Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - 1 Samuel - O Nascimento de Samuel

Livro de 1 Samuel


Recursos: Como não tive muito tempo de criar um material novo, useios mesmo bonecos da história de Sansão. Apenas enrolei novos retalhos de panos ao redor, e na cabeça.

Estive com uma profa entrando no departamento, então deixei que ela ministrasse a história como quisesse. Ela deixou todos os bonecos na mesa. E as crianças olhando foram vendo quem poderia ser a Ana? Elcana? Penina?  Samuel? Dando dicas, por exemplo a boneca Penina tinha um bebezinho, então não poderia ser Ana. O sacerdote eli tinha mais idade, então não poderia ser um bonequinho novo. E assim deram nomes aos bonecos. Construindo a história. Então começou a contar a história usando as crianças que seguravam os bonecos e iam fazendo conforme a contação se dava.
Achei agitado. Mas percebi que as crianças marcaram bem mais. 

---------------------------------
Dicas do Biblionildo: 



Autor: Samuel


Agora como Podemos dizer?
Primeira Samuel? Ou Primeiro Samuel?


Dica: Samuel escreveu este Livro, sendo como um livro Hitórico que faz parte do Velho Testamento



Logo, Livro não podemos dizer A livro e sim, O livro.
Então fica sendo Primeiro Livro de Samuel - 1º Samuel



-------------------------

Hora da história: O Nascimento de Samuel

OBJETIVO: FAZER COM QUE A CRIANÇA ENTENDA QUE DESDE PEQUENINOS JA SOMOS ESCOLHIDOS DE DEUS  E MESMO SENDO UMA CRIANÇA PODEMOS SER USADOS POR ELE COMO SAMUEL QUE SENDO CRIANÇA O SENHOR O USOU.

A bíblia nos conta que na montanha chamada Efraim morava uma mulher que era casada  com um homem chamado Elcana, e  esta mulher se chamava Ana.
Ana era muito amada pelo seu esposo Elcana, ele a amava muito, porem ela não tinha filhos , pois ela não podia ter um bebe. Elcana tinha mais uma esposa, a Penina. Ela tinha filhos, e ainda provocava Ana que não tinha. Ah como Ana  queria ter um filhinho crianças, mais ela  não podia e isso a deixava muito triste.

 Tadinha da Ana  crianças, porem Ana colocou em seu coração de ir à igreja e orar a Deus pedindo um filhinho.  E ao chegar no templo Ana prometeu algo ao Senhor. Que se Deus lhe desse um filho varão, homem. Ela devolveria ao templo para servir a Deus. Porém Ana chorava tanto, que o homem de Deus Eli, pensou que Ana estava bêbada.
Crianças que coisa feia que Eli fez;  não devemos julgar os outros pela aparência isso é pecado .
Mas Ana explicou a Eli que ela não estava bêbada e sim muito triste pois ela queria um bebê. 

Então o homem de Deus entendeu e disse: Vá !Que sua petição lhe seja feita. Ai que alegria crianças  Ana se levantou seu rosto já não era mais triste.

Então Ana voltou para o seu lar junto com seu esposo Elcana e depois depois Ana teve um bebê que nasceu muito lindinho. E o chamou de Samuel.
Quando Samuel tinha mais ou menos uns dois anos, ela fez o que prometeu a Deus. E levou o pequeno Samuel para Eli. Que difícil deve ter sido este momento. Mas a Palavra de Deus diz que aquilo que prometemos a deus devemos de cumprir, antes não fazer promessas. E uma vez ao ano ana ia visitar Samuel e levar roupas novas para ele.

Samuel era um menino muito bom. Ajudava a cuidar do templo. Enquanto os filhos de Eli faziam coisas que desagradavam ao Senhor.

Ate´que anos depois, ainda bem novo, Samuel foi dormir e escutou uma voz: Samuel,Samuel !!! Ele achando que era o sacerdote foi até o quarto e perguntava; Estou aqui. O que o Senhor quer? Mas o sacerdote não havia o chamado e mandou ele dormir. Então Samuel se deita e novamente: Samuel, Samuel! E lá vai ele de novo pro quarto de eli perguntar o que queria, e nada. Era mandado de volta a dormir. Samuel vai se deitar e outra vez: Samuel, Samuel ! Adivinhem... Lá foi Samuel pro quarto de Eli. Então o sacerdote entendeu que era o Senhor querendo falar com Samuel e instruiu: Quando ouvir de novo diga: Fala Senhor, que teu servo ouve. E foi o que o pequeno Samuel fez. Ao se deitar a voz: Samuel, Samuel ! e ele respondeu: Fala Senhor que teu servo ouve. Então Deus falou a Samue tudo o que estava acontecendo com Eli, por causa da desobediência de seus filhos, Deus iria entrar com juízo na vida deles. 

No outro dia, Samuel estava até com medo de falar como sacerdote. Que perguntou para Samuel falar tudo e não esconder. E a partir daí Samuel ficou conhecido como profeta de Deus, Tudo o que ele falava era verdade e as pessoas reconheciam Deus em sua vida.
-------------------------------------

Versículo para a flor que está sendo feito conforme os livros anteriores.

Fala, porque o teu servo ouve.
1 Samuel 3:10

------------------------

Atividade: