Bem Vindos !!!

Bem Vindos !!!

sábado, 14 de abril de 2012

A samaritana - Lição 3 - Jesus é o amigo dos sedentos


Objetivo -  Mostrar que temos sede da água da vida, que é Jesus.

------------------------------------
Frase do dia: O amigo Jesus é a água da vida

Para esta frase começa a aula com louvores animados. Que louvores que pulam, que mexem bastante, Assim eles irão ficar cansados e com sede. Depois distribui salgadinho para eles comerem. Mas tudo sem água. Enquanto lês vão comendo, aproveita para discutir uma pouco sobre a água, como ele é importante, que não devemos disperdiçar. E que nós somos formados por 70 % de água no corpo. Vai imaginando uma cena no deserto, quente, com sol, puxa isso dá uma sede. Então pega água, fresquinha e beba para eles irem vendo, com certeza vai ter muitos já pedindo água. Depois dê a cada um água. Depois que todos tomaram, falar sobre Jesus. Foi Jesus quem afirmou que é a água da vida, ou seja, a salvação para o mundo, assim como o corpo precisa da água, nós precisamos de Jesus.

-----------------------------------------

Versículo: Ó Deus, tu és o meu Deus; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água. (Salmos 63.1)

Fazer gotas de papel, e colocar pedaços do versículo. Espalha sobre as cabeças das crianças, e ele vão pegando as palavrinhas, depois juntos coloquem em ordem certa.

--------------------------------------------

Hora da história:

Recursos: Bonecos de cone de outras histórias. Enquanto Jesus viaja de cidade em cidade, pode passar com o bonecos entre as crianças conversando com elas. O mesmo com a samaritana, no final falar com elas sobre Jesus, um judeu diferente.
---------

Jesus viajava muito para anunciar a salvação. De cidade em cidade. (Passeia com Jesus entre as crinaças, falando com elas palavras de bençãos.)

Certa vez Jesus, voltou para a Galiléia. Lembram onde é? Quando ele fugiu para o Egito em vez de ir para Belém, mandaram ele ir para Galiléia.?
Jesus não foi sozinho, e sim com seus amigos. 

As viagens naquela época não eram fáceis não. O caminho era bastante ruim, cheio de pedras, espinhos e até animais ferozes. Fazendo muito calor as vezes.
Quando chegaram perto de uma cidade chamada Samaria, mais ou menos meio dia, Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto d eum poço. Muito famoso, o poço de Jacó. Enquanto isso os discípulos foram a cidade comprar um pouco de alimento.
Logo apareceu uma mulher com uma vasilha para retirar água do poço. (Colocar um pequeno frasco pendurado nela, como se fosse para tirar água.)

Quando ela chegou, Jesus pediu-lhe:
- Por favor, me dê um pouco de água.
A mulher estranhou, pois o povo de Jesus era judeu, e os judeus não eram amigos dos samaritanos.
Então Jesus começou a conversar com ela, que teria um presente para ela. Que seria muito melhor do que a água que ela iria beber, e depois sentiria sede de novo.
- Eu posso lhe dar a água da vida. Jesus estava oferecendo a salvação para ela.
Então a mulher viu que Jesus era um homem diferente dos judeus que ela conhecia, Que desejava ser amigo de todos.
Jesus falou tantas coisas maravilhosas para ela, que ela foi correndo onde morava para contar para o pessoal ouvir o Mestre. (Leva a bonequinha e vai falando com as crianças, como se elas fossem o povo então.)
Com muito carinho Jesus recebeu os samaritanos e ensinou-lhes a amar e adorar a Deus.

---------------
Plantando a semente da Palavra:

A água que tomamos tem muitos defeitos. Não é pura, não é limpa. E logo após ficamos com sede de novo.
Agora Jesus é diferente. Jesus é á água da vida. Pura, perfeita. Jesus é a salvação para todas as pessoas. Não importa o povo, região. Jesus é a água da vida para todos.

---------------------

Dica da Layla: Fiz com caixa de papelão um poço. Coloquei um pote limpo com água dentro e uma concha para pegar a água, e deixei tampado até a hora da história. 
Dica legal: Como são os mesmo bonequinhos, antes de contar a história com eles, pegar cada um e rever histórias que eles representaram. Assim evita que no meio da contação, a criança venha a falar de outras histórias.
Depois de contada a história, as meninas foram a samaritana e os meninos Jesus. Levei roupas para eles, ou lençóis, as samaritanas davam água para Jesus. Depois no fim deixei cada um se servir com água.

-------------------------
 E é isso...



segunda-feira, 9 de abril de 2012

A história de Jesus - Culto de Páscoa


Criação (Painel 1) - Tudo começou quando Deus criou o mundo.Com a  desobediência entrou o pecado. Pecado leva a morte.Mas Deus prometeu que enviaria aquele que derrotaria o pecado e venceria morte.

 Nascimento de Jesus (Painel 2)- Nasce o nosso herói. Jo 3:16 - Jesus nasceu para nos salvar.Promessa que se cumpriu quando Deus prometeu no paraíso.Que enviaria Aquele que venceria o pecado.


Milagres de Jesus (Painel 3 - Jesus figura fixa no painel ) - Jesus foi um grande herói quando estava aqui na terra. Curou, libertou pessoas, ensinou a Palavra, nos ensinou o caminho. Eu sou o caminho, a verdade e a vida., ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo 14:6

(Depois vai se colocando as figuras que estão com velcro, no painel - Figuras de milagres)
 

Estava na hora de Jesus cumprir a sua missão aqui na terra. Ser o nosso herói. Salvar toda humanidade do pecado e da morte.


Judas (Tira os  milagres e cola Judas com velcro no painel) - Este daqui é Judas
                     Um dos amigos e discípulos de Jesus. Por 30 moedas, traiu Jesus. Com um beijo no rosto, entregou Jesus aos soldados para ser preso.

(Aqui podemos já podemos ver um dos sentimentos que Jesus passou por nós. O sentimento da traição. As vezes um amigo nosso também pode nos magoar, falar coisas que não gostamos, ou até mesmo, nós confiar algo ao amigo e ele nos trair. Ficamos tristes por isso. Esse foi o sentimento de Jesus.)

Sacerdotes (Tira Judas do painel e coloca o sacerdote) -   Jesus foi levado aos sacerdotes e líderes religiosos para ser julgado. Eles queriam achar uma acusação para que pudessem matar Jesus. Houve até falsas testemunhas fazendo acusações. Mas quando Jesus confirmou ser o Filho de Deus, foi então que o sacerdote, não acreditando o condenou. Taparam os olhos de Jesus, cuspiram,bateram nele, zombando de Jesus para que ele profetizasse que lhe bateu.

(Porque Jesus aceitou que os homens o acusassem de mentir? Ele aceitou tudo isso por amor a mim e por você.)

Pôncio Pilatos (Tira o sacerdote e coloca Pôncio Pilatos)- Depois os soldados levaram Jesus ao governador Pôncio Pilatos. Que lhe perguntou se era rei. Jesus disse que sim, mas não deste mundo. Pôncio Pilatos não estava encontrando nada de errado em Jesus. E como era Páscoa, tinha o costume de soltar um dos presos, então perguntou aos judeus se podia libertar Jesus. Mas a multidão, incentivada pelos líderes religiosos, pedia para soltar Barrabás. Pôncio Pilatos sabendo que Jesus era inocente, pois estava lá por inveja dos sacerdotes perguntou novamente. Que farei com Jesus, a quem chamais o rei dos judeus ? Crucifica-O. Que mal Jesus lhes fez? Crucifica-O. Então com medo que isso pudesse fazer mal com o seu governo,e para agradar a multidão, Pôncio Pilatos soltou o preso Barrabás e entregou Jesus aos soldados para ser crucificado.


Soldado (Painel 4 - Soldados fixo. Segura Jesus enquanto vai falando depois cola no painel com velcro que tem atrás dele.)- Então para alegrar os judeus, açoitaram, bateram em Jesus com chicotes. Colocaram um manto vermelho, e uma coroa de espinho sobre sua cabeça.


(Vocês conseguem imaginar a dor daquela coroa? Mostrar uma planta semelhante, coroa de espinho é perfeita para mostrar,  Jesus passou por isso também, por amor a mim e você)

Jesus na cruz (Painel 5 - Jesus fixo)  -  Depois disso Jesus foi pregado na cruz. Uma placa acima da cruz dizendo: Jesus Nazareno, O Rei dos Judeus. escrito em hebraico, latim e grego, para todos entenderem. Em cada lado de Jesus havia um criminoso junto. As roupas de Jesus foram repartidas e a túnica sorteada entre os soldados. Jesus vendo que tudo estava sendo cumprido segundo as escrituras, pediu água. Então deram vinagre a Jesus. E quando Jesus tomou o vinagre disse: Está consumado! E clamou em voz alta: Pai a ti entrego meu espírito! E morreu..

(Mesmo com tanta crueldade acontecendo, com toda a dor sentindo. Sabem o que Jesus fez? Perdoou aqueles soldados lá na cruz. Dizendo: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Porque Jesus fez isso, por alguém que estava machucando Ele? Pelo mesmo motivo de sempre. Jesus estava morrendo pelos pecados deles também. Por amor e compaixão. E nós as vezes, que não conseguimos perdoar alguém que nos fez tão pouco? Amar é isso,é perdoar o erro dos outros)

Jesus morreu na cruz, removendo, acabando para sempre com o castigo do pecado.
O nosso herói venceu o pecado lá cruz. Eis que o véu do santuário foi rasgado do alto a baixo.O que representava nossa separação de Deus, agora nos mostra caminho livre.


Túmulo (Painel 6 - a tampa está com velcro para o próximo painel ser removida)- José da cidade de Arimatéia enrolou o corpo de Jesus em lençóis de linho. E o colocou em um sepulcro novo.

(Acabou por aí nossa história? Não !!!

Maria Madalena - (Sepulcro aberto - tampa com velcro coloca no lado onde já está esperando outro pedaço do velcro) no terceiro dia Maria Madalena foi ao sepulcro e encontrou a pedra removida. Eis que aconteceu um grande terremoto, (Coloca o Anjo) um anjo havia descido do céu, removeu a pedra e ficou sentado sobre ela. Os guardas ficaram como mortos, nem se mexiam de medo. E o anjo disse a Maria: Não temais, pois a quem buscais, não está mais aqui, porque ressuscitou. Ide e dizei isso aos discípulos.

(Todos que sempre estiveram com Jesus sofreram também. Ficaram muito tristes. E aí está a maior alegria! Jesus não morreu !!! Ele ressuscitou !!! O nosso herói venceu a morte !!! )

Jesus nas nuvens (Painel 7)-  Jesus ficou 40 dias na terra. Apareceu primeiro para Maria Madalena  naquele dia no sepulcro quando ela estava saindo Jesus veio ao seu encontro. A dois discípulos no caminho de Emaús. Depois apareceu aos discípulos na Galiléia. Explicando as Escrituras. Que tudo precisava ter acontecido.E outras vezes depois novamente aparece a eles. Jesus fez isso para que todos cressem Nele e depois pregassem o Evangelho a toda criatura. Pregando o arrependimento pelos seus pecados. E em seu nome, teriam poder para libertar e curar enfermidades.

Então Jesus os abençoou erguendo as mãos. Enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, elevado ao céu por entre nuvens. Onde irá preparar a nossa morada.Os discípulos ficaram olhando, mas já não o viam. E apareceu dois anjos dizendo: Este Jesus que foi ao céu entre nuvens, virá do mesmo modo que vistes subir.

(É triste pensar que foi condenado alguém sem pecado. O Filho de Deus. Mas  foi por nós que Jesus estava passando por tudo isso. E para vencer o pecado, somente alguém sem pecado poderia ser sacrificado. Antigamente na bíblia, eles sacrificavam cordeiros perfeitos para perdoar os pecados. E Jesus foi o nosso cordeiro para tirar para sempre os nossos pecados)

(Jesus morreu - ressuscitou no terceiro dia - Depois subiu ao céu por entre nuvens, e vai voltar. Não se sabe o dia, nem o momento. Mas Jesus voltará, todos os povos o verão.Vindo sobre as nuvens com poder e glória. E buscará os seus escolhidos. (Mateus 24-30-31) Os que creram que Jesus morreu por seus pecados, que o aceitem como o seu Senhor e Salvador. Jesus virá nos buscar, e precisamos estar com o coração limpo.

Apelo crianças não salvas. Receber Jesus como Senhor e Salvador. Entregar seus coração
Crianças Salvas: Coração limpo:
---------------------------------------------

Mensagem de Deus;    1 Co 15:3-4 “ ...Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras.”

 --------
E é isso...

2 Co 9:7

------------------------
Dica: Imprimir em papel duro. Recortar.
Deixei a moeda dentro de um envelope. Mensagem de Deus para nós. 
O envelope tinha por fora figuras de pessoas, crianças felizes.

-----------------------------

E é isso...

Salmos 119:11

---------------------
Dica: Pode ser feito em papel cartão. Colar velcro atrás e ir colocando uma palavrinha por vez, depois tirando para decorarem.

-----------------------------

E é isso ...

1Pedro 3:11

----------------

Dica: Feito em forma de placa. Um lado mostra uma parte e o outro a outra frase.

--------------

E é isso...

Mateus 6:6

--------------------------------- 
Dica: Papel cartolina dobrado no meio como livro - Duas folhas.
Página 1 - Menina orando
Página 2 - Colar figuras de quarto
Página 3 - Fazer uma porta com placa pendurada da frase do versículo - com uma maçaneta
Página 4 - Com tnt fazer a frase escondida - Em secreto
Página 5 - Frase em cima, completando com tnt em forma de cotinha escondendo outra frase.
Página 6 - Menino orando com estrelinhas feito com gliter prateado. Chuvas de bençãos.
Página 7 - Onde se encontra o versículo.
----------------------------
 
E é isso





A oração e a lanterna

Objetivo: Mostrar como funciona a lanterna e a nossa oração também precisa ser feita corretamente. Senão assim como a lanterna, nossas orações também podem ser falhas.

------------------------------
Material - Lanterna - pilhas para a lanterna e pilhas que não fazem jogo com a lanterna.


Olá crianças !!! Hoje quero comparar esta lanterna com nossas orações.

Aqui temos uma Lanterna. Vamos ver se a luz está forte ? (Sem pilhas - Pode ligar ela ).
Não funciona. (Olha dentro) Está vazia..

Assim somos nós. Sem oração ficamos vazios. As coisas não “funcionam” em nossa volta,

Ok tenho duas pilhas aqui. (Pilhas menores - Pode ligar) .
Ainda não funciona... São pequenas
É, não é qualquer pilha que vai fazer ela funcionar.

E assim, é a oração, não é de qualquer maneira que podemos orar.  Se forem feitas orações só por orar, ou por um costume antes de dormir, ou por que a mamãe ou o papai pede, estaremos como a lanterna, estaremos com peso, mas Deus não pode agir por que a nossa oração está errada, Não há ligação com o nosso coração e Deus. fazemos por obrigação. Não é por amor, nem por necessidade.

Deixa eu ver aqui, tenho umas pilhas já velhas.
Não deu certo, está velha...
Pilhas velhas não funcionam. Elas precisam ser novas.

Devemos ter nossas orações sempre em dia, nossa oração deve ser nova a cada dia para que possamos descobrir a vontade de Deus para nossa vida. Não precisamos ficar sempre repetindo as mesmas coisas. Deus conhece o nosso coração, e sabe do que precisamos.

Agora sim, acho que estas irão funcionar.(Duas certas, mas colocadas em direção errada)
Não deu certo? E são do tamanho certo... (Retira as pilhas e arruma na direção certa)

Bem, veremos a posição destas pilhas. Ih ! Estamos colocadas na direção errada.
Agora sim, (liga) Está funcionando

Assim como as pilhas devem estar no sentido certo, devemos orar a pessoa certa, somente Jesus pode nos atender. A Bíblia diz que há somente um caminho, e esse caminho é Jesus. Não devemos orar para  imagens, e sim para Deus em nome de Jesus.
------------------------
E é isso...

O Fariseu e o Publicano


Tema:  Oração - Mostrar que devemos orar com humildade.
-----------------

Quebra-gelo: A oração e a lanterna   -   Clique Aqui para ir à dinâmica
Uma dinâmica que usa a lanterna e nos mostra como somos iguias em questão de oração.
----------------------------------------

Hora da história: 

Recurso usado: Um  fantoche de dedo. Molde no final da lição.
                         Dica: Quando desenhar os braços, fazer eles levantados.

Lucas 18:9-14                    A parábola do fariseu e o publicano

Vocês sabem o que é parábola? Histórias que Jesus contava para ensinar a Palavra de Deus.
Fariseu é uma pessoa que pertence a um grupo de líderes religiosos.Que estudam a Palavra de Deus.
E publicano , é aquele homem que cobrava os impostos. As vezes até cobrando mais do que devia. Por isso muitas pessoas não gostavam dos publicanos.

Jesus conta esta parábola para alguns que se achavam muito bons, e desprezavam os outros.
Dois homens foram ao templo para Orar. Um homem era fariseu e o outro era um publicano.

O fariseu, foi a frente, ficou de pé e orou sozinho:


- Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, e sem moral Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos.
- Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.

Enquanto isso o publicano, estava em pé, longe. Não  ousava nem levantar seus olhos ao céu, mas batia no peito dizendo:



- Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador.

E Jesus terminou dizendo:
 - Eu lhes digo que este homem, foi para casa justificado, diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.

-----------------------------
Hora de refletir e plantar a semente

Qual dos dois homens fez a oração que agradou a Deus? O publicano. Mas porquê ?

Pois quando o fariseu estava orando, ele estava se achando melhor do que publicano. Mesmo que ele estivesse fazendo as coisas certas, sua atitude era errada. O seu coração estava cheio de orgulho. Vaidade. Ele orava como se não tivesse pecado. Como se fosse a melhor pessoa de lá.
Mas todos nós pecamos e precisamos reconhecer.

Enquanto isso o publicano fez uma oração humilde e sincera. Reconhecendo que é pecador e que precisa de perdão  E foi assim que ele alegrou o coração Deus.

Jesus nos conta que não devemos ser como o fariseu, hipócritas (fingidos-falsos), orando em pé,  de modo escandaloso, para que todos assim te vejam  orando.

Deus conhece o nosso coração, quando oramos devemos ter humildade, reconhecer nossos erros e pedir perdão. Devemos sim, interceder em favor dos outros, mas não como o fariseu, julgando os outros. E assim seremos abençoados.

-----------------------------------
Mensagem de hoje: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai que está em secreto, o recompensará.” Mateus 6:6





 Dica: Papel cartolina dobrado no meio como livro - Duas folhas.
Página 1 - Menina orando
Página 2 - Colar figuras de quarto
Página 3 - Fazer uma porta com placa pendurada da frase do versículo - com uma maçaneta
Página 4 - Com tnt fazer a frase escondida - Em secreto
Página 5 - Frase em cima, completando com tnt em forma de cotinha escondendo outra frase.
Página 6 - Menino orando com estrelinhas feito com gliter prateado. Chuvas de bençãos.
Página 7 - Onde se encontra o versículo.

------------------------------------
Dica de lembrancinha: Fazer um aviso de porta com o versículo acima escrito.  


        
--------------------------------------------


Hino: Minha oração    -   Cristina Mel. 
----------------------------------
Molde fantoche de mão:
------------------------------------------------------
Atividades:
Pintar e depois montar a sua tv com a história.




--------------------
E é isso :








A peca maravilhosa - Lição 2 - Jesus é o amigo dos pescadores


 Objetivo: Jesus quer ser amigo de todo as pessoas, não importa a profissão. Ou o grau de dificuldade dela. Desde a mais humilde até a mais complicada.

---------------------------------------
Frase do dia:  Jesus quer ser amigo de todos.

Levar alguns objetos que demonstram profissões. Óculos pode ser Oculista, Estetoscópio- Médico, Vara de pescar - Pescador, Martelo - Carpinteiro, Chave de Fenda  - Mecânico e o que achar em casa. Grampo de roupa - empregada doméstica; Coloca em uma caixa. Deixa as crianças verem o que acham na caixa, as vezes um objeto pode representar outra profissão.
Depois de ter falado de profissões, perguntar, qual é a profissão mais importante para Jesus? Mostrar a frase do dia. Jesus não se importa com o que somos. Todos temos um talento e devemos usar para o bem dos outros. Todas são importantes e precisamos delas. Jesus quer ser amigo de todos, desde o médico até o pescador.

----------------------------------------
Versículo do dia:  Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente! Mateus 4:19

Fazer uma caixa com peixinhos com palavras escritas atrás, anzóis com ganchos para pescar, amarrados em um galho de árvore. Os anzóis eu tenho de ovos de Páscoa, são de plástico e grandes. Daí pescam e colocam em ordem o versículo.

--------------------------------------
Hora da história:   
Recurso: Fiz em forma de dramatização. Levei uma caixa de papelão para cada um. Se tivesse mais crianças sentariam duas em uma. Uma criança foi Jesus, outra Simão Pedro, outra Tiago e João. Conforme ia contando ia direcionando as crianças.

A pesca maravilhosa

Haviam uns pescadores lavando as suas redes. Eles viam que tinha uma multidão de pessoas ouvindo as palavras de Jesus. Como tinha muita gente, Jesus pediu para entrar no barco de Pedro, e que fosse um pouco mais longe da praia. E então começou a ensinar a multidão.
Então os pescadores viram porque tantas pessoas queriam ouvir Jesus. Pois ele tinha dito coisas maravilhosas.
Depois que Jesus ensinou à multidão, ordenou a Pedro:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é mais fundo. Então joguem a ree para pescar.
Então Pedro disse:
- Mestre pescamos a noite toda e não pegamos nada. Mas já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
E, para a supresa deles, foi só jogar as redes na água e em seguida puxa-las. Era tantos peixes que as redes estavam quase arrebentando.Tiveram que pedir ajuda aos companheiros de outro barco. E mesmo assim, era tanto peixe que até os dois barcos quase afundaram.
Todos se maravilharam com a pesca.
Pedro viu que Jesus era diferente. Então ajoelhou-se e clamou:
- Senhor! Afaste-se de mim, porque sou pecador!
- Não tenha medo- Jesus disse - Pois a partir de agora você vai pescar gente.
Na mesma hora, arrastaram os barcos para a praia e seguiram Jesus.
Mais adiante, Jesus encontrou os dois irmãos Tiago e João, que estavam no barco junto com seu pai consertando redes. Jesus então lhes fez o mesmo convite e no mesmo instante deixaram o pai e o barco para segui-lo.


--------------------------------------------
Hora de semear a semente

Jesus não olhou a profissão daqueles homens. Eles era tão especiais quanto as outras pessoas.
E estes homens quando receberam o convite,  largaram tudo, porque entenderam, que tendo Jesus com eles, podem ter tudo. Jesus não deixa ninguém sofrer por causa dele. Estes homens se tornaram amigos de Jesus.Foram a muitos lugares, viram muitos milagres.E foram muito usados por Deus.
Estes homens convidaram muitas pessoas para serem amigos de Jesus. Assim, vocês que também já aceitaram  o convite de ser amigo de Jesus também pode fazer com outros coleguinhas. Não precisa ter vergonha. Jesus é o amigo de todos.

 ---------------------------------------
Louvor - Pedro Tiago e João no barquinho - Aline Barros - 

 ------------------------------------
E é isso...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Calendário Aniversariantes do ano




Cada flor é separada.
O miolo é feito em papel impresso com os nomes dos aniversariantes do mês.
Cerca sepada.
Tiras de EVA verde recortados em voltas, curvas. Separadas
Flhas separadas.
Borboletas e abelhas separadas

Depois é só colar. Eu colei em MDF. Pode ser na parede da sala.

Dica: Cola a cerca mais ou menos em pontos, para ir passando a tira verde por trás depois.Então vai colando a tira por cima com as folhinhas. Depois as flores.
-------------------
E é isso...