Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Ester


Para esta aula, esqueci os bonequinhos em casa e precisei me virar com os que tinha na sala.
Então tinha duas bonecas, e fizemos a votação da mais bonita. Uma foi a Vasti, onde fomos nomeando, e a mais linda foi Ester.
Assim fizemos com Mordecai, com o rei, e Hamã.
Construímos então os personagens juntos. O que foi muito legal. 
No final, encontrei os bonequinhos que havia feito no carro. rsrsrsr


Não perca sua coroa !!!

O Rei Assuero era poderoso. Vivia em um lindo palácio. Gostava de festas e tinha do melhor. Havia um detalhe. O rei morava no Palácio e a Rainha em outra casa, Não vivia junto. E só comparecia perante o rei, quando chamada. E isso servia para qualquer um. Apenas se o rei chamasse poderia chegar a sua presença, ao contrário, poderia perder a vida.
Então o rei, com os príncipes e reis de outros lugares, quis mostrar a sua bela rainha Vasti. A qual, não aceitou ir até sua presença. O rei ficou indignado. E assim expulsou a rainha de seus aposentos, Vasti perdeu sua coroa. 
O rei deu uma ordem que todas as moças do reino fossem até ele, para assim escolher a mais linda de todas e transformá-la na nova rainha.
Uma dessas moças, era Hadassa. Judia. Mordecai, também chamado de Mardoqueu, pediu que ela mudasse seu nome, e que quando chegasse ao rei, se chamasse de Ester.
O rei quando viu a moça, perguntou seu nome, e gostou muito dela. E assim Ester foi escolhida a nova rainha.
Hamã, era um dos homens poderosos do rei, sempre a serviço e ao lado. E Hamã não gostava de Mordecai, pois todos que passavam por ele, deveriam se curvar, e no entanto, Mordecai se recusava a fazer este ato. Pois sua adoração era somente para Deus. E não se curvava aos homens. Então Hamã planejou contra a vida de Mordecai e de todos os judeus. Fazendo o cabeça do rei contra um povo, e não dizendo qual, apenas que é um povo que tinha modos diferentes, não obedeciam a lei e faziam assim mal ao reino. E precisavam ser destruídos. O Rei nem questionou e aceitou a  fazer um decreto como Hamã bem queria que fosse feito, iriam atacar todos o povo, assim acabar com eles, e ficar com suas coisas. O rei, selou o decreto com seu anel, o que era muito importante e não teria volta.
Quando Mordecai soube, falou com Ester. Pois a sua vida também estava em risco. Que era para ela falar com o rei e salvar o seu povo. Ester ficou com medo a princípio, pois ninguém poderia ir ao rei sem ordem, sem for chamado. E ela então pediu que Mordecai avisasse ao povo para orar e jejuar durante três dias. E assim fizeram. Deu-se os dias, Ester foi até o rei, que com certeza estranhou este comportamento dela. Mas então ele abriu uma exceção, estendendo seu cetro a ela, o qual ela tocou e assim falou com o rei. Fez um convite: para que o rei viesse a um banquete que ela ofereceria e também Hamã, o qual ficou todo orgulhoso. 
Quando estavam no banquete o rei, todo feliz, pede para Ester fazer qualquer pedido que ele atenderia. Então Ester pede que o rei volte outro dia, e farei outro banquete e então diria ao rei. E quando foi no outro dia, o rei quer saber o que ela quer e daria, até mesmo se fosse a metade do reino, mas ela só pede uma coisa: Oh rei, poupe a minha vida e de meu povo !!!
O rei deve ter ficado pasmo. Como assim? Sua rainha estava em perigo? E quem era seu povo? Quem está querendo fazer isto com ela e com seu povo? Então ela apontou para o Hamã, que veio ao banquete novamente. O rei se levantou, e Hamã ficou implorando a Ester que poupasse sua vida, e orei voltou viu Hamã junto a Ester, e pediu que os guardas o levassem embora e que a justiça fosse feita. (Como dou a aula para todas as idades, não quis concluir que ele fosse enforcado. Usei termos mais leves)
O decreto não poderia ser voltado atrás, e Mordecai assumiu o lugar de Hamã e poderia então fazer um novo decreto. E assim Ester, com coragem, confiante em Deus, e junto com o povo que orou e jejuou, conseguiu salvar seu povo da destruição total.

--------------------------------
Dicas do Biblionildo


Uma coroa para meninas e outra para os meninos.

Não perca sua coroa !!! 

Quando chegarmos ao céu, e nos encontrarmos com Jesus. Seremos então coroados, conforme nossas obras. Cuidado para que o pecado, não venha estragar este momento. Esta coroa aqui, é simples, de pedrinhas falsas. Mas com certeza a coroa de Jesus, será muito linda e verdadeira !!!

Atividade Bacana

Feita pela Professora que estava junto no dia.




Um caminho com círculos, alguns tampados. Primeiro as crianças pintam personagens, os quais representam os personagens da história, antes revistos com as crianças, pois os bonecos usados não são iguais as figuras para colorir.

Rei Assuero
 Ester
 Hamã
 Mordecai
Rainha Vasti

Jogam o dado. Se cair na figura escondida, para os menores, devem dizer quem é o personagem? Depois em outras jogadas, o que fez? E os maiores de 07/10 anos com perguntas, onde tiram um numero com a pergunta correspondendo.

1 -  Qual o nome do Rei da História de Ester?
Assuero

2 – Qual o nome da rainha que perdeu sua coroa na história de Ester?
 Vasti

3 – Quem foi o primo de Ester?
Mordecai, Mardoqueu Depende de como contar.

4 – Qual o nome da moça que foi escolhida para ser rainha no lugar de Vasti?
Ester

5 - Como era a casa do rei e da rainha? Como eles viviam?
Vivam em lugares separados.

6 – Todos podiam falar com o rei quando quisessem? Por que?
Não. precisavam ser chamados pelo rei.

7 – Como se chamava o homem que trabalhava para o rei e que não gostava dos judeus?
Hamã

8 – Ester tinha um nome judeu.
Qual era seu nome?
Hadassa

9 – O que Mardoqueu fez, que Hamã não gostou?
Não se curvava para ele.

10 – Qual era o decreto que Hamã pediu para o rei?
Deixar o povo ser destruído.

11 –  Mardoqueu pediu para Ester salvar seu povo. Então o que Ester pediu para o povo fazer junto com ela, antes de ir falar com o rei?
Orar e jejuar por três dias

12 – O que Ester foi falar com o rei quando chegou a primeira vez em sua presença?
Convidou para um banquete

13 – Hamã perdeu todas as coisas e Mardoqueu ficou em seu lugar. Então, qual foi o decreto que Mardoqueu fez para ajudar o seu povo?
Que podiam se defender.

14 – Como foi o final da história? O povo sobreviveu?
Sim. O povo venceu a luta contra eles.

Os livros da Bíblia para crianças. - Esdras e Neemias

Foram passados os dois em uma aula.

Meu esposo quem fez.
assim que tiver as notas postarei