Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - 2 Crônicas - Josias

JOSIAS RENOVA A ALIANÇA

Objetivo da Lição:    Ensinar que devemos aprender a seguir os ensinamentos de livro de Deus

Ponto de contato:
Você tem ouvido muitas palavras hoje? Você lembra todas que ouviu? Claro que não! Mas, algumas são mais importantes do que outras e nós devemos escutar bem estas palavras, lembrar bem delas e depois agir de acordo com estas.
Nossa lição e hoje é sobre um rei que fez exatamente isto.

História Bíblica:
Este rei subiu ao trono quando tinha apenas oito anos de idade e durante toda a sua vida fez o que era agradável a Deus.
O povo hebreu já não adorava a Deus, mas sim à ídolos feitos de pedra e de madeira.
A casa de Deus, o lindo templo, já não era tão bonita. Quando o povo começou a adorar ídolos, deixou de cuidar da casa do Senhor. As paredes estavam sujas e maltratadas; o assoalho estava despregando e a magnífica mobília toda riscada e quebrada. Tudo estava sujo e empoeirado. Mas ninguém se incomodava, ninguém exceto o rei – o rei Josias, que decidiu fazer alguma coisa.
− Vai ao templo – disse ele a Safa, o escriba. – diga a Hilquias, o sumo sacerdote – que conte a prata que o povo deu e com ela pague os carpinteiros e demais operários para que reparem o templo, que compre pedra, madeira, tudo quanto for necessário.

Hilquias, o sacerdote, tinha alguma coisa interessante para contar a Safa:
− Vê o que encontrei no templo – disse ele – É o Livro de Deus. Safa tomou o pergaminho e olhou para ele como alguma coisa que não via há muito tempo. E leu uma parte dele.
− Eu preciso mostrar isso ao rei – disse ele, correndo para o palácio.
− Aqui está o que Hilquias achou no templo – e a seguir começou a ler o pergaminho para o rei.
À medida que Safa lia, o rei começou a ficar triste, preocupado.
− Sim, aquilo era a palavra de Deus – murmurava ele e imediatamente rasgou as suas vestes para mostrar que estava muito triste, infeliz e assustado.
− O povo está adorando ‘dolos de pedra e de madeira e se esquece de Deus – dizia o rei – Muitas outras coisas erradas estão acontecendo. Como Deus devia estar zangado com seu povo.
Imediatamente enviou Hilquias a Hulda, profetiza que transmitia ao povo à vontade de Deus.
Hulda enviou este recado:
− Dize ao homem que te mandou, que Deus prometeu castigar o povo desobediente, mas que o Senhor ouviu a oração do rei e que o abençoará durante todos os dias da sua vida.
Quando o rei ouviu a mensagem da profetiza, reuniu o povo e, ficando de pé, numa das grandes colunas do templo, leu a todos as palavras do livro que fora encontrado.
Ao terminar, o rei disse:
− Eu prometo guardar todas as leis de Deus escritas neste livro, para nós. O povo prometeu o mesmo.
Mas isso não foi tudo. O rei ordenou que todos os ídolos dentro do seu reino fossem queimados, porque desejava que seu povo adorasse somente a Deus único e verdadeiro.
Depois o rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do Eterno, o Deus deles, conforme estava escrito no livro de Deus. Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma festa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá.
Josias foi um bom rei porque obedeceu as leis de Deus, de todo o seu coração.
Ele sabia o quanto era importante obedecer as Escrituras. Ele deixou um bom exemplo para o seu povo.
Algumas palavras são importantes porque elas nos ajudam a lembrar coisas importantes. As palavras mais importantes são as palavras de Deus. Elas são palavras que devemos escutar, lembrar e obedecer.
Josias estava com vergonha porque Judá não tinha obedecido às palavras de Deus. Mas não só ficou vergonha. Ele mudou das coisas lendo as palavras de Deus ao povo e ajudando-o a obedecer ao Senhor. Depois ele ajudou o povo a viver vidas como Deus queria. Nós precisamos ouvir as palavras de Deus para nossas vidas e agir, obedecendo, como Josias.

Perguntas:
1. Quantos anos Josias tinha quando virou rei?
2. O que Josias resolveu fazer?
3. O que o sumo sacerdote achou?
4. O que Josias fez com o livro?
5. O que foi tirado do templo?
6. O que povo celebrou?
7. Quanto tempo tinha passado desde a última festa de Páscoa?


------------
(Apenas peguei da Net. Não cheguei a passar esta lição.
Foi outra profa e não peguei as dicas com ela.)

Os livros da Bíblia para crianças. - 1 Crônicas - Jabez... um homem, uma oração e muitas bênçãos.



Tarefa de casa - Você sabe de onde veio seu nome?


Foi pedido aos pais, que trouxessem um pouco da história do nome da criança. Se tem um significado? Quem escolheu?
Então primeiramente lemos a tarefinha daqueles que fizeram.

Dicas do Biblionildo:





Hoje vamos conhecer mais um livro que faz parte dos Históricos.
O livro de Crônicas.

Autor:  Como não há uma certeza, então é desconhecido:

Que mais temos aqui Biblionildo?
Um álbum de fotos?
Pra quê? O que temos nos álbuns de fotos? Fotos de quem?
Ah... Muitas vezes de nossas famílias.

O livro de Crônicas começa falando de Genealogia. Falando o nome do pai, depois do filho, depois do filho deste, e do filho deste, e do filho deste....
Olha... Vai bem longe os filhos e filhos...

Deixa eu mostrar para vocês o que é uma genealogia:
(Aqui professor, podes até fazer sua própria árvore. E se tiver filhos, coloque eles também)




DINÂMICA DA CHAVE - ORAÇÃO É A CHAVE
Material Necessário

2 cadeados pequenos e chaves
3 chaves velhas de tipos diferentes que não abrem o cadeado
e a chave verdadeira do cadeado.
1 porta-jóias (pode ser substituído por caixinha revestida com papel)
Pirulitos com bençãos de Deus escritos neles.


Modo de Preparar
Coloque as jóias na caixa. (Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado. Caso utilize um porta-jóias com chave, será necessário apenas um cadeado.) Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes inscrições: DINHEIRO, FAMA, BONDADE, POBREZA. Coloque etiquetas também em cada PIRULITO. As etiquetas devem conter as seguintes inscrições: "Ajuda na angústia", "Perdão", "Saúde", "Força", "Saúde", "Paz", "Alegria" ...


NOTA: A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.


Mensagem

Mostre um cadeado e sua forma de fechadura. Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.
Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus(coloque o porta-jóias sobre a mesa e não mostre a chave).
Bem, se este porta-jóias fosse o tesouro de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?
Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).
Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.


Primeira chave – DINHEIRO
O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus? (Tente a chave na fechadura.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.


Segunda chave – FAMA
Algumas vezes você vê o filho de uma pessoa famosa e imagina que a chave da fama irá abrir a caixa do tesouro. Ou vê aquele cantor na tv em todas as festas, conseguindo tudo o que quer... Porém, ser famoso não irá abrir o cadeado.


Terceira chave – POBREZA

A pobreza irá abrir o tesouro? Não. O fato de ser pobre não implica em que o cadeado abra a caixa do tesouro.

Quarta chave – BONDADE

Fazendo só boas ações, será que abre? Ajudar o amigo, ajudar a levar uma sacola para alguém que tem idade. Ajudar o pai e a mãe em casa. (tenta abrir... mas ainda não deu certo)
Pois é... É importantísssimo que façamos coisas boas, que sejamos bons com os outros... Mas ainda não é bem esta chave... Parece que está faltando algo para realmente conseguir estas bençãos de Deus.

Há apenas uma chave que pode abri-la. É a chave da oração(segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO).



REFLEXÃO

A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus. Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura. Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades.  Não vai adiantar apenas querer ser bonzinho com os outros, ajudar, mas estar longe de Deus. Nem lembrar que Ele existe. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida. Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição. E então sim, até seu ato de bondade, Deus poderá recompensar.


-------------------------------

História do livro de Crônicas 
Jabez... um homem, uma oração e muitas bênçãos.


No Livro de Crônicas, capítulo 04. Vemos um monte de nomes, que vão mostrando seus filhos e filhos. Mas notem um detalhe interessante: No versículo 09, há uma frase sobre o homem. Dois versículos que falam sobre sua vida. Vejam: algo muito especial aconteceu com ele:

Seu nome ? Jabez


A oração de Jabez é simples e objetiva, mas de um significado profundo. Ele fez quatro pedidos a Deus e foi prontamente atendido. O que havia de especial naquela oração? 

1. “Se me abençoares muitíssimo...” 

Jabez pediu uma bênção sobre sua vida 
(Picotei sinhaninha dourada que tinha em casa, bem finininha e coloquei dentro de um pequeno frasco, o qual eu abri, e em cima da caixa tem um buraco,  então polvilhei aqueles pedacinhos dourados. Não sei se existe purpurina mais grossa, mas seria legal. Assim as crianças já amaram. Ver aquele brilho caindo por cima do boneco.)

Jabez reconhecia Deus e sabia que tudo dependeria da sua vontade. 
Então com humildade pediu.           
s deu: salvação, perdão, cura física, emocional, benção na família, no casamento, e vida eterna.

2. “Se meus termos amplificares” (alargares as fronteiras) 

Jabez pediu uma Bênçãos de prosperidade 

(Como fiz? Uma caixa menor dentro, duas abas laterias cortadas. E uma maior, aba esquerda cortada e outra menor, aba esquerda coratada, as duas se encaixam atrás. Daí quando ele pede alargar as fronteiras. Deixo a menor central parada, E as duas laterais eu abro.Pintei de guache por dentro para serem iguais.)



Alargar fronteiras indica aumentar as possibilidades, ultrapassar os limites. Hoje você somente canta na sala de cultos na igreja, mas pode ir além, quem sabe cantar na igreja. Prosperar, crescer, não só espiritualmente, mas também, materialmente. Quando se fala em fronteiras logo pensamos em extensão de terra, o que na verdade, está correto. Podemos entender então que Jabez, ao fazer esse pedido tinha em mente aumentar as suas posses.

Não há nada de errado em desejarmos ter bens materiais. Lógico que não devemos priorizá-la porque sabemos que não somos deste mundo e que nada poderemos levar conosco daqui. 


Alargar as fronteiras é pedir mais influência, mais notoriedade e até mesmo, mais responsabilidades para Deus. É não fugir dos obstáculos da vida, é pedir a Deus mais força para vencê-los. Jabez almejava ser bem sucedido em sua vida, em todos os sentidos. Isso é normal. Jabez tinha boa intenção, tanto que não usou de modo ilícito pra conseguir realizar seus projetos, antes porém, apresentou-os diante de Deus e pediu a sua aprovação.

3. Pediu que as Mãos do Senhor Estivesse sobre Ele 



(A mão fica com conchete bailarina atrás da nuvem. E quando ele pede as mãos, eu mostro a mão que estava escondida)

Mas, o que significa esse termo tão utilizado na Bíblia, “as mãos de Deus”? Trata-se de uma expressão que para se referir a presença de Deus , proteção, cuidado, direção.  Força  e ajuda.

4. Jabez Pede Livramento do Mal
 Se fizeres que do mal não seja aflito - 
(me preservares do mal).




(Uma cerca feita em papel dobrado,como aqueles bonequinhos grudados um nos outros. Fica a cerca, guardada na lateral e quando pede que livra do mal, passo a cerca a sua volta.)

Quando uma pessoa começa a se destacar, seja na vida material, seja no ministério, o inimigo se levanta pra derrubar, porque tudo o que ele deseja é ver o crente derrotado. Para cumprir seu intento ele usa pessoas para trazer tristeza, contendas, decepções, situações de perdas. Uma das piores armadilhas de satanás é utilizar-se das nossas próprias fraquezas para nos enfraquecer e nos destruir, por isso, temos que reconhecer que sem Deus nada somos e nada podemos. Precisamos de sua ajuda para que ele nos afaste de tentações.

Conclusão
Deus concedeu tudo o que lhe havia pedido Jabez e ele é mencionado no texto como o mais ilustre dentre seus irmãos. 
Viram só crianças? Uma oração feita com humildade e sinceridade, pode muito bem ser atendida.
-------------------------------------------------------