Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Anunciando Jesus - Dos profetas, João Batista até nós.

Recurso para ser usado como uma galeria de arte. Pendurado como quadros.
Onde será mostrado os passos que anunciaram o nascimento de Jesus.
Feita em caixa de sapato cortadas pela metade, só para dar um fundinho e colar os bonequinhos contra.

---------------------------------------------

Anunciando Jesus

 No antigo Testamento Isaías e Miquéias anunciaram o nascimento de Jesus.
 

  Tanto seu pai, o sacerdote Zacarias, como sua mãe Isabel, eram descendentes
de Aarão. Sua mãe era prima de Maria, a mãe de Jesus.

O nascimento de João Batista foi assim:  A Bíblia nos conta em Lucas 1.5-25, que seus pais eram pessoas que amavam a Deus, porem, eles eram pessoas idosas e Isabel era estéril, não tinha filhos.


 
Certo dia, quando Zacarias oferecia incenso no Templo, o anjo Gabriel apareceu para lhe dizer que sua mulher iria ter um filho e seu nome seria João. Porem, seu pai  duvidou e ficou mudo. O anjo dissera, também, que este filho seria cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento, e teria a tarefa de preparar o povo de Israel para a vinda do Messias, que e Jesus.

E assim, aconteceu.
Seis meses depois este mesmo anjo visitou Maria anunciando que ela teria um Filho, que seria o Filho de Deus.
Então ela foi um dia visitar Isabel.
 
Quando João nasceu, seu pai ainda não podia falar, e as pessoas queriam saber seu nome. Então Zacarias pegou um pedaço de madeira e escreveu:
 

 
João nasceu para cumprir o propósito de Deus. Quando ele ficou adulto,  foi para o deserto da Judeia, então, passou a pregar para as que pessoas deixassem o mal se arrependessem
dos seus pecados, e fossem batizadas. Ele usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto
de couro em torno de sua cintura e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

    João Batista batizou, no rio Jordão, a muitas pessoas e também batizou a Jesus.

 
E agora, uma das lindas obras. Vinda de Deus. (Um quadro, com um espelho dentro)
 
Da mesma forma, amiguinho, nascemos para cumprir um propósito de Deus, pregar a salvação aos perdidos, tanto para as crianças como adulto. E Deus escolheu você para pregar a sua Palavra.

Avental Jesus

 
Na história da última ceia, este recurso pode ser usado.
Veja aqui a lição  - A última Ceia
 





Boneco reciclado do Sacerdote Eli

Feito com tubo de papelão.
A Mitra, que ele coloca na cabeça  é um fundo de garrafa pet, revestido com tnt branco.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

A torre de Babel - (Faixa Juniores para cima)


Versículo para Memorizar:  Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. 1 Co 13:01

Objetivo: Ensinar a criança que Deus é amor. E que esta é a nossa linguagem! Precisamos amar as pessoas e o que fazemos.
Mensagem: Depois do dilúvio, as famílias cresceram e encheram a terra. Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras.
Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando.
Um dia disseram uns aos outros: — Vamos, pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.
Aí disseram: — Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro.
 

Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo.
O SENHOR disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.
 
 

Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo.
Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.
Aplicação: Esse povo tinha tudo para dar certo. Tijolos e betume. E no começo até a mesma linguagem. A partir que a língua mudou, tudo acabou. Mesmo com o material. Assim pode acontecer conosco. Podemos ter o melhor material para estudar, a melhor escola, mas senão tivermos a mesma linguagem, nada seremos ou podemos fazer.  Não adianta falar a língua do anjos, ou inglês, espanhol, alemão, chinês, e não ter a linguagem do amor. Amor é linguagem? Vamos ver !!! (fazer gestos de amor) Não preciso falar, mas a linguagem amor nos mostrar este sentimento. E isso está em tudo em nossa vida. Seja um trabalho escolar. Senão tiver o amor em meu coração, não vou saber perdoar o erro do meu amiguinho, não vou entender porque ele não sabe a matéria. Por que não pode ajudar. O mesmo em casa com meu irmão, com minha família. Não adianta o dinheiro, a melhor casa, para haver paz no lar, precisamos a mesma linguagem, o amor... Obedecer os pais por amor. Fazer os deveres com amor... Taí o segredo de uma boa obra, de um bom trabalho. Amor. Com amor, sabemos pedir perdão e perdoar.  Queremos a felicidade do outro, em vez de olharmos só para nossos narizes. A linguagem do amor é poderosa, e pode fazer muitas coisas boas acontecerem.
--------------------
Dica:  Conta a história, imaginando uma obra em construção. Colocando os bonecos conforme o desenrolar. Em um  lado da figura com bonequinhos "bons" -  Primeiro imaginando que eles se reuniam, sabia pedir ajuda, apoiavam uns aos outros.
Mas depois que a linguagem foi confundida, não era mais a mesma coisa. Vira a figura e no verso estão os bonequinhos "maus" - Gritavam para ser entendidos. Ficavam sem ajuda e por aí em diante. Imagine a cena com o boneco.

Betume : Areia mistura com xadrez de obra na cor preta. Pode ser guache, mas vai bastante guache.
Cada caixa tem eva preto para separar. Assim pode colocar o betume na obra e depois limpara a caixa em cima.

Bonequinhos que representam um bom andamento da obra.














Bonequinhos que representa, uma obra em dificuldades.








O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS (Faixa Juniores para cima)


Uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique. As tartarugas, como são lentas, levaram sete anos para se preparar para o passeio.

Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar. Durante o segundo ano da viagem encontraram um lugar ideal!

Por aproximadamente seis meses limparam a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram

os preparos.

Então descobriram que tinham esquecido o sal. Um piquenique sem sal seria um desastre, todas

concordaram. Após uma longa discussão, uma tartaruga jovem foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois sendo nova era a mais rápida. A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou. Concordou em ir mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família consentiu e a pequena tartaruga saiu.

Três anos se passaram e a pequena tartaruga ainda não voltou.

Cinco anos... Seis anos... Então, no sétimo ano de sua falta, a tartaruga mais velha não agüentava mais de fome. Anunciou que ia comer e começou a desembalar um sanduíche.

 

Nesta hora, a pequena tartaruguinha saiu de trás de uma árvore e gritou, Viu!

Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal.

-------------------------------------

Pois bem amigos, é claro que esta estória é bem exagerada, mas na nossa vida as coisas acontecem mais ou menos da mesma forma. Nós desperdiçamos nosso tempo esperando que as pessoas vivam à altura do que esperamos.Ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo que deixamos de fazer nossas próprias coisas.

É tempo de fortalecer relacionamentos.

Vivemos em um tempo onde o amor está esfriando. As pessoas não se cumprimentam mais, e muito menos se abraçam. Pessoas estão sendo esquecidas em suas casas. Precisamos ser fortes e vigiar. As vezes um pequeno desentendimento tem se tornado confusão. Famílias estão sendo destruídas. Mas há esperança, primeiro... Fortalecer o nosso relacionamento com Deus. Onde o Senhor tem estado em sua vida? Fazendo parte do seu dia a dia? Sendo lembrado a todos momentos? Fomos criados para a Sua glória. “ Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31

Depois deste passo... Amar... Perdoar... Ter paciência... Saber ouvir... Dar valor aos que fazem parte de sua vida em todos os momentos. Sejam nas horas fáceis, onde tudo vai bem, quando há fartura e prosperidades, quanto nas horas difíceis. Onde chegam os apertos, financeiros ou de saúde. E é nestes momentos, que podemos ver os verdadeiros amigos, a união da família.

Que este ano, possamos entender o valor de uma família, tirar tempo e ajudar em casa os nossos pais. Sermos mais obedientes com eles. Lembrar de nossos amigos, cultivar esta amizade. E claro, nunca deixar o nosso Deus de lado. Vamos orar um pouco mais, vamos conversar com Deus e ouvir Ele falar aos nossos corações. Pois com certeza, seremos guiados para fazer o melhor por nós e para os outros.
-------------------

A rosa e o sapo (Faixa jardim para cima)


Era uma vez uma rosa muito bonita, que se sentia envaidecida ao saber que era a mais linda do jardim. Mas começou a perceber que as pessoas somente a observavam de longe.

Acabou se dando conta de que, ao seu lado, sempre havia um sapo grande, e esta era a razão pela qual ninguém se aproximava dela.

Indignada diante da descoberta, ordenou ao sapo:

- Sabe seu sapo, não podemos ficar junto no mesmo lugar. Sou tão linda, tão perfumada, mas contigo perto, as pessoas ficam longe.  Preciso que saia daqui  imediatamente.

O sapo, muito humildemente, disse:

- Está bem, se é assim que você quer...

Algum tempo depois o sapo passou por onde estava a rosa, e se surpreendeu ao vê-la murcha, sem folhas e  nem pétalas.

Penalizado, o sapo disse a ela:

- Que coisa horrível, o que aconteceu com você?

A rosa respondeu:

- É que, desde que você foi embora, as formigas e insetos me comeram dia a dia, e agora estou deste jeito, feia e morrendo e sei que nunca mais voltarei a ser o que era.

O sapo respondeu:

- Quando eu estava por aqui, comia todas as formigas e bichinhos que se aproximavam de você. Por isso é que você era a mais bonita do jardim...

--------------------------

Então galerinha...

Versículo:    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que  deu seu filho unigênito, para que todo que Nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna.” João 3:16

“1 João 4 :11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.”

Como posso dizer que amo a Deus, se não amar o meu próximo? Amar, não é ver seus defeitos e julgar, ou ficar afastado, mandar para longe. Até mesmo nossos inimigos, não podemos julgar, criticar e devemos sim orar por eles, abençoar a sua vida.

Existem pessoas que se acham mais importantes do que as outras, e por isso se acham no direito de mandar nos outros.  Sem se importar com os sentimentos. Ninguém é melhor do que ninguém. Todos tem um dom especial.  Às vezes um amiguinho pode correr melhor, mas o outro pode desenhar melhor, o outro abraçar, o outro ajudar... Cada um tem algo que pode fazer melhor do que o outro. Mas isso não quer dizer que ele é melhor, superior.

Aos olhos de Deus cada um de nós tem o seu valor, e é de grande importância que nós reconheçamos o valor que tem o nosso próximo, para termos uma vida feliz... Vivermos em harmonia!!! Reconhecer que precisamos do outro e sozinhos somos fracos.
------------------------
Outro recurso de Rosa.
Papel crepom enrolado em um palito. Pode rasgar as pétalas na hora.

 

Ana e um sonho realizado


 
Ana é um exemplo notável de fé, uma mulher que não se conformou com a sua situação, tinha um sonho, e buscou da parte de Deus um milagre.


Durante muitos anos, ela levou uma vida triste e por um único motivo: Ela não podia ter filhos, o que para uma mulher, principalmente naquela época, era algo terrível, pois as mulheres que não tinham filhos eram vistas como alguém sem a benção de Deus.

E para piorar a sua situação, Ana tinha uma rival dentro da sua própria casa:

E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
1 Samuel 1:2


E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
1 Samuel 1:6


Era costume, embora não sancionado por Deus, que um homem tomasse uma segunda esposa se a primeira fosse estéril.

Vemos pela Palavra que Ana era a esposa favorita de Elcana, ele a amava lhe dava porções excelentes (1 Samuel 1:5 ), cuidava dela de uma forma especial, só que não era o suficiente, porque Ana não tinha filhos.

Por outro lado, vemos que a rival Penina, provocava Ana de tal forma que a deixava chorando e sem apetite:

E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
1 Samuel 1:7


Imagine a situação de Ana, constantemente ela ouvia da Penina a seguinte frase:

- Eu tenho filhos, você não tem!!!
- Eu posso amamentar, você não pode!!!
- Eu dei filhos para Elcana, você não!!!
- Meus filhos vão continuar com a descedencia de Elcana, e os seus???
- Eu sou abençoada por causa dos meus filhos, e você???

Ana durante anos, sofreu muitas afrontas por parte de Penina, seu marido a consolava na medida do possível, porém o que Ana mais sonhava em sua vida, era poder gerar um filho em seu ventre.

E Ana sabia aonde buscar o seu sonho, aos pés do Senhor.

," E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis" ( Mateus 21:22). Não desista do teu sonho!!!

Ela foi até a presença de Deus, não aceitava mais aquela situação, e buscou um milagre, ela tinha um sonho ... ter um filho!!! e não permitiu que a depressão a abatesse, e também não se conformou com a situação.

Ela podia ter desistido e dito " não sou a única estéril neste mundo ", vou me conformar... mas NÃO!!! , ela não se conformou, ela não desistiu, isto sim, é uma atitude de fé.

Ela foi até o Templo e derramou a sua alma e fez um voto:

Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
1 Samuel 1:10-11 



Ana ousou sonhar grande, e buscou um milagre que aos olhos humanos era impossível. Foi incompreendida até mesmo pelo Sumo Sacerdote Eli, e foi chamada de embriagada, porém ela afirmou que não estava bêbada, mas sim estava derramando a sua alma perante o Senhor ( 1 Samuel 1:15 ).

Mas ela recebeu a palavra que mudou a sua vida:

Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
1 Samuel 1:17-18


E o se realizou, Ana teve seu bebeziho.

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
1 Samuel 1:20


E Ana cumpriu o seu voto, depois que o menino foi desmamado ele foi levado até o Templo para servir ao Senhor.

Samuel foi gerado debaixo de oração, e foi uma criança especial, foi um adolescente especial e foi um homem especial sabe porque?

Numa época de frieza espiritual, onde nem mesmo no Santuário de Deus havia santidade, como vemos no caso dos filhos de Eli ( 1 Samuel 2:12 ), onde o povo se corrompia diante de outros deuses, e cada uma fazia o que achava que era certo, e seguia cada um seu caminho...

Deus levanta Samuel...

Samuel foi um juiz, sacerdote e profeta, um homem que teve muita intimidade com Deus, que foi um exemplo para toda nação, um dos maiores profetas de Israel.

Numa época em que não havia visão, e a Palavra de Deus era muito rara ( 1 Samuel 3:1 ), Deus começa a falar com Samuel quando ele ainda era muito novo.


Deus escolheu Samuel, capacitou Samuel, ungiu Samuel e o levantou para uma grande obra, tudo isto porque uma mãe não desistiu dos seus sonhos.

Além de Samuel, Ana teve mais 03 filhos e 02 filhas ( 1 Samuel 2:21 ), mas Samuel foi consagrado ao Senhor desde o seu nascimento, tudo isso por Ana sonhou com ele.


Conclusão:

Concluo esta mensagem dizendo..." Tenha fé e sonhe grande "

Sonhar não custa nada, é verdade, porém ver um sonho realizado tem um preço, é necessário esforço, muito trabalho, e fé. Muitas vezes vem o cansaço, o desanimo, o adversário se levanta, mas maior é Deus que esta ao nosso lado.

Jesus nos ensina em sua Palavra a perseverar, orar, insistir, pedir com fé porque com certeza a vitória virá, e Jesus o Senhor dos senhores está conosco todos os dias.

E você esta disposto a pagar o preço, para ver o seu sonho realizado?

Se a resposta for sim, se levante e corra atrás dos seus sonhos.

Deus, através do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nos capacita para a vitória, creia.

Ester – Alcançando sonhos incríveis.


Muitos judeus moravam em Susa, a capital do reino de Assuero. Um deles, chamado Mardoqueu, tinha uma filha adotiva, sua prima, de nome Ester. Não havia, em todo império persa, mulher mais bonita do que ela. 


O rei Assuero tinha uma esposa muito linda, certa vez em uma festa, ele quis mostrá-la a todos nobres e príncipes. Havia uma regra, o rei tinha seu palácio, e a rainha outro. Se o rei não chamasse, não poderia entrar. Corria o risco de perder a vida. mesmo sendo rainha. Mas a rainha Vasti, recusou-se. E com isso o rei ficou bravo e lhe tirou a coroa.


Um dia, o rei Assuero mandou trazer todas as jovens solteiras até o palácio para escolher uma rainha. Ester foi levada com as outras jovens. Quando Assuero viu Ester, ficou encantado com sua beleza e a escolheu para ser sua rainha. Ester não disse ao rei que era judia. 

O rei tinha um ministro acima de todos os outros que se chamava Hamã. Ele detestava Mardoqueu porque quando passava todas as pessoas se ajoelhavam a ele, menos Mardoqueu que, por ser judeu, só podia ajoelhar-se perante o seu Deus. Por esse motivo, Hamã teve um plano para acabar com todos os judeus. Falando ao rei que era um povo contrário a eles. O rei concordou e uso o seu anel para selar o decreto.

E Hamã para Mardoqueu mandou fazer uma forca.

Em  todas as províncias, havia entre os judeus grande tristeza, com jejum e choro. Mardoqueu pediu a Ester que ela defendesse o seu povo junto ao rei. “Quem sabe se não foi para isso que se tornou rainha?”, disse Mardoqueu. Então Ester pediu para ele avisar o povo a jejuar por ela, por 03 dias . Ela faria o mesmo com suas servas. Pois não pode entrar no palácio e falar com o rei, se antes ele não chamar por ela. E faezndo isto, ela poderia perder sua vida.

Depois de 03 dias, ela chegou até o rei. E quando ele a viu estendeu seu cetro, o qual ela tocou. E pode falar com ele. E lhe fez um convite.

Para poder pedir pela vida de seu povo, Ester preparou um banquete muito especial ao rei. E também convidou Hamã. Assuero gostava muito da esposa e perguntou: - “Qual é o seu desejo? Até metade do reino eu lhe daria.” Ester respondeu: “Se o rei gosta mesmo de mim, deixe-me viver e também ao povo judeu, porque fomos condenados à morte.”. O rei Assuero disse à rainha: “Quem condenou seu povo à morte?” E Ester respondeu: “O homem, o opressor e o inimigo que é este Hamã.”. O rei, muito bravo, se levantou e foi até o jardim do palácio para pensar.

Hamã foi até a rainha Ester pedir pela sua vida e acabou caindo sobre o sofá em que ela estava. Nessa hora, o rei entrou e, vendo aquilo, condenou Hamã a morrer na mesma forca que preparou para Mardoqueu. 

E esse dia, que seria de tristeza, acabou sendo um dia de festa. O rei deu o cargo e o anel real de Hamã para o judeu Mardoqueu, bem como todos os seus bens. Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero e grande entre os judeus. Estimado pela multidão, sempre procurou o bem do seu povo.  O povo pode se defender e venceu seus inimigos.

Conclusão:

Ester que era humilde, talvez tinha seus sonhos naquele local onde vivia. Sem pai, nem mãe, talvez imaginava que se casaria com alguém do povoado, e teria uma família. Mas Ester era uma escolhida por Deus. E sendo fiel a Deus, se tornou uma linda rainha. A bíblia não fala, mas quem sabe, ela em sua infância, adolescência, jamais pensou que poderia ter servas para lhe servir. Jamais pensou que um dia seria rainha. Mas os sonhos de Deus são maiores. E o mesmo pode acontecer com você amiguinho. Temos  vários sonhos. mas se formos fiéis a Deus,  Deus vai realizar muito mais do que sonhamos e imaginamos. Deus pode nos colocar nos lugares mais destacados. Não para ser superior a ninguém. Mas para sermos valorizados. Basta acreditar e ser fiel !!! Deus é fiel !!! E nos ama demais !!!!