Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O que vem de Deus não se vende e nem se cobra. O servo Geazi de Naamã.

QUEBRA GELO - DINÂMICA PARA CRIANÇAS MAIORES DE 09 ANOS.
Bençãos não devem ser vendidas e nem cobradas.

DICA: FAZER A COLETA DAS OFERTAS ANTES.

Levar doces e perguntar se gostam. Se querem. Pois foi alguém e diga o nome da pessoa que deu estes doces. E vai comendo na frente delas para atiçar a vontade pelo doce. Mas pensando bem, vou vender estes doces bem baratinho pra vocês. O que acham?
Claro, que não vão gostar. Vão brigar. Vão dizer que não é meu, que foi outra pessoa quem deu. Que não posso vender.

É errado? 

Sim !!!!

Então concordar, que é errado sim. Que aquilo que ganhamos, não podemos vender e sim abençoar os outros. Assim são as coisas de Deus também. As bençãos de Deus não podem ser vendidas e nem cobradas. É errado. 


historia bíblica baseado em 2 reis 5



A BÍBLIA NOS CONTA ,QUE EXISTIA UMA MENINA MUITO TEMENTE A DEUS, E QUE FOI LEVADA CATIVA POR UM HOMEM CHAMADO NAAMÃ. UM HOMEM MUITO PODEROSO.

NAAMÃ ERA UM HOMEM MUITO QUERIDO PELO SEU SENHOR E ELE ERA CHEFE DO EXERCITO DO REI DA SÍRIA , PORÉM NAAMÃ TINHA UMA DOENÇA INCURAVÉL ,ELE ESCONDIA UM GRANDE SEGREDO. SABE QUAL ERA A DOENÇA DE NAAMÃ CRIANÇAS ?ELE ERA LEPROSO. 

(Mostrar a Lepra de Naamã. Por baixa da jaqueta Marron. Pois esta roupa tem velcro para ser retirada depois.)

LEPROSO E A PESSOA  QUE TEM  UMA DOENÇA CHAMADA LEPRA ESTÁ DOENÇA AFETA A PELE E OS NERVOS, E NAQUELES TEMPOS NÃO EXISTIA CURA E  AS PESSOAS ERAM LANÇADAS FORA DE SUAS CASAS PASSANDO A VIVER EM CAVERNAS , AFASTADAS DE TODO MUNDO, POIS ERA UMA DOENÇA CONTAGIOSA. 

ESTA MENINA ENTÃO PASSOU A SER CRIADA DA ESPOSA  DE NAAMÃ  ..E ELA POR SER  MUITO TEMENTE A DEUS E POR CONHECER  COMO DEUS USAVA SEUS PROFETAS,AO OUVIR FALAR DA DOENÇA DE NAAMÃ  ESTA MENINA MAIS   QUE DEPRESSA  FOI CONTAR A SUA SENHORA. A ESPOSA DE NAAMÃ.



ELA CONTOU QUE LÁ EM SAMARIA EXISTIA UM PROFETA( PODEMOS PERGUNTAR AQUI AS CRIANÇAS SE ELAS SABEM O QUE  QUE E UM PROFETA E EM CIMA DA RESPOSTA DELAS EXPLICAR O QUE E PROFETA) PROFETA É AQUELE  QUE FALA INSPIRADO POR DEUS) CHAMADO ELISEU, QUE SERVIA AO DEUS DE ISRAEL ,E ESTA MENINA COMEÇOU A FALAR DAS MARAVILHAS QUE DEUS OPERAVA ATRAVÉS DE ELISEU,E PREGOU PARA SUA SENHORA A PALAVRA DE DEUS. (PODEMOS AQUI FALAR AS CRIANÇAS QUE DEUS  TAMBÉM USA OS PEQUENOS PARA LEVAR A SUA PALAVRA)

ENTÃO NAAMÃ MAIS QUE DEPRESSA  AJUNTOU MUITO DINHEIRO E COM SEUS HOMENS FOI ATÉ ISRAEL ATRÁS DE ELISEU .
AH CRIANÇAS QUANDO NAAMÃ CHEGOU LA EM ISRAEL QUIS LOGO QUE ELISEU  COLOCASSE A MÃO NELE E O CURASSE. mAS CHEGANDO LÁ, BATEU A PORTA E QUEM O ATENDEU NEM FOI O PROFETA, E SIM O SERVO DO PROFETA. O SERVO GEAZI.  O QUAL DISSE QUE ELISEU MANDOU QUE NAAMÃ  FOSSE MERGULHAR NO RIO JORDÃO.  UM RIO QUE ERA MUITO SUJO. 

CRIANÇAS NAAMÃ FICOU MUITO BRAVO , PRIMEIRO PORQUE O PROFETA NEM VEIO ATENDER E MANDOU SEU SERVO. E DEPOIS CHEIO DE ORGULHO SE RECUSOU EM IR MERGULHAR NO RIO. PORÉM OS HOMENS DE NAAMÃ QUE VIERAM COM ELE COMEÇARAM A CONVERSAR COM ELE E O CONVECERAM A MERGULHAR NO JORDÃO.

(UMA CAIXA COM FURO. DENTRO TEM TNT CINZA, MARROM E ESCURO PARA REPRESENTAR UM RIO SUJO. COM TIRA PARA PENDURAR NO PESCOÇO.)

AH CRIANÇAS A CADA MERGULHO DE NAAMÃ MAIS IRADO ELE FICAVA POIS NÃO ACONTECIA NADA. E NAAMÃ POREM MUITO NERVOSO, FOI MERGULHANDO, MERGULHANDO E A CADA MERGULHO DEUS IA TRANSFORMANDO ,E MERGULHOU 1,2, 3, 4, 5, 6,

(TIRA A JAQUETA QUE ESTÁ COM VELCRO POR BAIXO DA BARBA DELE. NA CAIXA TEM UM BURACO NO FUNDO. NAAMÃ TEM UMA VARETA PARA SER MANIPULADO OU SEJA SEGURADO NA HORA DA HISTÓRIA)

E NO SÉTIMO,  O QUE SERÁ QUE ACONTECEU CRIANÇAS?
NAAMÃ FICOU CURADO DE TODA AQUELA LEPRA LEVANTOU COM SUA PELE COMO SE FOSSE PELE DE NENÉM
QUE MARAVILHAS NAAMÃ FICOU MUITO FELIZ E A PARTIR DAQUELE INSTANTE ELE PASSOU A CRER NO DEUS DE ISRAEL, E DEUS MOSTROU MAIS UMA VEZ O SEU PODER.

(VIRA NAAMÃ DENTRO DA CAIXA. POIS ELE É FEITO DE DOIS LADOS. UM LADO LEPROSO, ONDE FICA A JAQUETA COLADA COM VELCRO. E NO OUTRO LIMPO. PRECISA FAZER NAAMÃ DUPLO)

Naamã ficou muito feliz. Voltou a Eliseu e disse-lhe: ‘Agora sei que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro em toda a terra. Por favor, aceite este presente.’ Mas Eliseu respondeu: ‘Não, não vou aceitá-lo.’ Eliseu sabia que era errado aceitar o presente, porque foi DEUS quem curou Naamã.

Mas Geazi, servo de Eliseu, queria o presente para si mesmo. Geazi fez o seguinte. Após a partida de Naamã, correu atrás dele e disse: "Eliseu mandou-me dizer-lhe que aceitaria seu presente para amigos que acabam de chegar". Isso era uma mentira. Mas Naamã não sabia que era mentira; por isso, entregou a Geazi algumas das coisas.

Quando Geazi voltou para casa, Eliseu já sabia o que ele tinha feito. Deus o tinha avisado. Por isso, ele disse: ‘Porque você fez esta maldade, vai ter a lepra de Naamã.’ E assim aconteceu. Aquela doença horrível ficou agora com Geazi.

Viram só? Deus ele nos usa para abençoar as pessoas. Quando oramos, quando louvamos, quando levamos a sua Palavra. Mas estas coisas não devemos cobrar. Pois não somos nós que fazemos, e sim somos instrumentos que Deus usa para Ele operar através de nossas vidas. Não nos custa nada e não devemos vender benção de Deus para as pessoas.
------------------------------

segunda-feira, 11 de julho de 2016

A pesca maravilhosa


Recursos:
Bonecos de eva
Barco de papelão
Rede de tnt cortada em quadradinhos (dobra e corta quadrados fora)
Peixes em eva com fita crepe atrás.

No momento que Pedro lança sua rede entregue antes os peixinhos para as crianças. Jogue a rede próximo as crianças e elas colam os peixinhos na rede, depois ouxe a rede pesado para dentro do barco de papelão.

Musica: Pedro Tiago João no barquinho...
Algumas crianças serão Pedro, outras João e outras Tiago.
Começam todas sentadas e quando o nome é dito elas levantam.
Pedro (Levanta os Pedros e sentam)
Tiago (Levantam os Tiagos e sentam)
João (Levanta os João e cantam junto " no Barquinho")
No mar da Galiléia (Todos juntos de pé)
Só quando vem os nomes se abaixam de novo.

O milagre da pesca

Haviam uns pescadores lavando as suas redes. Eles viam que tinha uma multidão de pessoas ouvindo as palavras de Jesus. Como tinha muita gente, Jesus pediu para entrar no barco de Pedro, e que fosse um pouco mais longe da praia. E então começou a ensinar a multidão.
Então os pescadores viram porque tantas pessoas queriam ouvir Jesus. Pois ele tinha dito coisas maravilhosas.
Depois que Jesus ensinou à multidão, ordenou a Pedro:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é mais fundo. Então joguem a ree para pescar.
Então Pedro disse:
- Mestre pescamos a noite toda e não pegamos nada. Mas já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
E, para a surpresa deles, foi só jogar as redes na água e em seguida puxa-las. Era tantos peixes que as redes estavam quase arrebentando.Tiveram que pedir ajuda aos companheiros de outro barco. E mesmo assim, era tanto peixe que até os dois barcos quase afundaram.
Todos se maravilharam com a pesca.
Pedro viu que Jesus era diferente. Então ajoelhou-se e clamou:
- Senhor! Afaste-se de mim, porque sou pecador!
- Não tenha medo- Jesus disse - Pois a partir de agora você vai pescar gente.
Na mesma hora, arrastaram os barcos para a praia e seguiram Jesus.
Mais adiante, Jesus encontrou os dois irmãos Tiago e João, que estavam no barco junto com seu pai consertando redes. Jesus então lhes fez o mesmo convite e no mesmo instante deixaram o pai e o barco para segui-lo.

Praticando ...

Cada criança recebeu um peixinho e um papel.
Deveriam  desenhar no papel alguém que conhecem e que ainda não conhece Jesus, e colar atrás do peixinho.
E oramos por estas pessoas para que venham conhecer Jesus em suas vidas.

Os livros da Bíblia para crianças. - 2 Reis - O azeite da viúva

Também não fui eu quem dei a aula.
Foi meu esposo.
Mas ajudei com algumas dicas. rsrsrsrs

Biblionildo


Quem escreveu o livro de Reis?
Contam que foi Jeremias. Mas ... Bom,.. como não é de certeza, certeza,
Deixo como indefinido.


Dentro tem um envelope com uma frase dentro.
" Ajudar os pais"
Ou melhor: Uma ordem. Algo que deve ser feito.
No final quem acertar a frase do envelope misterioso ganha um pirulito.
Vai dando dicas no final: Ou pode ser o jogo de completar as letras.

-----------
Visuais e história tirado da net.


Azeite que não Acabava Mais
VERSO PARA DECORAR
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” 2 Reis 4:2, NVI.

Resumo da Lição
Uma viúva tinha dois filhos que precisavam ser vendidos como escravos para pagar dívidas deixadas pelo marido. A mulher pediu ajuda ao profeta Eliseu. Eliseu a ouviu e lhe disse o que Deus desejava que ela fizesse. Ela ouviu e fez o que Eliseu mandou. Deus a abençoou por confiar em Sua palavra e multiplicou seu azeite. Ela vendeu o azeite, pagou as dívidas, e os filhos não foram vendidos como escravos.
Esta lição fala sobre comunidade. A mulher, seus filhos e Eliseu são membros da comunidade – comunidade de Deus – a família de Deus. Pessoas na família de Deus ajudam umas às outras, justamente como Ele enviou Eliseu para ajudar a viúva. Deus nos abençoará ao ajudarmos outros em Sua família.

Lição Bíblica


 Uma viúva pobre veio a Eliseu com lágrimas nos olhos.
– Meu marido era um bom homem que amava a Deus – disse a viúva. – Mas, então, morreu.

E as pessoas para quem ele devia algum dinheiro dizem que, se eu não pagar a dívida, elas vão tomar meus dois filhos para serem seus escravos!
– Como posso ajudá-la? – perguntou Eliseu. – Diga-me, o que você tem em casa?
– Nada! – respondeu a viúva. – Não tenho nada senão uma vasilha com um pouco de azeite.
Eliseu pensou na necessidade da mulher.

– Vá a todos os seus amigos e vizinhos – disse ele, bondosamente – e tome emprestadas todas as vasilhas vazias que conseguir. Então, vá para casa e feche a porta. Depois, despeje o azeite da sua vasilha em todas as vasilhas emprestadas.
A viúva olhou para Eliseu. Ele acenou com a cabeça. Era uma coisa estranha o que ele havia pedido para ela fazer, mas ela o faria. A mulher confiava em Eliseu e confiava em Deus. A viúva foi de casa em casa em sua vizinhança. Pediu a todos com quem falava se lhe emprestaria todos seus jarros vazios. Seus filhos a ajudavam a transportar os jarros para casa. [Que filhos obedientes e queridos. Ajudaram sua mãe nesta tarefa] 

A mulher e seus filhos encheram a casa de jarros vazios. Então, a mulher fechou a porta. Os meninos olhavam para a mãe com assombro. O que aconteceria a seguir? A mulher pegou sua vasilha de azeite e cuidadosamente começou a despejar azeite nos jarros emprestados. Ela continuou despejando azeite até que o primeiro jarro ficou cheio. A mulher sorriu para seus filhos e se voltou para o segundo jarro emprestado. Novamente começou a despejar o azeite nele. Logo o segundo jarro estava cheio, e o terceiro, e o quarto. Ela despejava e despejava. Logo perdeu a conta de quantos jarros já enchera. E continuou a despejar azeite em uma vasilha após outra até todas elas estarem cheias.  Quando não havia mais vasilhas para encher, ela correu ao encontro de Eliseu.

– Eu fiz exatamente o que você mandou! – disse ela, quase sem fôlego. – Tomei emprestadas todas as vasilhas e jarros possíveis. Despejei azeite de minha vasilha até todos os jarros estarem cheios! Então o azeite parou de correr. Agora, todos eles estão cheios de azeite! Eliseu deu um sorriso e disse:

– Vá, venda o azeite. Você terá dinheiro suficiente para pagar as dívidas de seu marido. E sobrará dinheiro para você e seus filhos viverem. A viúva louvou e agradeceu a Deus por cuidar dela. Agradeceu-Lhe pelo milagre do azeite. Agradeceu-Lhe porque Eliseu e bons vizinhos cuidaram dela. Deus também deseja que sejamos bons amigos e vizinhos. Ele deseja que cuidemos dos outros.

Analisando
Dar tempo para respostas. O que vocês acham que a viúva sentiu quando pensou que ia perder os filhos? Como vocês acham que ela se sentiu após ter enchido algumas vasilhas de azeite e o azeite ainda continuar fluindo? Como vocês teriam se sentido? Como os amigos dela e vizinhos a ajudaram? Como os filhos dela a ajudaram? Como vocês podem ajudar os outros? Podemos ajudar nossos pais?

Encerramento

Orar para que durante a semana as crianças procurem maneiras de ajudar as pessoas e seus pais.  


Atividade:


Os livros da Bíblia para crianças. - 1 Reis - A Sabedoria do rei Salomão

Como não sou a única professora da minha igreja, não preparei e nem dei esta aula.
Então passarei apenas o texto.

Técnica que a professora usou:
Levou tecidos e contou a história com as crianças.
Duas meninas sendo as mulheres, outros sendo guarda e rei.


O REI SÁBIO - SALOMÃO

Os tempos modernos em que vivemos são tempos de concorrência desleal. Nossos alunos são doutrinados pelo “mundo” com seus recursos audiovisuais e tecnologia de ponta: TV, cinema, vídeo game, computador, internet, etc. enquanto isso, grande parte de nossas igrejas não dispõe nem ao menos do básico em visuais, quer seja por escassez de recursos ou por falta de visão. E isso dificulta a prender a atenção do aluno. Porém, o Deus que deu sabedoria para Salomão governar o povo pode nos dar sabedoria para tornarmos a sala de aula num rico e cativante local de aprendizagem. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tg 1:5).

Ler: 1 Reis caps. 1, 2:1-12; 3,8.
 
APLICAÇÃO: ensinar que a verdadeira sabedoria é entender as coisas de Deus.

Se você fosse fazer um pedido especial para Deus, o que pediria? (Ouça as crianças, e pensem juntos nas conseqüências dos pedidos.) na lição de hoje, vamos aprender sobre um homem que fez um pedido muito importante a Deus

Davi estava ficando velho e escolheu Salomão, seu filho, para ficar no seu lugar como rei de Israel. Quando Davi estava perto de morrer, chamou Salomão para lhe explicar muitas coisas, e disse: “Seja corajoso, faça aquilo que Deus mandar, obedeça todas as suas leis e mandamentos...” (2 Rs2:2). Depois disso Davi morreu.
Numa noite, quando Salomão estava dormindo o Senhor falou com ele num sonho.
Deus disse a Salomão que ele poderia pedir qualquer coisa que Deus daria: riqueza, terras, castelos maravilhosos, qualquer coisa! Se fosse você, o que pediria? (Deixe as crianças responderem.) Mas sabe o que ele pediu para Deus? Sabedoria, isto mesmo. Vocês sabem o que é isso?
Sabedoria é ter inteligência para escolher a coisa certa, sabedoria é entender a Palavra de Deus e andar conforme ela ensina. Salomão sabia que, para tomar conta de um grande povo, teria que escolher e tomar sempre a melhor decisão. Deus respondeu a Salomão “Porque você não me pediu riquezas, mas pediu um coração sábio, vou lhe dar muito mias: você será o homem mais sábio do mundo, ninguém nem antes e nem depois de você será tão inteligente, dar-lhe-ei também muitas riquezas”. Salomão foi mesmo o homem mais inteligente do mundo. Na Bíblia há três livros que ele escreveu. (Professor mostre os livros na sua Bíblia: Provérbios, Eclesiastes e Cantares.)
Chegou o grande momento de Salomão usar a sabedoria que Deus havia lhe dado. Isto aconteceu quando surgiu um problema entre duas mulheres, por causa de um bebê.
Duas mulheres, cada uma com seu bebê, dormiam no mesmo quarto quando uma delas percebeu que seu filho havia morrido. Ela foi até a outra que dormia e colocou o seu filho morto nos braços dela e pegou o filho desta mulher que estava vivo, quando a mulher acordou, viu que a criança estava morta e que não era o seu filho. Então, as duas mulheres começaram a brigar por causa da criança e cada uma delas dizia que o filho era seu. Elas foram levadas ao rei Salomão para que ele resolvesse o problema. Assim que chegaram lá, contaram toda a história e Salomão não conseguia saber quem estava dizendo a verdade.
Então, com a sabedoria que Deus havia lhe dado, fez um teste com essas mulheres: chamou um soldado e ordenou que cortasse o bebê ao meio e desse uma parte para cada uma das mães. Será que o soldado iria fazer isso? Claro que não! Salomão não queria maltratar a criança, uma das mulheres disse: pode cortar a criança. Mas a mãe verdadeira disse: por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher! Salomão, então, pode perceber qual era a mãe verdadeira: aquela que amava tanto que daria o seu filho para outra pessoa para que ele não morresse. Salomão, então, deu o bebê para a mãe verdadeira. Ele foi mesmo um homem sábio.
Salomão se tornou um rei tão rico que construiu um grande palácio para ele, construiu o Templo de adoração a Deus. Nos dia da inauguração do Templo, vieram pessoas de vários lugares. Houve um culto de adoração a Deus, Salomão falou ao povo sobre tudo o que Deus havia feito por eles, orou pedindo a benção de Deus sobre ele e louvaram ao Senhor. A grande festa durou sete dias.


Sabedoria é uma coisa muito importante para se pedir a Deus. A verdadeira sabedoria é entender a Palavra de Deus, e andar de acordo com o que ela ensina. Ore pedindo a Deus que você sinta sempre o desejo de estar na igreja para aprender mais das coisas dEle, que você entenda as história bíblicas; que você entenda tudo o que a professora ensinar na escola. Você pode, também, fazer um pedido muito especial para Jesus: que Ele venha morar no seu coração. Para que Ele atenda o seu pedido, você deve aceitá-lo como seu Salvador. (Professor leve seu aluno a Cristo).