Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Rute - Rute, noemi e

Livro de Rute


Dinâmica da Formiguinha

( Não cheguei a fazer, estamos ensaiado para o coral e não ouve tempo)

Objetivo: criar um clima amigável entre os participantes, mostrando que só devemos desejar ao outro aquilo que desejamos para nós mesmos.

Procedimento:
Os participantes devem formar um círculo - o facilitador explica para o grupo que devem passar a formiga ao seu companheiro de forma bem suave, sem machucá-la ou matá-la. Ele iniciar a dinâmica da seguinte forma: coloca formiga imaginária em qualquer parte do corpo do seu companheiro e este por sua vez deve passá-la para a pessoa que está ao seu lado (um a um) até que todos do círculo tenha recebido a formiga e ela retorne à pessoa que começou. Depois disso, o facilitador dará a seguinte ordem: Esta formiga é do bem, então um a um deverá beijar o lugar onde colocou a formiga no seu colega...... esse é um momento de descontração, de constrangimento, porque muitos colocam a formiguinha no lugar mais esquisito possível, e agora terá que beijar no local....

Rute: Uma história de amizade e bondade.
Versículo:

“Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16

A História de Rute acontece nos tempos de Juízes. Onde o povo fazia o que queria e por causa disse sofria consequências desagradáveis devido ao pecado.
Em Belém vivia uma família boa. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, mas houve uma grande seca e não havia mais comida, então saíram e foram morar em Moabe.

Depois de um tempo o esposo de Noemi morreu, e ela ficou com seus dois filhos. Seus filhos se casaram, mas após cerca de dez anos seus filhos também morreram. Que tristeza para aquela mulher, viúva e agora havia perdido também seus filhos. Noemi tinham agora apenas as esposas de seus filhos para lhe fazer companhia, seus nomes eram Orfa e Rute.

Noemi chamou as esposas de seus filhos e lhes disse: "Eu vou voltar para onde eu morava, onde está meu povo, e eu gostaria que vocês também voltassem para as suas famílias.” As mulheres choravam e se abraçavam, porque elas eram boas amigas. Orfa não quis deixar de Noemi, mas Noemi lhe disse que não se preocupasse, pois ela ficaria bem. Então Orfa voltou para sua família.
Mas não importava o que Noemi dissesse a Rute, Rute não a deixaria. Rute falou a Noemi: "Não me peça para sair. Aonde você for eu irei, e onde você ficar, eu vou ficar. Seu povo, será o meu povo e teu Deus será meu Deus".

Então, Rute e Noemi retornaram juntas para Belém. Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo. Mas Rute não se queixava, pois amava sua sogra Noemi. Ela não esperava nada em troca, ela só queria ajudar.
Quando eles chegaram lá ,Rute decidiu que ela deveria fazer algum tipo de trabalho. Era época da colheita, e ela trabalhou atrás dos colhedores e pegava a cevada que tinham caído, o que sobrava. O proprietário do campo apareceu para saudar os colhedores e notou Rute no campo. O bom para Rute é que o dono do campo, Boaz, era um homem amável, que acreditava em Deus. Ele também era parente do marido de Noemi, que morreu, Elimeleque.

Boaz foi falar com Rute, ele disse a ela: "Não vá trabalhar em qualquer outro campo, fique aqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.” “Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas;  dei ordem aos moços, que não mexerem com você? Tendo tu sede, bebe do que os moços tirarem.”
Quando Rute ouviu isso, ela inclinou-se para Boaz e perguntou: "Por que você está sendo tão bom para mim, você não me conhece." Boaz respondeu: "Eu sei o que você fez por Noemi, deixou sua família e se mudou para um lugar onde nunca esteve. Que o Senhor recompense você por sua bondade."
Rute agradeceu a Boaz, e continuou com seu trabalho no sol quente. Boaz ordenou aos seus trabalhadores que deixasse cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais. E Rute colheu por toda a tarde, e voltou a cidade e encontrou-se com sua sopgra Noemi e tiveram o que comer ate fartar-se.
Noemi ficou admirada e perguntou-lhe onde tinha trabalhado, e ela lhe contou sobre Boaz. E Noemi alegrou-se e disse que eles eram parentes, e gostou do que Boaz propôs dela trabalhar junto às moças. Assim, Rute ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.
E Deus cuidou de Noemi e de Rute.  Boaz comprou as terras que era do esposo de Noemi e  casou-se com Rute. E tiveram um filho e chamou de Obede. E Este é o pai de Jessé, pai de Davi. Rute foi bisavó de Davi.

Sabem crianças esta história Bíblica nos mostra que Rute foi boa para com Noemi, preocupou-se com ela como uma boa amiga e Deus a recompensou, deu-lhe um bom marido e ela continuou a cuidar de Noemi. E Deus honrou a Rute pois de sua origem veio o Rei Davi. E muito tempo depois: Jesus.

Biblionildo Trazendo lições com este livro.
 Quem escreveu o livro de Rute?
Não se sabe ao certo. Desconhecido.


1ª  LIÇÃO  – Fé  -  Não devemos deixar de confiar no Senhor ainda que as coisas não estejam acontecendo como gostaríamos que fosse.
          O retorno de Noemi dos campos de Moabe para Belém, serve-nos como uma demonstração de que ela continuava confiando no Deus de Israel. Caso contrário, ela nunca mais teria voltado. Antes, teria procurado ir para mais longe, para nunca mais ouvir falar no judaísmo;


2ª LIÇÃO – Comportamento -  Fazer com que o nosso testemunho, nosso comportamento diário leve as pessoas a desejarem servir ao nosso Deus.
          Veja o que disse Rute a sua sogra quando esta pediu que ela voltasse para casa de sua mãe e para o seu deus: Rt 1:16 Esta é uma grande prova de que Noemi, mesmo sofrendo momentos tão amargos em sua vida, não deixou de falar do seu Deus para suas noras;


3ª LIÇÃO – Diferença - Mesmo em meio a uma geração pecaminosa, o Senhor tem alguém com quem Ele pode contar.
          O contexto histórico do livro de Rute, aponta para uma geração que não temia ao Senhor. Cada um fazia o que bem entendia .
          Boaz, no entanto, punha em prática o que havia aprendido na Lei do Senhor, no tocante à colheita . Deixar uma parte para estrangeiros e pobres. Não voltar para pegar as espigas que caíram pelo caminho.



4ª LIÇÃO –  Amor - Serva fiel. Até Boaz viu que era boa com Noemi. E uma pessoa para ser boa, precisa ter amor me seu coração para o próximo. E assim Deus honrou. Recompensou. Pois se tornou Bizavó de Davi – E depois de muitos e muitos anos. Chega Jesus. 
---------------
Atividades


quarta-feira, 20 de abril de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Juízes - Sansão

Livro de Juízes

Biblionildo 

(Fazer as palavras em destaque e conforme ir mostrando elas, então falar)

Quem será que foi o autor deste livro?
Bom... Como não se sabe com certeza... Melhor dizer que é desconhecido.

Josué. Lembram dele? Sim era o líder deles.

Conduziu o povo a Canaã, a terra prometida. 

Depois que ele e seus anciões morreram, o povo ficou sem uma liderança para comandá-los. (X) 

E assim perdeu-se. Caindo no pecado. (Coração sujo e triste)

Desobedecendo a Deus. E com isso veio as consequências, onde o povo de Deus sofria nas mãos dos inimigos, moabitas, filisteu e outros...até clamar por socorro a Deus. Então Deus levantava um juiz, pessoas que também eram chamadas de libertadores, afim de salvar o povo e então por um tempo havia paz. (Pessoas recortadas juntas. Aqueles bonequinhos grudados)


Versículo: Juízes 21:25 – Deus foi esquecido.
Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que bem queria.”


(Lembrando que cada livro tem uma flor com o versículo)

Hoje vamos conhecer a história de um homem escolhido por Deus que tinha tudo para se dar bem. Mas que decidiu deixar que o pecado entrasse em seu coração. Será que vocês sabem de quem estou falando? Do homem mais forte da Bíblia: Isso mesmo ! Sansão !!!

Mas antes de contar a história deixa eu lhes contar uma curiosidade.
Me dizem um animal que tem força?  Elefante !!!

O ELEFANTE ACORRENTADO

Você já viram um elefante no circo na tv ou outro lugar? Durante o espetáculo, o enorme animal mostra sua  força levando palhaços. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério! Por que o elefante não foge?
O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Imagine o pequeno recém-nascido preso: Naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. A força que ele tem, neste momento, não faz diferença para ele, pois está preso em algo que acredita ser maior que ele.
Ou seja, ter força não é tudo na nossa vida.  Assim como ele depende que alguém vá tirá-lo daquele local. Nós temos um Deus na nossa vida. E Deus sabe o que é melhor, não vai adiantar lutar, usar forças, se Deus não quiser aceitar a nossa vontade se aquilo que queremos nos fará mal, ou a alguém. Pois a Vontade de Deus é soberana.
Por exemplo: Sou o mais forte da sala em músculos. Ninguém pode comigo. Ou então sou a mais forte nos estudos, ninguém chega ao meus pés. Mas aquele que parece o mais fraquinho, mas tem Deus com ele, pode ter certeza, que Deus vai ajudar ele sair de qualquer situação, podendo até humilhar o grandão, como foi com Davi. Que venceu um gigante.
E o mesmo com aquele que é fraco para aprender algo. Mas se acreditar que Deus é com ele e que pode vencer, pode tirar a melhor nota na escola. Pois a força vem do Senhor, e não da pessoa.
-------------
O juiz Sansão: Tinha tudo para se dar bem, mas...

Desta vez o povo de Israel estava sendo dominado pelos Filisteu. Devido a sua desobediência a Deus. Então sofreram muito neste período e clamaram por Deus. O qual se compadeceu e resolveu ajuda-los. Mandando um homem que os livraria da opressão.
Sansão. Consagrado a Deus desde o nascimento... Quando vem um anjo falar com a mãe de Sansão.

—Não corte nunca o cabelo dele, pois ele será consagrado a Deus como nazireu desde o dia do seu nascimento. Não poderá tomar bebidas com álcool, e nem tocar em animal morto. Ele vai livrar o povo de Israel do poder dos filisteus.
Então meses depois nasce Sansão e o tempo passa...

Um dia Sansão se apaixonou por uma moça do povo Filisteu. 

Seus pais não gostaram, este povo não adorava ao nosso Deus, porém Sansão não os ouviu. Então foram conhecer ela. E no caminho um leão novo apareceu e foi para cima rugindo... Sansão derrotou aquele leão com sua força.
Pois bem... Depois de uns dias Sansão voltou para se casar com ela e no caminho foi ver o leão e viu dentro um enxame de abelhas e mel. Pegou um pouco para si e seus pais e saiu comendo. Algo que não podia ter sido feito, e escondeu isso de seus pais...
Durante a festa de casamento Sansão fez uma charada, e só contou a sua esposa. A qual revelou aos filisteus.
Então Sansão ficou bravo e deixou sua mulher.  Depois de uns dias volta para ir com sua esposa e ela foi entregue a outro. Então Sansão ofendido queima as plantações de trigo dos filisteus. E as oliveiras também.
Que pena! Sansão começou a ter orgulho de sua força. Usou-a para vingança, para sua vontade e desejos. E Esqueceu que sua força vinha de Deus.
Por causa de sua desobediência, teimosia, vingança e orgulho, Sansão estava se afastando de Deus. Ele estava destruindo os filisteus, mas não para livrar seu povo da opressão deles e sim para si mesmo.
Novamente Sansão se apaixonou por uma outra moça filistéia. Dalila.

O povo filisteu ofereceu riquezas para ela descobrir de onde vem toda a força. Qual o segredo, para ele ser amarrado e poderem pegá-lo.
Então Dalila pergunta a Sansão de onde vem a força dele, como ele poderia ser amarrado para alguém lhe pegar? Ele diz  a ela que se amarrassem ele com 7 vergas de vime fresco, ficaria fraco como qualquer homem.
Dalila esperou Sansão dormir e o amarrou. Depois começou a gritar dizendo que os filisteus estavam chegando. E Sansão acordou e arrebentou aquele vime.
E assim foi outras vezes. Depois com corda nova que não tinha sido usada. E novamente a mesma história. Ela grita pelos filisteus, ele levanta e arrebenta tudo. Depois que prendesse as tranças de seu cabelo em um tear. E novamente a cena se repetia. Dalila insistia em saber do segredo, fazendo-se de vítima, que Sansão só zombava dela e que não a amava, até que um dia Sansão acabou contando a verdade.
Para que ele ficasse fraco e igual a qualquer homem teria que ser cortado seu cabelo. Pois nunca havia passado uma navalha neles, porque era um nazireu, consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe.
Dalila contou aos filisteus. E lhe entregaram seu dinheiro. Fez Sansão dormir sobre seus joelhos, e chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele. 

E retirou-se dele sua força.
E quando Dalila gritou que os filisteus estavam vindo, Sansão pensando que estava tudo bem, achou que sairia desta novamente.. Não sabia que o senhor já havia se retirado dele.
Os filisteus, o agarraram, furaram seus olhos e o prenderam com correntes. E o fizeram trabalhar como escravo em um moinho.

No dia de uma festa em que os filisteus faziam. Sansão foi posto entre colunas no templo. Para ser humilhado. E foi aí que ele se arrependeu do que fez e pediu a Deus Mais uma vitória. Então pondo sua mão direita em uma coluna e esquerda noutra dizendo morra eu com os filisteus, inclinou-se e a casa caiu sobre todos os príncipes filisteus e pessoas que aí estavam. Levando em sua morte mais mortos do que em vida.
Que triste fim de Sansão. Seus cabelos não eram só uma razão para sua força e sim um símbolo de consagração ao Senhor. Deus tinha planos maravilhosos para ele, mas em vez de ser obediente a Deus, ouvir a voz de seus pais. Ele decidiu por escolhas erradas. Envolvendo-se com pessoas que não acreditavam em Deus. O orgulho o fez esquecer-se que toda sua força vinha de Deus. Pois tudo o que temos e o que somos é por causa de Deus. Sem Deus nada somos...Nem forças temos.

...................
Atividades:
Sugestão:

Pintam e recontam:
Pode usar uma tv velha sem tela e colar palito de picolé atrás e mostrar na tv.

----------------------------------------------------------------

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os livros da Bíblia para crianças. - Josué - A queda de Jericó

O Livro de Josué

Josué - A conquista de Jericó


VERSÍCULO DO DIA :  Muro com “Tijolinhos” de Cartolina, ou papel pardo para o 
Versículo Embaralhado


“       Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem
posse da terra que prometi aos antepassados deles.      
Josué 1:6.                                                  ”

Para fazer a memorização do versículo do dia você pode:
Turmas de menores: Deixar o “muro” com o versículo pronto. E depois de lido ir tirando um tiljolinho de cada vez. E devem falar a palavra do tijolinho tirado. Até não ter mais nenhum.
Ou com as turmas maiores: Monte os “tijolinhos” de forma que representem um muro, mas não coloque o mesmo na ordem certa ainda, também não coloque o “tijolinho” com a referência bíblica nesse momento.Convide as crianças a tentarem colocar o Versículo na ordem certa. Quando elas conseguirem acrescente o “tijolinho” com a referência bíblica e peça que abram suas Bíblias para conferirem se está correto.

Dinâmica: Conquistando um pirulito.
Acima de cinco anos.
Objetivo – Trabalho em equipe. Se um errar, todos erram. Precisam apenas obedecer a ordem.
Dica: Abaixa a cabeça e não olhe para os lados senão conseguir ficar quietinho.
As crianças terão de ficar 03 minutos contados no relógio sem emitir um som. (Claro profa, você conhece sua turma, se for algo impossível, diminua o tempo, até 01 minuto. E se for algo fácil, aumente o tempo)Se houver qualquer barulho. Começam de novo. E só terão duas chances. (senão vira brincadeira senão não vão levar a sério). Se fizerem barulho, pode deixar sem. Pode dizer: Não posso. Era uma brincadeira. No outro dia fazemos de novo. Entrega só uma balinha para não ficarem chateados. Mas deixe o pirulito guardado a mostra.


Dicas do BIBLIONILDO



Estão lembrados do Biblionildo, não?
Pois bem... O que nos trouxe hoje Bibionildo?

Uau...
Número? 12! Hoje vamos começar a aprender os 12 livros que seguem os pentateucos.


Sabem como se chamam? Históricos !!!

Mas estes históricos estão onde? Velho Testamento!

Nosso primeiro livro Histórico, quem escreveu? Josué !!!


Hora da História:
Mas sabem que esta brincadeira tem tudo a ver com a história de hoje? Pois é...
Eles tinham algo muito grande para conquistar. Mas também deviam ser obedientes e cumprir a ordem. Senão não daria certo. Será que eles conseguiram? Vamos ver?

A queda das muralhas de Jericó.
Moisés havia sido o grande líder do povo hebreu, os conduziu no deserto por quase quarenta anos, já próximo a Canaã, a Bíblia nos diz, que Moisés cantou ao Senhor e Deus o chamou e mostrou a ele Canaã, a terra prometida ao povo hebreu então ele morreu e seus sucessor foi o jovem Josué.
Jericó era uma fortaleza cercada de espessas muralhas de pedra e portas de ferro. 

Os portões da cidade de Jericó estavam bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Jericó era humanamente impenetrável. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. 

O povo estava acampado celebrando a Pascoa, quando  Deus apareceu a Josué e lhe diz que dará Jerico em suas mãos, há porém um recomendação de como deveria ser feito.
Todo o povo deveria cercar a cidade por seis dias, em silêncio, os soldados valentes iam na frente. Após sete sacerdotes levariam sete trombetas adiante da Arca do Senhor, e no sétimo dia, todos devem rodear a cidade sete vezes, e então os sacerdotes tocarão as trombetas, e então todo o povo gritará com grande grita e o muro da cidade cairá.

(Pote de yacult com tampa de refri como quepe)



(Pote de iourgut.Também colei uma tampinha de pet em cima antes de colar tnt branco em volta)




Deus queria que Israel conquistasse a Jericó, era sua vontade. A conquista deveria ser na ordem que Deus havia dado, cabia a eles obedecer e confiar. A Bíblia nos relata em que o povo de Israel seguiu exatamente o que Deus determinou e no sétimo dia ao rodearam a cidade por sete vezes e na sétima vez gritaram com grande grita e os sacerdotes tocando as trombetas, e assim as muralhas ruíram... e Jericó foi destruída, tendo sido poupada apenas a mulher Raabe e a sua família , porque tinham ajudado certa vez, escondendo dois espias do povo de Deus. Ela não era do povo de Deus, mas conhecia o poder de Deus. E pediu que fosse protegida ,  ela e a sua família, assim os homens pediram que uma fita da cor de escarlate, tipo um vermelho fosse pendurada em sua janela, e assim foi feito.


(A cidade de Jericó vista por dentro Caixas de perfumes encapadas e portas e janelas impressas- Detalhe apenas uma casa está colada sobre o papelão.)

(Jericó é uma caixa de papelão, com os cantos abertos. Depois pintado a guache e preso com fio de nilon)

(Quando dão a última volta o fio de nilon é cortado, assim a caixa se abre)
(Todas as asas de entro de Jericó são derrubadas quando o povo invade, só ficando de pé a colada que é de Raabe)

(Raabe  e Josué - carretel de linha e retalho)

A conquista de Jericó significa a plena conquista de Canaã pelo povo de Deus, agora eles tinham o domínio das terras e poderiam viver com alegria em suas terras, Deus mostrava mais uma vez a sua força, quando com gritos e trombetas os muros ruíram, a fé e confiança em Deus fizeram com que eles vencessem!
APLICAÇÃO: A obediência daquele povo a Deus fez com que fossem vitoriosos!Com certeza também não foi fácil para aquele povo passar em volta em silêncio. Mas venceram. Foram obedientes e conquistaram !!!
Crianças.mais importante que obedecer em uma brincadeira é  obedecermos a Deus.  A nossa obediência a Deus e à sua Palavra nos faz triunfar sobre o mal e sermos vitoriosos!

A OBEDIENCIA e CONFIANÇA faz a diferença. Sabem crianças, você pode vencer o mal, mas para que você o vença deve seguir o que Deus ordena em sua Palavra, ter a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, e Ele nos limpa de todo mal e de todo o pecado, quem quiser ser vitorioso deve colocar Deus na frente e ele nos conduz a caminhos melhores. Pela fé e confiança em Cristo venceremos o mal, é através de Cristo Jesus que temos vitória sobre o pecado e somente assim podemos ter uma vida de alegria! O fio de escarlate (vermelho) simboliza para nós o sangue de Jesus, assim como Raabe foi salva, somos salvos pelo sangue de Cristo derramado na Cruz. Hoje, Cristo convida a vida eterna, basta tão somente que o aceitemos como Senhor e Salvador de nossas vidas! (Faça um apelo - ore com as crianças) 

Atividades: