coração pesado. Agora se eu ler a Palavra, pensar nela durante o dia, estarei me alimentando espiritualmente com coisas que são do agrado de Deus. E serei uma pessoa abençoada, forte, pois estarei me fortalecendo com o contato de Deus. E assim poder fazer grandes coisas na obra Senhor.

Slide com as figuras referentes ao texto bíblico. Salmos 01. Usei em power point. Abaixo das figuras uma rápida explicação. Neste momento o Espírito Santo falará aos pequenos.

O quanto nos faz bem ficar pensando naquilo que lemos.


    Nos tornamos pessoas calmas, tranquilas, seguras. Quando virmos em algum desenho, filme ou revista algo que desagrada a Deus, nossa mente não deixará que sejamos influenciados, pois a Palavra de Deus estará forte em nossa vida.

 
Viram? Estaremos fortes e com mentes e corações saudáveis, prontos para fazer a obra de Deus.

Onde estivermos levaremos  as bênçãos de Deus. Bendito seremos onde estivermos.


---------------------------------------------------------------------------