Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

As Dez pragas sobre o Egito


Objetivo: Obedecer a Deus é o melhor. Então obedecer nossos pais é duas vezes melhor. Porquê? Porque obedecendo aos nossos pais, estamos obedecendo a Deus também.
----------------------------------------------- 
Mensagem: Honra a teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:2
-------------------------------------------------
Brincadeira: Obedecer a voz de Deus.
Escondendo uma bíblia de modo que a criança não veja. Depois ao som de palmas ela deverá ir atrás encontra-la. Quando estiver longe palmas baixas, quando estiver por perto palmas fortes. Por último será a vez da professora. Mas em vez de ir certo, faz ao contrário; quando estiver as palmas fortes, vai em outro lugar, quando estiver baixo faz de conta que agora vai achar. Depois de certo tempo, encontre a bíblia de modo certo.
Explicação: As palmas representam a voz de Deus. A Bíblia sua Palavra. Quando ouvimos a voz de Deus, nossa vida se torna mais fácil. Mas precisamos obedecer a voz de Deus se quisermos ir no caminho certo.
------------

Hora da história:  Deus quer seu povo Livre.

(Na hora do Faraó e o Moisés, fazer uma máscara de segurar e colocar em frente ao rosto, no momento em que contar)

O povo de Deus vivia escravo do Egito. Lá tinha um Faraó que fazia eles trabalhar muito. 


Não podiam ter uma vida livre. Nem tempo mais para contar as histórias de seu povo, sobre Deus conseguiam ter.
Então Deus chamou Moisés. 


E através da vida dele iria libertar seu povo. Por não saber falar direito seu irmão Arão ia junto.
Deus queria seu povo livre, para poder adora-lo.
Mas o faraó não reconhecia o Deus de Moisés como um Deus verdadeiro e poderoso. Então Deus lançaria pragas para o Egito para seu povo ser liberto.
Disse Deus a Moisés, e Moisés passava para Arão, que falava com Faraó.
- Deixe meu povo livre para me adorar no deserto.
Mas Faraó não aceitava.
Primeira praga:
Deus havia dito a Moisés que noutro dia o Faraó estaria no rio. E que era para ele voltar lá com seu bordão. E através da vida deles Deus disse:
- Até agora não tens ouvido para deixar meu povo me adorar no deserto. E para que saibas que sou Deus, transformarei a água em sangue. E todos os peixes morrerão. E todos os lugares de água terão sangue.

(Fazer com o bastão em uma bacia de água limpa. Bastão em tubo de papelão com um frasco de desodorante colado dentro. Dentro do frasco tinta de guache vermelho. Bem fechado. Tirar a tampa do frasco antes de colocar o bordão)

E assim foi. A água se transformou em sangue, os peixes morreram e a água ficou com cheiro horrível.
Faraó pediu para seus magos fazerem. Eles fizeram o mesmo. Mas usaram práticas de feitiçaria. O que não é do agrado de Deus. Então Faraó não se importou. E ficaram por sete dias desse modo
Segunda praga:.
Voltou Moisés ao faraó dizendo:
- Se não liberares meu povo, eis que castigarei o Egito com rãs. O Faraó recusou.
Então com o bordão na mão estendida sobre o rio saíram as rãs. Eram rãs por toda a parte. Em toda a casa, até na cama e nos fornos.


(Procurar as rãs em dobradura pela sala. 
Neste vídeo mostra bem como é fácil fazer.==> dobradura de sapo . 
Em vez de dizer sapo, diga rã.)

Mas o Faraó pediu para os magos fazerem. E fizeram. Usando as práticas ocultas. Mas eram muitas rãs.
E o Faraó disse:
- Diz ao teu senhor que tire as rãs, e deixarei o povo ir adora-lo.
- Quando queres que eu faça? - disse Moisés.
- Amanhã. Disse o faraó. Reparem... O faraó esperou uma noite para resolver seu problema. Que coisa !!!
Noutro dia, Deus fez com que as rãs morressem. Ajuntaram-as e havia muito cheiro mal.
Vendo que já estava a situação melhor, o Faraó voltou atrás com a palavra e não liberou o povo.
Então a Terceira Praga.
Deus disse:
- Toque a terra com o bordão para que se torne piolhos.
E houve piolho por tudo. Tantos em animais, como nas pessoas.


(Papel picado ou imagens de  piolhos impressa. Em cima de ventilador de teto. Na hora ligar o ventilador. Fiz impresso no word, em tabela, varios piolhs pequenos de 04 cm)

Faraó pediu para os magos fazerem. Mas desta vez não conseguiram - Isso é o dedo de Deus - Falaram. Mas o faraó não deu atenção.
Quarta praga.
Como o faraó não liberava o povo. Deus enviou um grande enxame de moscas. Mas desta vez houve uma diferença. A praga seria só sobre o povo do Egito o povo de Deus ficaria livre do enxame.

(Fundo de efeito sonoro moscas. Em círculo, a profa passa por trás da criança e com uma pena, mostrar o quanto as moscas incomodam. Daí quando ela tocar em uma criança esta deverá dar um batida com as mãos em palmas e dizer: Devo ser obediente ! Senão falar paga prenda no meio da roda)
 Efeito sono de mosca.Som de moscas

Mas o Faraó não liberava o povo.
Quinta praga:
- Se não liberares meu povo para me servir, eis que enviarei uma peste sobre o teu rebanho. cavalos, jumentos, camelos, gado e ovelhas - Disse Deus ao Faraó.- E será amanhã sobre os animais de teu povo. O meu povo não sofrerá mal.
E noutro dia. O Faraó foi conferir: E realmente, os animais de seu povo morreram. E os animais do povo de Deus ficaram vivos.

(Sabe aquela brincadeira de escola “Vivo e Morto”.? Então com animais impressos e colados em palito de picolé, entregar para as crianças. Quando disser: Hebreu: Os animais ficam vivos, as crianças ficam de pé. Quando disser: Egito os animais morrem. As crianças sentam no banco.)


Mas mesmo assim, o coração de Faraó continuou endurecido.
Sexta praga:
Então Deus ordenou que Moisés se apresentasse ao Faraó levando cinza de forno. E lançando sobre as vistas do Faraó, atirou aos céus. E se transformou em úlceras. feridas. E todos os egípcios ficaram com tumores. Até os magos.

(Um boneco doente com bandagens e feridas. As crianças podem cuidar dele)

E o faraó ainda não liberou o povo.
Sétima praga:
Desta vez avisou que aqueles do povo do faraó que aceitarem a Palavra de Deus, não serão castigados. Quando Moisés ergue seu bordão aos céus. Deus faz cair uma chuva de pedras. E tudo o que estiver no campo será destruído. Mas houve oficiais que não acreditaram, e deixaram seus servos e animais. E aconteceu que tudo foi destruído que estava no campo. Tanto homens, como animais e plantas.

(Um balão branco grande preso no teto com bolinhas de papel. Daí estoura e caí por tudo. O meu balão estragou tive que improvisar. Joguei para o alto. Eram balas  enroladas no guardanapo. Como elas são boazinhas, Deus iria mandar uma chuva de pedras para elas.)

O faraó vendo isso. Disse que se a chuva parasse liberaria o povo.
Então Moisés orou ao Senhor. A chuva parou. Mas o Faraó, não cumpriu com o que disse. E não liberou o povo.
Oitava praga:
Quando Moisés e Arão estavam indo ao encontro do faraó, até os oficiais já estavam temendo, achando que Faraó estava errado, que devia liberá-los.
E desta vez, foi lançado um enxame de gafanhotos. E o que restou que não foi destruído pela chuva de pedra, os gafanhotos comeriam. E ainda estariam por todas as casas e lugares. E eram tantos voando que escureciam a terra.



(Gafanhoto para pintar. Depois colam nas árvores.)

E o Faráo vendo que iriam comer tudo, chamou Moisés:
- Pequei contra o Senhor e vós outros. Peço que me perdoe, ore ao seu Senhor e tire sobre mim esta morte.
E quando tudo estava bem, o Faraó não liberou o povo.
Nona praga:
Estendia a mão para o céu veio enorme escuridão. Tão grossa que poderia ser sentida. Não tinha como enxergar alguém ao lado. Mas no povo de Deus havia luz nas habitações.


(Uma meia branca velha. Com alguma maquiagem marrom nela, cebola esfregada para tirar o bom cheiro e meio úmida, tipo meia de chulé. Pois eles não enxergavam nada e dava para sentir a escuridão. Então vão com os olhos vendados, sentir o que tem nas mãos. Não podem dizer em voz alta)

Então o faráo quis negociar: O povo pode ir servir a Deus. Mas os animais eram para ficar. E Moisés não concordou. Pois parte do rebanho serviria para sacrifício ao Senhor. E com isso faraó ficou bravo. E disse:
- Não quero mais te ver. E se vires o meu rosto morrerás.
E então Moisés lhe disse que não seria mais visto por faraó.
Décima praga:
Disse Deus a Moisés para falar ao povo:
- Peguem um cordeiro sem defeito. O melhor. O seu sangue será posto no umbral da porta. Onde houver esta marca, o anjo da morte não entrará. Agora onde não houver este sinal, o Destruidor entrará e o primogênito, filho mais velho será morto. tanto nos homens como nos animais.
E assim aconteceu. A meia noite, o Senhor passou pelo Egito. E houve muito choro.





(Uma casa feita em eva ou outro material com uma porta. Com os olhos vendados, vão colar no umbral da porta a faixa de sangue de cordeiro. Feita em eva.)

Faraó chamou Moisés e liberou o povo.

---------------------------------]
Dica da Tia Jú:

Esta lição fiz em dia de congresso com 02 horas de duração. E foi passada um pouco rápida mesmo assim. Pode ser dividida em duas etapas, com mais tempo para as atividades.
mas foi muito bom. Todos aprenderam no final as 10 pragas que aconteceram.
-----------------------------------
E é isso




sábado, 15 de junho de 2013

Parábola da moeda perdida (Dracma)



Introdução:  Historinha para entrar na Parábola.


Havia uma senhora, a dona Cricri que cuidava mais da vida dos outros que de si mesma.
Ficava na estrada sempre vendo e falando mal das pessoas.

O seu filho era muito desobediente. Vivia mostrando a língua para as pessoas. Atirando pedra. Falando palavrões. Não respeitava ninguém.

Quando estavam em casa, era só briga. Não tinham paz.

Certo dia, Dona Juju estava passando a frente da casa de Dona Cricri com seu filho.

Quando Dona Cricri parou Dona Juju, para falar mal da vizinha do lado.
Mas Dona Juju, disse que não tem tempo para ficar vendo o que os outros fazem.
E que iria orar pela vizinha e por Dona Cricri também. E aí foi que ela conseguiu entrar em um assunto e  evangelizar a Dona Cricri.
Seu filho, Juninho, ficou todo orgulhoso vendo sua mãe falando de Jesus para Dona Cricri.

Depois a sua mãe veio lhe falar. - Ei Juninho, aproveita e convida o filho da vizinha para ir a escola bíblica.
Mas ele não gosta da idéia. Pois o filho dela, não respeita ninguém. E faz muitas coisas feias.

Então Dona Juju lhe conta um história da bíblia.

A parábola da moeda perdida.
Parábola são histórias que Jesus contava.

Havia uma mulher que perdeu uma moedinha. Então a procurou por toda parte da casa.
Procurou no quarto.

Procurou na cozinha

Procurou e procurou. Não parando até encontrá-la. 
Então foi a sala.

E como ficou feliz quando achou ! Estava debaixo do tapete !!!
Então para comemorar, chamou as vizinhas e amigas: 

- Alegrem-se comigo, pois eu tinha perdido uma moeda e a encontrei !

-------------------
E assim é com um pecador. Não podemos deixar e fingir que não vale nada. Pois assim como aquela moedinha perdida, um pecador tem muito valor para Deus quando se arrepende. E assim como a mulher chamou as amigas para comemorar, assim os anjos se alegram também com esse pecador e fazem festa diante de Deus.
------------------------------
Então Juninho ouviu aquela linda história, pensando que a moeda perdida é aquele menininho da vizinha. Ele toma coragem e convida o menino para a Escola Bíblica. E sabem o que aquele menino fez? Ele aceitou ir junto. Temos que fazer a nossa parte. Convidar. E deixar que o espírito Santo faça a obra.
------------------
Mensagem: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Rom. 12:21
Pode usar 03 potinhos com o versículo e uma moedinha para esconder embaixo de um deles. Quem souber o versículo, brinca de descobrir onde está a moedinha.

Dicas da Tia Jú:  Primeiro o cenário para contar a história de introdução.
Duas casinhas encapadas com tnt. Caixas de hambúrguer, detalhes em eva.

Personagens - Tubo de papelão revestido em eva. Eles interagem entre si na mão.

Para a história da Moeda. Uma caixa pintada com guache, com a parte de cima cortada fora, onde os bonequinhos, tubos revestidos de eva, com palito de churrasco fazem parte do cenário da casa entrando por cima.

Cada parte da casa e colocada por cima da caixa, pois todos móveis tem palito grudado, só as mesinhas que não e o tapete. Este são postos com a mão mesmo.
Detalhe: Quando pegar o tapete para colocar, já pegar junto com a moedinha que estará embaixo dele.

Todos os móveis são reciclados. Tubo de pasta de dente, juntos fizeram a cama e armário.
Mesas, um carretel de linha grande e cd transparente, aqueles que vem junto quando se compra em quantidade. Mesa da sala, este tipo de cd com aquele copinho que fica embaixo do ovo de páscoa.
O tapete é eva, detalhado já pronto.

-----------------------------------
Contando a história voltei ao tempo. Como se estivesse brincando de casinha.

 ----------------------------------
E é isso...